Saiba como os exercícios físicos aumentam a qualidade de vida

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Saiba como os exercícios físicos aumentam a qualidade de vida

A saúde da população, em geral, deve ser uma preocupação não só individual, mas coletiva. Quanto mais pessoas saudáveis, menor é o uso de equipamentos públicos, e os gastos podem ser revertidos para outros setores, como educação e segurança coletiva.

Mas como isso ainda é uma utopia, e a saúde das pessoas deve ser atendida, de forma universal e irremediável pelos governos municipais, estaduais e federais, os cuidados básicos com o próprio corpo humano podem partir de cada indivíduo, com o consumo de alimentos saudáveis, como vegetais e evitar bebidas alcoólicas e o uso de produtos que fazem mal à saúde, comprovadamente, como o tabaco.

Muitas cidades contam com espaços dedicados à caminhada, como parques e praças, e também empresas especializadas, como academias de ginásticas, que possuem profissionais da área de educação física, que podem indicar exercícios específicos para cada pessoa, de forma individualizada.

O personal trainer pode fazer uma avaliação física, verificando a capacidade muscular e respiratória de um aluno, com testes simples.

A passagem por profissionais como um médico e um nutricionista também podem indicar os tipos de exercícios que podem ser realizados, e a alimentação que deve acompanhar o período de prática, além de determinados os objetivos que o indivíduo quer alcançar.

Treino para iniciantes

Para aqueles que estão começando, o profissional de educação física pode indicar um treino cardio para iniciantes, com exercícios leves, que preparam o corpo para o aumento de cargas, conforme a adaptação muscular e respiratória.

Esses exercícios são realizados de maneira simples, com ou sem a ajuda de de aparelhos de ginástica, e que podem ser realizados em espaços simples, como a sala de estar de uma casa ou mesmo na academia. Entre esses exercícios, podemos destacar:

  • Corrida de baixo impacto;
  • Pedalada em bicicleta ergométrica;
  • Agachamento e salto;
  • Subir e descer escadas.

São exercícios simples, que podem ser bastante eficientes, conforme a necessidade de aumento de gasto de energia vai se estabelecendo.

O ganho e o aumento de metabolismo e condições aeróbicas se tornam presentes na vida das pessoas, conforme a prática de exercícios vai se encaixando na rotina.

Mesmo que seja na forma de caminhadas leves, entre a residência e o local de trabalho, ou então de maneira mais efetiva, com a contratação de um professor e a inscrição em um curso de pilates solo, em que um profissional vai indicar os movimentos musculares, com o uso de equipamentos para a prática dos exercícios ligados à movimentação corporal que é indicado para todas as idades.

A postura melhora, assim como a flexibilidade e a movimentação corporal, pois há melhora na tonificação muscular com o fortalecimento do abdômen e nas articulações dos membros inferiores e superiores.

Para aqueles que buscam um treinamento mais pesado, os professores de educação físico preparam um treino de musculação para definição corporal, em todos as partes do corpo, do tronco, aos membros inferiores e superiores.

Os exercícios são de alto impacto, com o uso de todos os equipamentos disponíveis em uma academia de ginástica, além de uma alimentação regrada que envolve o consumo de vitaminas e suplementos alimentares e que ajudam na definição muscular.

Empresas que cuidam dos funcionários

Há pessoas que não disponibilizam de tempo, ou mesmo verba, para poder realizar exercícios físicos em lugares dedicados, como academias de ginástica e musculação.

Por isso, as empresas, em sintonia com os benefícios voltados para os funcionários, propõem que um tempo dentro da empresa seja dedicado à prática de exercício físico com uma diversidade de oportunidades de crescimento pessoal e coletivo, favorecendo a produtividade da empresa.

Durante todo o expediente, equipes ficam à disposição dos funcionários, em locais longe do escritório, ou do chão de fábrica, para que possam praticar atividades, muitas das quais proporcionam a coletividade e o afastamento de lesões por esforço repetitivo, entre outros males causados por trabalho excessivo.

A prática de ginastica laboral cria laços entre os funcionários, dentro de uma empresa, dedicando momentos de cumplicidade e até mesmo conhecimento da prática de outros serviços prestados, dentro de um mesmo ambiente de trabalho.

Dessa forma, os funcionários saudáveis faltam menos ao serviço, o que eleva a produtividade empresarial e a felicidade daqueles que tem um corpo mais cheio de vida e longe do sedentarismo.

Ao mesmo tempo, ganham os funcionários, e ganha a empresa, que não precisa disponibilizar de outros empregados, em setores diferenciados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *