Tudo que você precisa saber sobre cadeira de rodas

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Tudo que você precisa saber sobre cadeira de rodas

Para quem depende dela, a cadeira de rodas se torna uma espécie de extensão do corpo. Esse objeto permite que o indivíduo circule nos mais diversos espaços e tenha uma vida mais independente.

Estes itens, porém, são acessíveis: uma rápida pesquisa mostra que o aluguel de cadeira de rodas preço é barato, assim como a compra. Além disso, há muitas variáveis entre os modelos, que dificultam a escolha.

Como escolher a cadeira de rodas ideal?

A partir do momento no qual se detecta que um paciente precisa de cadeira de rodas, ele passa por uma triagem com alguns profissionais de saúde.

Normalmente, é o fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional que assume o papel de orientador da escolha.

A partir daí, há uma série de cuidados que o cadeirante deve tomar para assegurar-se de que escolheu um modelo apropriado para as suas necessidades.

Ouvir a recomendação do profissional de saúde

Após a entrevista com o profissional de saúde, ele dará uma série de orientações. Elas são baseadas em aspectos como altura, peso, eventuais limitações de locomoção, fatores ergonômicos, etc.

Alguns dos modelos disponíveis são:

  • Cadeira monobloco;
  • Cadeira com chassi em X;
  • Cadeira com assento rígido ou flexível;
  • Cadeira motorizada ou manual.

Para que ela seja um auxílio e não um empecilho, é muito importante que o paciente de fato siga todas as recomendações do profissional.

Do contrário, ele pode acabar com uma cadeira desconfortável ou, até mesmo, que restringe a sua liberdade de locomoção.

Cadeira de rodas motorizada x manual

Um dos fatores analisados pelo profissional que assessora o paciente são eventuais limitações nos movimentos dos membros superiores.

Afinal de contas, eles são os responsáveis pela propulsão das rodas, tornando possível o deslocamento do cadeirante.

Normalmente, quando o paciente é jovem e não têm tais problemas, ele pode usar uma cadeira regular. Além de ser facilmente encontrada, ela tem um custo mais em conta.

Agora, em caso de limitações ou fraqueza dos membros superiores, a indicação costuma ser uma cadeira de rodas motorizada.

Ela conta com uma espécie de controle automático, como se fosse um joystick. Com isso, mesmo o paciente com movimentos mais limitados consegue locomover-se com autonomia.

Buscar referências a respeito das marcas

Há diversas marcas, nacionais e estrangeiras, no mercado. Assim, é possível que duas cadeiras muito semelhantes tenham faixas de preço totalmente diferentes.

Porém, o valor não é o único fator a se levar em consideração. É preciso analisar a credibilidade da marca, suas referências, a qualidade do produto, o preço do conserto de cadeira de rodas e as condições da garantia.

Do contrário, o usuário da cadeira pode ter dores de cabeça mais adiante, ao ver-se às voltas com um item de má qualidade, que apresenta defeitos com pouco tempo de uso, ou tendo que desembolsar valores muito mais altos do que o previsto com manutenção e reparos.

Verificar a necessidade de manutenção

Pessoas que precisam de cadeira de rodas sabem que ela é um item de primeira necessidade. Por conta disso, ela é usada todos os dias, praticamente o dia todo.

Infelizmente, as ruas e edifícios públicos do Brasil não são totalmente preparados para os cadeirantes. Falta de rampas, calçadas esburacadas e meios-fios muito altos, são algumas das dificuldades encontradas por eles.

Isso também faz com que a manutenção de cadeira de rodas seja muito importante, já que estes entraves desgastam a sua estrutura.

Para evitar defeitos, é importante mantê-la limpa, com as rodas lubrificadas e com os encaixes ajustados. Isso ajuda a evitar defeitos.

Locação de cadeira de rodas para experimentar

Uma das alternativas para quem está indeciso a respeito de qual tipo usar é alugar um dos possíveis modelos, usá-lo por alguns dias e decidir se ele vale ou não a pena.

É uma maneira de evitar a má surpresa de adquirir um modelo desconfortável, de má qualidade ou que não atende exatamente às expectativas do usuário.

Esta também é uma opção válida para viagens e eventos, para contar com a comodidade de ter uma cadeira esperando por você.

Caso opte por isso, procure uma empresa que trabalhe com locação de cadeira de rodas e conheça seu portfólio.

A reforma de cadeira de rodas também é possível

Alguns tipos de cadeira de rodas podem custar uma pequena fortuna. Normalmente, são modelos específicos, com uma estrutura diferenciada, concebidos para atender a cadeirantes com necessidades determinadas.

Há caminhos para levantar o valor necessário para criá-las, como empréstimos bancários e o parcelamento.

Mas há, também, a opção da reforma de cadeira de rodas, permitindo que o usuário compre um modelo usado e deixe-o como novo nas mãos de um profissional especializado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *