Uma vida saudável tem exercícios físicos

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Uma vida saudável tem exercícios físicos

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Ficar em forma é um desejo perseguido por muitas pessoas, afinal, manter uma vida saudável é um pouco difícil nos dias de hoje. Mas, não desanimemos, se quisermos uma qualidade de vida melhor e mais nobre, temos que deixar a preguiça de lado e entrar de cabeça nesse novo mundo, praticando exercícios.

Ficar em forma é um desejo perseguido por muitas pessoas, afinal, manter uma vida saudável é um pouco difícil nos dias de hoje. Mas, não desanimemos, se quisermos uma qualidade de vida melhor e mais nobre, temos que deixar a preguiça de lado e entrar de cabeça nesse novo mundo.

Alguns estudiosos dizem que demora cerca de 15 dias para que uma atividade se torne um hábito, dessa maneira, você precisa de quinze dias para que seu corpo naturalize as atividades físicas, e não enxergue apenas como uma atividade que não irá gerar nada.

Nos estudos sobre o exercício físico descobriu-se quatro categorias básicas, que são:

  • De resistência;
  • De força;
  • De equilíbrio;
  • De flexibilidade.

Quase sempre as pessoas ao entrarem no mundo das atividades físicas concentram seu esforço em uma dessas características e por isso, que acham que não estão tendo resultados o suficiente.

As quatro categorias de exercícios

As quatro categorias de exercícios não são isoladas, de modo que se aconselha fazer mais de uma categoria, pois estão interligadas.

Nas chamadas categorias de força, que incluem os em estação de musculação, por exemplo, dependendo de como são feitas ajudam na capacidade do equilíbrio e vice versa.

Mas, para entendermos melhor, analisemos as quatro categorias:

Os exercícios de resistência

Os exercícios de resistência são também chamados de cardiovasculares ou então os aeróbicos, que são aqueles que permitem o aumento do batimento cardíaco. Esse exercício faz com que o sistema circulatório trabalhe de forma mais eficiente, aumentando o condicionamento físico.

Existem diversos tipos de exercícios nas categorias de resistência e dentre elas há subdivisões, veremos abaixo:

Esportes

Os esportes sem dúvida alguma são importantes exercícios aeróbicos. A competição e também o trabalho de equipe que tem de ser cultivado faz com que as pessoas tenham um alto grau de comprometimento.

Importante salientar que antes desses exercícios é importante uma aula de alongamento para que os músculos se preparem para os impactos.

São esportes que podem ser considerados aeróbicos: basquete, futebol, natação.

Mas, não é somente esses esportes que são considerados aeróbicos e de resistência, temos também as atividades indoor, isto é, aquelas que acontecem em ambientes fechados como:

Os exercícios de força

Os exercícios de força são aqueles que permitem a tonificação dos músculos, tornando-os mais fortes. São exercícios pequenos ou grandes com equipamentos como pesos que permitem o músculo adquirir resistência. Pode ser enquadrado na categoria de treinamento de resistência.

São exemplos desse tipo de atividade:

Levantamento de pesos e musculação

Que usam equipamentos, como o supino, o agachamento feito com pesos e a rosca  bíceps.

Usando o próprio peso do corpo

Exercícios como flexão, barra fixa e agachamento sem pesos.

Exercícios com elástico de resistência

São exercícios que usam um elástico para aumentar a força, como a rosca direta com elástico e a remada sentada com elástico de resistência.

Em alguns casos as pessoas especializadas nesses exercícios precisam tomar polivitamínicos em sua dieta, como whey isolado feminino para aguentar os exercícios.

Os exercícios de equilíbrio

São exercícios que aumentam a capacidade de equilíbrio evitando quedas quando a idade estiver mais avançada. São exercícios de força inferior do corpo. Os exemplos são:

Slackline

É o exercício da corda bamba. O slackline é feito em uma fita elástica esticada e permite que o praticante ande e faça manobras. Há algumas categorias desse esporte, como:

  • Waterline: sobre as águas;
  • Highline: em grandes alturas;
  • Longline: de distancia longa, acima de 40 metros;
  • Trickline: para manobras.

Além do slackline há também o uso da arte marcial chinesa conhecida como tai chi chuan que por meio de alternância de movimentos variados o equilíbrio é alcançado.

Os exercícios de flexibilidade

São aqueles que garantem aos praticamentos melhor flexibilidade muscular e promove o estiramento das fibras musculares. São exercícios focados em alongamento, como no caso da Ioga e do pilates.

Esses exercícios reduzem lesões, corrigem a postura, melhoram as coordenações e deixam o corpo mais leve.

Benefícios dos exercícios físicos

Essas quatro categorias de exercícios trazem muitos benefícios ao praticante como: aumento da capacidade muscular, alívio do estresse, combate a insônia e muitos outros.

Assim, vimos que nos exercitarmos é imprescindíveis para que a vida saudável seja alcança e para que principalmente a vida seja vivida de forma plena.

 

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