Quais são as opções de cuidado para uma pessoa na terceira idade?

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Quais são as opções de cuidado para uma pessoa na terceira idade?

É comum que, ao se atingir uma idade mais avançada, a pessoa passe a ter certa dificuldade em realizar algumas tarefas e, em alguns casos, aconteça o desenvolvendo doenças em idosos, como o Alzheimer.

Também é normal ocorrer a perda gradativa do equilíbrio, da visão, dos reflexos, da mobilidade e da força.
Isso faz com que, seja necessária certa atenção especial para com os idosos, no entanto, nem sempre temos tempo hábil para isso.

Nesse caso, talvez a melhor opção seja optar pela contratação de um cuidador de idosos, de modo que as tarefas e atividades sejam realizadas com cautela e de forma cuidadosa.

Outra opção, é procurar por locais onde o idoso possa morar e ter constante cuidado, como, por exemplo, uma casa de repouso na Lapa.

Muitos não gostam da ideia, de deixar seus parentes mais velhos morando em um asilo mas, esses locais oferecem diversas vantagens para os idosos.

Quais são as vantagens de locais especializados?

Confira algumas das vantagens oferecidas em um lar de idosos, que podem fazer a diferença na vida das pessoas:

  • Refeições balanceadas: para um idoso, manter uma alimentação balanceada é ideal para conservar a saúde. Em um lar para idosos, as refeições são adequadas à dieta do hóspede e seguem um cardápio focado em atender as necessidades do corpo;
  • Segurança: espaço livre de escadas, adaptado com piso antiderrapante, corrimões, barras de apoio e rampas. Um ambiente para idosos, visa a segurança, diminuindo o risco de quedas e acidentes;
  • Assistência 24 horas: com uma equipe composta por cuidadores, médicos, enfermeiras e outros profissionais especializados, o idoso conta com assistência todo o tempo. Caso haja algum incidente, ou necessidade de ajuda em alguma tarefa, haverá atendimento imediato, não importa a hora do dia;
  • Conforto e tranquilidade: visando o bem estar na terceira idade, é oferecido todo tipo de serviço para proporcionar seu conforto. Todas as tarefas, desde cozinhar até a limpeza e arrumação, são realizadas por funcionários. Isso permite que o mais velho possa ter tranquilidade, para desfrutar de seus passatempos;
  • Convívio social: em um lar para idosos, todos os dias é possível interagir com os outros moradores e com os próprios funcionários, evitando o isolamento. Isso é muito importante, para prevenir doenças como depressão e até mesmo mal de Alzheimer;
  • Prática de exercícios: diversas casas para idosos, possuem um espaço próprio para a prática de exercícios, como caminhada e corridas, além de academias ao ar livre e profissionais que supervisionam essas atividades. Essa prática é extremamente importante, para o fortalecimento dos músculos, o que também ajuda a evitar quedas.

Conheça outros locais para idosos

Existe, ainda, a opção de uma pousada para idosos, que oferece serviços semelhantes ao lar para idosos, porém, não necessariamente exigem que o idoso se mude para lá.

Algumas oferecem a possibilidade de estadia, de modo que o idoso possa tirar alguns dias para desfrutar da calma e tranquilidade, de um ambiente agradável que ofereça diversas opções de lazer.

Muitas vezes, esses estabelecimentos encontram-se em fazendas e campos, oferecendo uma mudança de ares muito bem-vinda.

Serviços como fisioterapia, massagem, hidromassagem e sauna podem ser oferecidos em uma pousada para idosos.

A possibilidade de optar por uma creche para idosos também existe. Essa é uma boa alternativa, para quem deseja manter o idoso morando consigo ou, para a própria pessoa que seja morar com sua família mas, devido ao tempo que o idoso passa sozinho em casa.

Nesse estabelecimento, o mais velho poderá passar o dia ou apenas meio período, sob os cuidados de uma equipe especializada e atenciosa, e ainda terá a oportunidade de descansar e praticar várias atividades.

No entanto, nem todos os idosos possuem condições de saúde para desfrutar de tais serviços. Algumas patologias, exigem maior atenção e demandam constante acompanhamento.

Um exemplo disso, é o Alzheimer. Aqueles que sofrem desse mal, necessitam de constante acompanhamento, de modo que o indicado é procurar por uma clínica para idosos com Alzheimer, que oferecerá todos os cuidados e serviços que alguém com esse mal demanda.

Além disso, esses locais também oferecem atividades específicas, para ajudar a minimizar os efeitos do Alzheimer, tais como, treino para o cérebro, através de atividades simples, como completar quebra-cabeças, ler jornais, observar fotografias antigas, atividades físicas para evitar dores musculares e nas articulações, e contato social.

A saúde na terceira idade, é um assunto delicado que deve ser tratado com seriedade. É preciso avaliar muito bem todas as opções de cuidados com o idoso, para assim, poder escolher a melhor alternativa, garantindo qualidade de vida e tranquilidade para quem é importante para você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *