Conheça os tatames ideais para a prática de esportes

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Conheça os tatames ideais para a prática de esportes

Foi comprovado, através de estudos, que a prática de esportes, no geral, contribui com a saúde física e mental das pessoas. A falta de atividades físicas podem desencadear uma série de fatores fisiológicos e emocionais que acabam, até mesmo, se relacionando entre si. Como em todos os setores da vida cotidiana, o meio esportivo também requer especialidades e equipamentos que viabilizem a sua prática. Entram neste mérito, os tatames.

Afinal, o que é tatame?

O “tatame” é uma palavra originada do verbo japonês “tatamu”, que significa o ato de montar ou dobrar.

Provavelmente, esse termo provém do fato de que, originalmente, os tatames eram utilizados para cobrir a superfície do chão das casas japonesas e, quando não usados, eram dobrados e guardados sobre pilhas.

Apesar de a pronúncia correta ser “tatami”, em português, proferimos a palavra com vogal meio fechada “e”. O povo ocidental, não somente, inseriu esse objeto à sua própria cultura, como foram feitos diversos usos e adaptações a partir dele.

Um exemplo disso é o fato de que passaram a ser usados em meios para além do revestimento de assoalhos.

Onde os tatames são utilizados?

No contexto atual, o tatame ganhou uma conotação muito importante dentro do esporte, seja ele a nível de competição e arte, ou somente na rotina de prática física (inclusive com finalidades terapêuticas) – o tatame atacado tem força no mercado de materiais desportivos.

Os tatames são muito utilizados em estúdios e academias de artes marciais, como, por exemplo, nas práticas de kendo, taido, taekwondo, judô, muay thai, jiu-jitsu, sumô, karatê, kung-fu, etc., além de em academias de luta como boxe e MMA, e em academias de ginástica para dança, musculação e tatame para sala de pilates.

O seu uso se fez necessário devido à segurança que proporcionam aos desportistas, evitando que ocorram graves acidentes.

É recomendado que, em esportes que possam gerar grande impacto do desportista com o chão, sejam usados tatames de camadas espessas (como, por exemplo, os de 100x100x20 milímetros, 100x100x40 milímetros e 100x100x30 milímetros), que o distanciam deste e amorteçam a sua queda, a fim de evitar lesões.

Para além deste caso, existem diversos tipos de tatames fabricados em espessuras e materiais diferentes, cada um atendendo uma necessidade em específico, sejam os mais grossos para atividades de alto impacto, ou os mais simples, menores e finos (tatame 1×1) para atividades menos bruscas.

O conforto, em longo prazo, que cada tipo oferece também é levado em conta, pois as dores do impacto com o chão podem aparecer posteriormente se o tatame não for de boa qualidade. É possível encontrar fábrica de tatame sp, cujos materiais atendem a estes requisitos.

Tipos de Tatames

1. Tradicional Japonês

O tatame japonês era fabricado a partir do “tatame-omote”, do “tatame-doko” e do “tatame-beri”. Cada um destes corresponde à superfície, ao núcleo e às bordas, respectivamente, formando, em conjunto, o todo do material.

O “tatame-omote” nada mais é do que um tecido feito a partir das folhas de uma planta denominada igusa. Já o “tatame-doko”, é feito a partir da palha do arroz, que é um material de alta consistência e resiste por muito tempo. O tatame-beri, que compõe as beiradas do tatame, era feito de tecidos que poderiam ser de linho, algodão ou seda.

2. Atuais

Com o passar do tempo, a técnica aplicada à fabricação destes materiais se tornou diferente do que se tinha, a partir da versão original.

Alguns tatames passaram a ser cobertos por lona e recheados com raspas de pneu enquanto, em outros casos, essa parte interna fora substituída por espuma, a fim de imitar o tatame de palha (do qual a textura fora culturalmente tradicionalizada).

3. EVA

Hoje em dia, o mais usado em todas as áreas esportivas é o tatame feito à partir de EVA. Esse material possui uma resistência que permite que o material retorne ao estado original com muita rapidez, mesmo após o impacto, o que atribui mais estabilidade a pessoa que está por cima dele.

Trata-se de um material feito com poliestireno, ou seja, nada mais é do que um tipo de plástico emborrachado e macio que pode ser moldado em diversas formas e/ou espessuras.

Comércio

Pelo EVA ser um material que se adapta facilmente a qualquer meio, possui grande destaque como tatame para pilates solo.

O comércio do tatame de EVA é o mais difundido. Suas propriedades como durabilidade, simplicidade e facilidade na obtenção, também o tornam um produto de alto custo benefício.

Além disso, pode ser guardado facilmente, é muito simples de limpar e é um produto impermeabilizante, fato que impede que água ou suor penetrem.

Seu amortecimento de impactos é muito alto e é tido como um dos materiais mais confortáveis, dentre os tipos existentes de tatame.

Se você deseja Tatame para pilates comprar, saiba que pode ser encontrado na internet, em fábricas ou atacado por um valor acessível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *