As qualidades dos exercícios de pilates

Seu portal de Saúde e Bem Estar

As qualidades dos exercícios de pilates

O pilates constitui-se de uma série de exercícios de alongamento, que têm como peso o próprio corpo humano. É tido também, como um meio para melhorar os processos de movimentação do corpo.

Como uma reeducação, de forma que se cria uma melhor resistência muscular. Essa modalidade combina a flexibilidade, para os alongamentos e a força, para ter resistência durante a prática.

Diferente da musculação convencional, no pilates não se busca a fadiga muscular, pelo contrário, o intuito é trazer a sensação de energia e de revitalização.

O que quer dizer pilates?

O método foi firmado em seis dogmas: a força, a concentração, o autocontrole, a fluidez, a precisão e a respiração.

Começando pela primeira base, a força é centralizada no próprio corpo. Através do pilates, se realizam exercícios que fortalecem o tronco, melhorando o sustento e, até, podendo ajudar em problemas com dores musculares nessa região.

Seguindo para a próxima base, a importância da concentração, se dá ao fato de que o praticante precisa estar atento, aos seus movimentos e na forma como todo seu corpo está reagindo.

O autocontrole está relacionado à forma de conviver, assim como, à prática dos exercícios. A fluidez e a precisão, estão na capacidade de dar maior delicadeza aos movimentos.

Onde somente é gasta a energia necessária, evitando a fadiga. Por fim, na respiração, se regula com melhor excelência os movimentos. Uma boa respiração, permite também uma melhor resistência lombar.

Os benefícios para as futuras mamães

O pilates para gestantes, é extremamente benéfico para a mulher e para o bebê. Como dito, esse método é responsável por trabalhar o corpo, combinando os parâmetros citados acima integralmente.

São exercícios de extrema leveza, logo, não interferem de maneira negativa na gestação. A prática procura fortalecer a parte lombar e também o tronco.

Que são áreas nas quais a ocorrência de dor durante esse período, é relativamente maior, dessa forma, é possível diminuir a tensão nessas regiões, através do fortalecimento muscular.

Uma academia de pilates, pode oferecer cursos especiais para mulheres gestantes, com rotinas que são elaboradas para minimizar o desconforto e tonificar o corpo.

Existe também um debate a respeito das diferenças entre o método e o Yoga. Enquanto um é tido como um método de exercício, para melhorar a estrutura corporal, sem causar o desgaste dos músculos.

O outro é uma filosofia, com práticas e métodos que trabalham, principalmente, a mente e as emoções. Essa filosofia, possui diversas variações que trabalham diferentes aspectos da mente do ser humano.

Estas com o propósito de proporcionar a auto realização ao indivíduo, com menos foco no corpo humano.

Outras curiosidades sobre a formação em pilates

Para ministrar aulas de pilates, é preciso de certificação reconhecida, isso porque, assim como todo tipo de exercício, a realização do método – de maneira indevida – pode acarretar problemas para a saúde.

Hoje em dia, é possível a obtenção desses certificados, tanto no formato presencial como à distância. Através do presencial, o aluno comparece em aulas regulares, que são ministradas por profissionais no assunto.

Tudo isso, é feito num ambiente estruturado para se aprender teórica e praticamente. Stott pilates cursos, fornece essas aulas de maneira intensiva para obtenção rápida de conhecimento.

O meio a distância, funciona através da compra de apostilas online e em horários de estudo mais flexíveis. O aluno tem mais liberdade para a conclusão do curso.

Além de conforto e privacidade, pois pode praticar em casa. A certificação no curso online é válida também.

A prática desses exercícios, pode ser realizada tanto em casa quanto em uma academia. Dentro de uma academia, se tem todo o acompanhamento de um professor e o processo de socialização com outros alunos.

Além disso, é possível contar também com o auxílio de equipamentos, para tornar a prática desses exercícios ainda mais potente.

Contudo, praticar em casa, não implica na deficiência da eficácia do método. Dentre os pontos fortes de se exercitar sozinho, pode-se levar em consideração o conforto de um espaço familiar, principalmente.

E as aulas podem ser realizadas com o acompanhamento de vídeo-aulas. Os preços das aulas, levam em consideração o local de pretensão.

A aula de pilates em sp, tem mensalidades que variam entre R$200,00 e R$500,00.

Esses valores encontram-se um pouco acima, do que a aula de musculação em uma academia regular, mas é necessário levar em consideração que a metodologia desse tipo de aula é diferente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *