Tipos de tratamentos para diversas idades

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Tipos de tratamentos para diversas idades

Em algum momento da vida, uma pessoa fará algum exame médico ou outro procedimento. Com a evolução constante da medicina, os métodos de diagnóstico também vão se atualizando e, neste cenário, médicos e profissionais da área podem diversificar suas abordagens.

Uma Tomografia abdome e pelve com contraste, por exemplo, é um procedimento que têm facilitado muito o diagnóstico de tumores, inflamações e quadros que exigem uma avaliação mais aprofundada nessas regiões.

Além de ser um exame realizado com equipamentos que fornecem imagens tridimensionais, essa técnica se destaca pelo uso do contraste (substância que amplia a visão das estruturas dos órgãos).

Da mesma forma, existem abordagens que podem envolver até mais de uma forma de diagnóstico, como é o caso da Avaliação psicológica infantil. Independente da situação, uma coisa é certa: todo diagnóstico médico envolve uma série de processos e avaliações.

Por isso, contar com recursos que ajudam a desenvolver maior precisão nas avaliações é algo muito necessário. Quer saber mais sobre os principais procedimentos e como eles podem ser usados em diversas idades? Continue lendo esse artigo e inspire-se!

Tomografia abdome e pelve com contraste

Uma tomografia, também conhecida como TC, por si só já é um exame que muda todas as percepções sobre os órgãos. Se o procedimento se tratar de uma Tomografia abdome e pelve com contraste então, as possibilidades de diagnóstico e análise de quadro são muito maiores.

Na prática, além de proporcionar imagens com várias dimensões, a tomografia com contraste se destaca devido à aplicação de uma substância à base de iodo nos pacientes.

Essa substância tem capacidade para destacar as estruturas das regiões abdominal e pélvica. Isso acontece porque quando o contraste entra em contato com a corrente sanguínea, as estruturas vasculares de diversos órgãos são ampliadas.

Por isso, a Tomografia abdome e pelve com contraste apresenta muita precisão e eficácia em diagnósticos como:

  • Lesões no fígado;

  • Formação de tumores;

  • Apendicite;

  • Problemas no pâncreas;

  • Problemas nos rins.

Tomografia com sedação: como funciona?

Durante a tomografia computadorizada é essencial que o paciente permaneça deitado e imóvel. Como a mesa do exame se desloca por meio do um arco, é importante seguir essa orientação para que as imagens sejam reproduzidas em alta qualidade.

Geralmente a duração do exame fica entre 20 e 40 minutos. E considerando isso, a Tomografia com sedação é uma alternativa que pode deixar o paciente mais confortável

O método de sedação varia bastante conforme o perfil do paciente. Mas, de forma geral, questões como peso, idade e histórico médico são importantes para definir a forma de sedação.

No caso das crianças, esse tipo de tomografia é mais comum, uma vez que é um público mais agitado, portanto há uma dificuldade maior dessa faixa etária permanecer imóvel.

Avaliação psicológica infantil

A terapia é um tratamento necessário em qualquer idade. Há vários métodos, linhas de análise e tratamento, e adaptações conforme a faixa etária e a causa que levou o paciente ao consultório. No caso das crianças, a Avaliação psicológica infantil pode ser recomendada por uma série de motivos.

Algumas escolas trabalham com profissionais de psicopedagogia que avaliam o comportamento dos pequenos na escola e, às vezes, solicitam essa avaliação para entender melhor o aluno.

Em situações onde a criança é agitada, hiperativa ou não interage com outras crianças, também é muito comum que os pais a levem até um pisicologo.

Assim como na vida adulta, vários tipos de transtorno que podem se desenvolver ainda na infância. Esses quadros podem ter várias origens, mas crianças que estão expostas a situações de vulnerabilidade e estresse possuem mais chances de desenvolver um diagnóstico.

Nestes casos, as pessoas costumam associar essa fase a transtornos como autismo e hiperatividade. No entanto, a criança também pode desenvolver coisas como ansiedade e sindrome do panico.

Neste cenário, dados da Associação Internacional da Psiquiatria da Infância e Adolescência e Profissões Afins revelam que cerca de 5% das crianças ocidentais apresentam algum tipo de transtorno de ansiedade.

ATENÇÃO: além das estatísticas, um diagnóstico só é realizado com precisão quando vários testes, métodos e abordagens levam para o mesmo resultado.

Como as crianças estão em constante desenvolvimento e em uma fase de descobertas, é preciso ter muita cautela antes dessas constatações e de tratamentos precoces.

Por isso, a Avaliação psicológica infantil é tão importante e pode ser realizada de maneira lúdica para que os pequenos consigam expressar suas emoções, sem pressão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *