Procedimentos estéticos e cuidados posteriores

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Procedimentos estéticos e cuidados posteriores

Os procedimentos estéticos são cada vez mais procurados por quem busca obter um corpo mais bonito e torneado. Seja para o rosto, seja para o corpo, a busca abrange diversos públicos, de diferentes idades, que optam pelo tratamento mais adequado ao seu objetivo.

Porém, é importante ressaltar que esses procedimentos atingem melhores resultados quando suas técnicas de beleza são aliadas a diversas dicas de saude, promovendo benefícios para o corpo.

A alimentação balanceada é uma dessas dicas, que oferece ao organismo os diferentes nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, sendo eles:

  • Proteínas;
  • Carboidratos;
  • Gorduras;
  • Vitaminas;
  • E minerais.

O fornecimento desses nutrientes ao corpo humano gera maior disposição e saúde, ajudando na prática de exercícios físicos, outra importante dica de saude.

Os exercícios físicos também são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano, ajudando na manutenção do peso corporal e fortalecendo a musculatura. Além disso, as atividades físicas liberam hormônios durante sua execução, proporcionando maior bem-estar.

Aliar os processos estéticos a uma boa alimentação e exercícios físicos é um excelente caminho, que auxilia nos processos de beleza corporal.

Procedimentos estéticos corporais

Os procedimentos estéticos podem ser classificados em processos minimamente invasivos ou em processos invasivos.

As técnicas que utilizam aplicação de substâncias nas camadas superficiais da pele são consideradas minimamente invasivas e podem ser executadas por esteticistas e por médicos dermatologistas.

Os procedimentos considerados invasivos são as cirurgias plásticas, que são técnicas estéticas que só podem ser realizadas por médicos devidamente inscritos no CRM (Conselho Regional de Medicina) do local em que atuam.

Por serem procedimentos que envolvem riscos à saúde, devem ser realizados em ambiente hospitalar, para monitoramento do paciente durante a cirurgia.

Além disso, esses procedimentos envolvem anestesia e após a conclusão do processo, é necessário permanecer por um determinado período em observação, descartando possíveis complicações.

Alguns tipos de cirurgias estéticas são:

  • Lipoaspiração (remoção de gordura localizada);
  • Abdominoplastia (remoção do excesso de pele da região abdominal);
  • Rinoplastia (cirurgia plástica estética de nariz);
  • Mamoplastia (cirurgia plástica estética de seios);
  • E outros tipos de procedimentos.

Existem ainda os procedimentos estéticos superficiais, tal como a drenagem linfatica. A drenagem é um tipo de massagem que é realizada com movimentos manuais, ajudando o corpo a eliminar o excesso de gordura por meio das glândulas linfáticas, de modo natural.

Além disso, a drenagem auxilia a modelar o corpo, podendo ser feitas diversas sessões até que se alcance os resultados desejados.

A realização de procedimentos estéticos corporais aliados à prática de exercícios físicos proporcionam resultados satisfatórios, sendo essa uma das recomendações médicas mais comuns.

Procedimentos estéticos faciais

Os procedimentos estéticos faciais são procurados para obter uma pele mais bonita e limpa, além de serem buscados para efeitos de rejuvenescimento.

Uma das técnicas mais procuradas é o peeling para acne, que ocorre com a aplicação de um tipo de ácido próprio para o rosto e também com o uso de aparelhos específicos, causando a renovação da camada superficial da pele. Desse modo, o peeling pode ser indicado para:

  • Remoção de acne e cravos;
  • Remoção de manchas;
  • Redução de rugas;
  • Redução da oleosidade;
  • Entre outros.

Assim, a limpeza de pele com peeling pode promover diversos benefícios, deixando a pele mais bonita, mais jovem e higienizada.

Outro procedimento facial bastante comum é a aplicação da toxina botulínica, conhecida como botox. Essa toxina é produzida por uma bactéria, que causa a paralisia dos músculos.

Quando aplicada no rosto, em pequenas quantidades, proporciona uma aparência mais jovial e o seu efeito tem longa duração.

Além do botox facial, existe a aplicação de botox nas axilas e em outras regiões corporais para fins funcionais como o controle da hiperidrose, síndrome do suor excessivo..

Cuidados após a realização de procedimentos estéticos

Após a aplicação dos procedimentos, alguns cuidados precisam ser tomados, evitando o surgimento de manchas e lesões cutâneas.

As técnicas aplicadas para embelezamento facial exigem atenção, realizando aplicações de produtos específicos para o rosto, tais como o uso de protetores solares, cremes de hidratação e lavagem com sabonetes neutros, auxiliando na recuperação da pele.

Em procedimentos corporais, o uso de hidratantes também auxilia na recuperação da pele, além de alguns tratamentos específicos que utilizam equipamentos de ultrassom e radiofrequência para estimular a produção de colágeno acelerando o processo de cicatrização.

Esses tratamentos também podem ser realizados em uma clinica de estetica.

Tão importante quanto a realização dos procedimentos estéticos são os cuidados na recuperação da pele, que potencializam os efeitos, promovendo resultados satisfatórios. Lembre-se dessas dicas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *