Você sabe o que é prótese mandibular?

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Você sabe o que é prótese mandibular?

Todas as pessoas têm algo em seu rosto que gostariam de mudar. O avanço da medicina está aí para proporcionar o bem-estar de cada uma delas.

Se por acaso, você gostaria de ter um rosto mais harmonioso, bem marcado, talvez você seja um forte candidato para o aumento mandibular.

Ressaltando a definição entre mandíbula e pescoço, deixa o rosto mais belo e angulado, características muito apreciadas tanto por homens, quanto por mulheres.

No entanto, as cirurgias na face, vão muito além das questões estéticas, como é o caso da cirurgia da ATM, que corrige tanto dificuldade para falar ou mastigar, quanto dor nos maxilares e face.

Continue lendo este artigo para saber mais.

Prótese mandibular

Com o passar do tempo, homens e mulheres tendem a ficar com os tecidos da face um pouco flácidos, causando a indesejável papada e também as gordurinhas ao lado do rosto.

Assim, a cirurgia de protese de mandibula preço, ao aumentar o tamanho do osso mandibular, acaba por realizar o estiramento dos tecidos moles. O resultado é o rejuvenescimento do paciente, marcando e delineando a mandíbula.

No entanto, para algumas pessoas, esses problemas, nem sempre, vem com o aumento da idade.

Alguns pacientes nascem com o queixo um pouco para trás, sem definição. Mas, para que a cirurgia ocorra, dois exames são necessários: um de tomografia computadorizada em 3D e outro de cefalometria.

Este último serve como instrumento de documentação, constatando a evolução do tratamento.

A cirurgia para colocação da prótese é realizada por meio de incisões pelo lado interno da boca, por isso, o aspecto é muito natural, não deixando qualquer cicatriz visível.

Os exames realizados anteriormente, servirão ainda, para saber o tamanho exato da prótese, que é escolhido de acordo com os padrões faciais de cada pessoa.

Dessa forma, o encaixe é perfeito, possibilitando um aspecto muito natural.

Existem dois materiais para a confecção da protese mandibular preço. Um deles é o silicone sólido, que possui algumas vantagens, como ser facilmente esterilizável, podendo ser esculpido com bisturi ou tesoura.

Além disso, ele é estabilizado com sutura ou parafusos, não produzindo reações e sendo facilmente removido.

A desvantagem desse modelo é que ele pode migrar, em caso de não ser bem fixado, podendo ainda, ser visível sob tecido mais fino.

Ainda, como material utilizado, existe o polietileno poroso, que possui menor tendência em migrar.

Além disso, esse material não provoca reabsorção óssea, podendo ser estabilizado com parafusos.

Outra vantagem, é que ele produz cápsula mais tênue, sendo, portanto, menos visível.

No entanto, para o implante mandibular, esse material possui algumas desvantagens, como, por exemplo, sua colocação é mais difícil, bem como, sua remoção.

Prótese ATM

A articulação temporomandibular, mais conhecida como ATM, faz a ligação entre a mandíbula e o crânio.

Além disso, é a ATM, a responsável por todos os movimentos da boca, como a fala, mastigação e deglutição, sem contar nos movimentos dos maxilares.

Alguns problemas, como dentes tortos podem ocasionar a disfunção temporomandibular, a DTM. Assim, o paciente passa a sofrer com traumas, inflamação e muitas dores.

Veja quais são os principais sintomas:

  • Dificuldade ao falar ou mastigar;
  • Ter travamento ao abrir a boca;
  • Zumbido ou dor nos ouvidos;
  • Dor nos maxilares e face;
  • Pressão atrás dos olhos.

Mas, como resolver esse problema da melhor maneira? Com a tecnologia aliada a medicina, muitas técnicas foram desenvolvidas.

Uma delas é a protese de ATM customizada.

Assim, por meio de tomografia computadorizada, biomodelos são desenvolvidos, proporcionando, dessa forma, uma prótese exclusiva para cada caso clínico, com um procedimento específico, atendendo a necessidade do paciente.

As próteses são tridimensionais

Ao fazer o procedimento, o paciente tem imediata movimentação mandibular, melhora na reconstrução estética e anatômica.

Além disso, para maior conforto do paciente, a cirurgia é feita em uma única fase, reduzindo tempo de internação e recuperação. Outro benefício é o restabelecimento das funções mastigatórias e respiratórias.

Mas, a maior vantagem da protese ATM é a diminuição da dor e aumento da qualidade de vida do paciente.

Bem, agora que você sabe um pouquinho mais sobre esse assunto, talvez esteja na hora de procurar um profissional para mais esclarecimentos.

Ele irá fazer avaliações, por meio de alguns exames, e indicar qual o melhor procedimento para o seu caso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *