Quais as melhores formas de melhorar a autoestima de idosos?

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Quais as melhores formas de melhorar a autoestima de idosos?

O Brasil conta com uma população idosa expressiva em 30 milhões de pessoas. Até 2050, a expectativa é que esse número dobre e cerca de 66 milhões de pessoas devem viver no país na chamada terceira idade.

Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Estatísticas), mas ao trazer as vidas de pessoas idosas para o cenário real, as soluções para melhorar a qualidade de vida desse grupo precisam ser pensadas de forma urgente.

Além de casas de repouso, creches e asilos, o Day care para idosos é uma das estratégias para melhorar a sociabilização das pessoas nessa faixa etária e, consequentemente, a autoestima.

A ideia do serviço é criar um espaço no qual os idosos possam passar o dia, socializar e se envolver em atividades sociais, enquanto suas famílias não podem se dedicar neste sentido.

Iniciativas como estas podem também ter uma série de estratégias complementares para melhorar a autoestima dos idosos, nesses e outros espaços de convivência.

O acesso aos serviços de saúde como o Clareamento dental com moldeira e outras técnicas para recuperar o brilho dos dentes, ou então inovar as próteses, é uma das alternativas.

Contudo, há uma série de desafios, atitudes e estratégias que podem ser adotadas em conjunto para melhorar a autoestima dessa população que convive em meio a tantos conflitos.

Se identificou com o assunto e quer saber como ajudar nas soluções deste cenário? Continue lendo este post e descubra algumas formas de melhorar a autoestima dos idosos.

Day care para idosos

Quando a idade chega, muitas vezes os laços profissionais, sociais e familiares ficam fragilizados. Neste cenário, a solidão é um sentimento muito comum entre a população idosa.

Com isso, criar espaços de convivência coletiva é uma necessidade para que essas pessoas mantenham a mente saudável e o corpo estável.

Nesta linha, o Day care para idosos é uma iniciativa cada vez mais comum. Diferente de asilos ou casas de repouso que recebem essas pessoas em período integral, a ideia desse serviço é oferecer ao idoso, um espaço integral ou parcial no qual ele possa receber cuidados.

Essa opção é encontrada em casas de repouso ou projetos especializados e têm se tornado uma solução para um familiar (ou familiares) que não consegue assumir, em tempo integral, o papel de cuidador.

Entre os benefícios desse ambiente para o cuidado da população idosa, alguns elementos se destacam. São eles:

  • Presença de equipe multiprofissional para atender os idosos  (psicólogos, nutricionistas, enfermeiras);
  • Espaços de interação com outros idosos;
  • Possibilidade de atividades culturais e recreativas;
  • Estímulo à convivência, redução de solidão e isolamento;
  • Garantia de atenção especializada e mais segurança.

Outra vantagem do Day care para idosos é que ao fim do dia, ou do período de hospedagem, esses idosos retornam para o convívio de suas famílias. Ou seja, é uma opção de cuidado especializado que ajuda na divisão das responsabilidades, melhora a autoestima dos idosos e ao mesmo tempo preserva a qualidade de vida dos cuidadores no âmbito familiar.

Estratégias para melhorar a autoestima dos idosos

Com os sinais de envelhecimento, a saúde fragilizada e uma rotina diferenciada, muitos idosos deixam de ter o autocuidado.

No entanto, isso não quer dizer que essa população também não sinta algumas insatisfações ou não deseje se sentir bem consigo mesma. No caso das mulheres que chegam à terceira idade, essa relação com a beleza, a transformação do corpo, dos hormônios e da aparência é ainda mais complexa.

Não é à toa que as questões estética e a autoestima das mulheres na terceira idade, muitas vezes, é alvo de pesquisas no ambiente universitário.

Neste contexto, investir em detalhes como Aplique capilar para mulheres que, por algum motivo, perderam suas madeixas ou querem recuperar o volume e comprimento dos cabelos é uma ideia.

Assim como o cuidado com os cabelos, seja na transformação capilar, ao colocar uma peruca com aplique ou na hidratação, tintura e penteados, outros cuidados também importam.

Considerando que os dentes envelhecem com o tempo junto com os ossos e amarelam, o Clareamento dental com moldeira e outros serviços odontológicos assumem um papel importante neste sentido.

Uma ideia de incentivar essa estratégia dentro dos espaços de convivência é captar voluntários e estudantes da área para tratar os idosos.

Sem dúvidas, esses espaços de convivência somados às estratégias e uma rede solidária que preste serviços de estética, odontologia e saúde mental, podem trazer muitos benefícios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *