Saiba como cuidar da saúde da sua pele

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Saiba como cuidar da saúde da sua pele

Cuidar da saúde é algo muito importante, mesmo com as correrias da vida. Por isso, separar um tempo para fazer Limpeza de pele profunda com extração ou mesmo para colocar em dia o check up com exames de rotina, é algo que deve fazer parte da vida das pessoas. 

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a saúde não se limita a ausência de enfermidades e sim é um estado de bem-estar social alimentado por uma série de fatores.

Portanto, buscar tratamentos médicos não deve ser algo emergencial, já que pequenos cuidados fazem parte da rotina e a prevenção de doenças também é importante.

Se você quer saber como funciona a Limpeza de pele profunda com extração e outros procedimentos de saúde, saiba que esse artigo pode te ajudar. Confira alguns tratamentos de saúde e estética que você precisa conhecer!

1.Limpeza de pele profunda com extração

Não importa se a sua pele é mais seca ou oleosa, ter cuidados diários como o uso de cremes hidratantes, o cuidado com a alimentação e o consumo de água é bom para conservá-la.

Mesmo assim, ninguém está livre de cravos, espinhas ou outros incômodos na pele, por isso, dermatologistas recomendam que todo mundo faça uma Limpeza de pele profunda com extração ao menos uma vez na vida.

Em um primeiro momento, a pele recebe um produto que retira sua oleosidade e eventuais resíduos. Na sequência, o profissional faz esfoliação, com o objetivo de retirar as células mortas e abrir os poros.

Para auxiliar na extração de cravos, há médicos que utilizam os sugadores que ajudam retirar a sujeira com mais precisão.

Quando é aconselhado a fazer esse tipo de limpeza? Essa é uma dúvida comum entre muitos pacientes e não há apenas uma resposta para respondê-la.

O fato é que todos os dias a nossa pele pode acumular sujeiras, seja por conta da poluição, da oleosidade e do próprio organismo.

Por isso, realizar um tratamento como a Limpeza de pele profunda com extração é algo que pode trazer os seguintes benefícios na prática:

  • Prevenção de rugas e linhas de expressão;

  • Melhor aparência do rosto;

  • Controle no excesso de oleosidade;

  • Remoção das células mortas.

2. Drenagem linfática reversa

Geralmente, procedimentos estéticos que atuam no sistema linfático ajudam a remover o excesso de gordura localizada e líquidos acumulados no organismo.

Drenagem linfática reversa está nesta lista e é recomendada não só por questões estéticas, mas também pela saúde.

Esse procedimento é muito adotado no pós-cirúrgico de procedimentos estéticos, já que, geralmente, as intervenções cirúrgicas costumam romper os vasos linfáticos.

Apesar do nome reversa, a drenagem funciona da mesma forma que uma massagem convencional e vale lembrar que o sistema linfático funciona em sentido único.

Mas, é natural que os vasos se cruzem em várias direções e, por isso, a Drenagem linfática reversa é realizada em sessões, até que toda a circulação linfática seja trabalhada.

Especialmente no caso do pós-operatório, são benefícios da drenagem linfática:

  • Melhorias na textura da pele;

  • Redução de inchaços e edema;

  • Melhorias na circulação venosa;

  • Incentivo à cicatrização.

3. Tratamentos dentários

Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto realizar cuidados em relação ao corpo e rosto. Aliás, problemas na boca podem ser um sinal de outras doenças.

Entre os procedimentos mais comuns nessa área, além das limpezas, a cirurgia dentaria gengiva se destaca em situações nas quais o paciente tem excesso de gengiva e precisa remodelar os tecidos ou sofre com doenças como a  periodontite.

No segundo caso, a doença atinge mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil e se caracteriza por uma infecção gengival que pode até destruir o maxilar caso não seja tratada por um especialista.

Os sintomas incluem inchaço e vermelhidão. Além dessa intervenção, outro tratamento muito requisitado nos consultório odontológicos é o clareador de dente.

Como o nome sugere, essa técnica serve para deixar os dentes brancos. É importante que o paciente faça uma avaliação médica para alinhar as expectativas e saber se é um bom candidato para o clareamento antes de tomar essa decisão de tratamento.

4. Outras técnicas

Partindo da premissa que não é preciso ficar doente para ir ao médico, áreas como a auriculoterapia (uma técnica derivada da acupuntura), consistem no tratamento e prevenção de doenças a partir do estímulo ao sistema nervoso do ouvido.

Nessa área da medicina alternativa, essa não é a única técnica que vem sendo difundida na área da saúde, já que existem outras combinações que também são inspiradas na medicina que trata as pessoas de forma integral. A quiropraxia é uma delas.

Na prática, essa técnica foca no tratamento de problemas que atingem o sistema neuromuscular, como hérnia de disco e problemas na coluna.

Em ambos os casos, o paciente passa por uma avaliação inicial até que seja diagnosticado e tratado da forma mais adequada possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *