Quais são os suplementos mais indicados para prevenir o envelhecimento precoce da pele?

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Quais são os suplementos mais indicados para prevenir o envelhecimento precoce da pele?

Existem muitos produtos alegando prevenir o envelhecimento da pele, mas será que todos eles funcionam? Como avaliar isso e escolher apenas aqueles que são realmente bons? Veja nesse texto a resposta para todas essas perguntas.

Suplementos mais indicados para prevenir o envelhecimento precoce da pele

Apesar de encontrarmos diversos cremes com essa alegação, esse tipo de produto, principalmente aqueles que possuem vitaminas da classe “hidrossolúveis”, não costumam trazer resultados reais. 

Isto acontece porque ao aplicarmos diretamente na pele, esse creme não irá penetrar em todas as suas camadas. Ou seja, sua ação onde realmente inicia o processo de envelhecimento, que são das camadas mais internas da pele, não são atingidas.

Inclusive, os especialistas afirmam que o mais adequado para combater o envelhecimento da pele é através do consumo via oral. Seja através de uma boa alimentação, ou com a ajuda de suplementos alimentares.  

Já que dessa forma garante que os nutrientes presentes no alimento, ou no suplemento, estarão circulando pelo organismo e atuando de dentro para fora. 

Dentre esses suplementos que podem ajudar na melhora da pele, dois possuem comprovação científica, que são: os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 e a vitamina C. 

Veja a seguir quais são esses benefícios para a pele de cada um dos suplementos e a melhor forma de consumir para obter os resultados esperados.

Colágeno – O que é, para que serve e benefícios | Dra. Priscila Gontijo Corrêa

Peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 VERISOL®

Os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 da matéria prima VERISOL® é o suplemento alimentar mais recomendado pelos médicos e nutricionistas especializados em estética. Pois para esse suplemente existem vários estudos mostrando sua efetividade para a melhora da aparência da pele.

Diferente do colágeno apenas hidrolisado, que já não é mais recomendado para a pele, por não ter nenhum efeito na pele de acordo com os cientistas. 

Nessa altura você deve estar se perguntando, “porque precisam ser os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 VERISOL® e não de outra matéria prima?“ O motivo de ser essa recomendação específica, é que outras matérias primas ainda não foram testadas pelos cientistas e pesquisadores para comparar e ver qual o melhor. 

Diferença entre colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos | Dra. Priscila Gontijo

E como os profissionais da prática clínica, como o dermatologista e o nutricionista, trabalham apenas com suplementos eficazes de acordo com esses estudos, até que se tenham novos estudos, a recomendação é exclusivamente o VERISOL® para melhora da aparência da pele.

Por exemplo, os benefícios encontrados pelos pesquisadores ao suplementar mulheres por pelo menos 8 semanas com 2,5 g de VERISOL® ao dia foram:

  • Diminuição de rugas e linhas de expressão;
  • Melhora da flacidez, celulite e na cicatrização;
  • Fortalecimento e crescimento das unhas e cabelos.

Recomendação de consumo do suplemento de peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 VERISOL®

Dose: 2,5 g ao dia.

Horário: Não existe um horário específico, o ideal é consumir longe das principais refeições. Uma sugestão dos especialista é consumir ao acordar ou antes de dormir.

Tempo de uso para benefícios: Mínimo de 8 semanas com suplementação diária.

Colágeno| Como escolher a melhor marca| Dra. Priscila Gontijo Corrêa

Lembrando que é fundamental consumir todos os dias, inclusive de final de semana, para os melhores resultados. Portanto priorize o consumo diário do suplemento na dosagem de 2,5 g ao dia antes de dormir ou ao acordar por pelo menos 8 semanas.

O tempo de pausa de acordo com os estudos sem a perda dos resultados é de 4 semanas. Então fazer periodização desse suplemento também é possível, desde que o consumo do suplemento seja por pelo menos 2 meses (8 semanas) e com pausa máxima de 1 mês (4 semanas).

Mas é importante ressaltar que não existe nenhuma contra indicação ou efeito colateral para esse suplemento. Sendo seguro suplementar durante toda a vida.

Principalmente para melhores acima de 30 anos buscando a prevenção e a melhora da aparência da pele, apenas fique atento para escolher o melhor suplemento para a sua pele.

Vitamina C

A vitamina C para a pele é ainda mais recente que o peptídeo bioativo de colágeno, pois ainda é muito difícil para os pesquisadores isolar o efeito da vitamina C diretamente para a pele. Porém o consenso chegado por esses pesquisadores é que essa vitamina é muito melhor aproveitada pelo organismo quando consumida via oral, como mencionamos anteriormente.

Mas os benefícios específicos para a pele através desse suplemento ainda não são claros. Porém os estudiosos acreditam que devido à ação da vitamina ajudar o organismos a produzir mais colágeno, os benefícios estão relacionados aos mesmos benefícios dos peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 VERISOL®.

Como escolher e recomendação de consumo do suplemento de vitamina C

Na hora de escolher o suplemento e de consumir pensando na melhora da aparência da pele, alguns cuidados devem ser seguidos.

Por exemplo, evite a versão efervescente, esse tipo de suplemento de vitamina C costuma conter grandes quantidades de açúcar, que a longo prazo, são prejudiciais à saúde.

Além disso, esse deve ser o passo a passo para encontrar um bom suplemento de vitamina C para a pele:

1° Dose de 1000 mg (1 g)

2° No máximo 2 ingredientes. Ácido ascórbico (vitamina C) + 1 ingrediente para manter suas propriedades por mais tempo, como um antiumectante.

3° Versão em tabletes

Com esses 3 passos, você garante a melhor escolha do suplemento sem riscos de optar por um suplemento que pode na verdade, ser prejudicial à saúde a longo prazo.

Sobre a recomendação de consumo, se estiver consumido também o colágeno, deve consumir em horários diferentes. Mas também não existe um horário específico.

Enquanto a dosagem recomendada para a maioria da população é de 1000 mg (1 g) e com consumo diário.

Lembre-se, esses são os únicos suplementos alimentares que tanto profissionais da área de estética quanto os pesquisadores e estudiosos da área estão de acordo com relação a sua eficácia, segurança e benefícios. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *