Pilates e Step: as modalidades modernas da atividade física

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Pilates e Step: as modalidades modernas da atividade física

Hoje as modalidades de exercícios vem crescendo no Brasil, desde academia de artes marciais, passando por musculação, pilates e diferentes aulas de danças.

Esse crescimento vem sendo muito importante para o despertamento para a atividade física, para diminuir os riscos à saúde que uma vida sedentária causa.
É nesse sentido que esse texto vem tratar, de tipos de exercícios que vem ganhando as mentes daqueles que já praticam atividades físicas e também daqueles que pretendem voltar a ativa, para manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Pilates

O Pilates é um tipo de atividade física que remonta a década de 1920 e era restrito apenas as pessoas que mantinham um tipo de atividade física intenso. Isso acontece porque inicialmente ele foi projetado para treinar bailarinos e diversos tipos de atletas, pois ajudava a criação de resistência física e aumento do desempenho atlético.
Entretanto com o passar do tempo, e principalmente na última década, esse tipo de atividade ganhou espaço e se tornou bastante popular.
O mais interessante desse tipo de exercício é que ele leva em consideração sempre o biotipo de quem pratica, para adaptar o exercício e fazer com que o aluno consiga progredir.
A maioria dos exercícios de Pilates envolvem:
  •  diversas práticas de respiração;
  • alongamento para melhorar dores e a elasticidade;
  • exercícios para ajudar no equilíbrio;
  • exercícios para coordenação motora em aparelhos ou bolas de pilates;
  • exercícios de melhoramento da postura.

Uma aula de pilates pode ser feita de diversas maneiras, com ou sem aparelhos, sempre levando em consideração o desenvolvimento do aluno. Há alguns tipos de pilates como:

– Pilates original

Esse método é aquele que foi desenvolvido pelo criador Joseph Pilates. Envolve diversos tipos de técnicas de respiração e movimentos que derivam tanto da yoga, como da ginástica como de artes marciais.

O método original é seguido a risca pelos ensinamentos de Joseph Pilates, inclusive utiliza os mesmos aparelhos como o reformer, cadillac e small bater.

Aqui os exercícios se amoldam ao nível do praticante: iniciante, intermediário ou então avançado.

– Pilates contemporâneo

É um método que vem sendo ensinado em curso de pilates em SP juntamento com o original. Isso porque esse método deriva do original e não se prende apenas aos aparelhos clássicos, mas incluem outros como faixas elásticas, bolas de ginástica, halteres e bosu e outros.

Os princípios norteadores desse tipo de pilates são: a consciência corporal, a respiração correta e postura adequada. Esse método também tem uma execução de movimentos mais flexível, podendo o praticante adequar a sua rotina.

– Pilates funcional

Combinação de diferentes exercícios ritmados, o que o torna um treino aeróbico bastante eficiente. É um tipo de pilates que permite que o aluno tenha um estímulo constante e não perde a fluidez e a naturalidade dos movimentos.

Existem algumas outras modalidades que variam bem pouco dessas tratadas aqui. Geralmente o que vão ser mudados são os aparelhos de pilates usados e as intensidades dos movimentos, entretanto, todos seguem os princípios criados por Joseph Pilates.

Step

O step é uma atividade física desenvolvida nas academias de musculação e ginástica que tem como objetivo a queima de calorias e a resistência física. Ficou muito famosa graças aos seriados norte-americanos que sempre apresentavam personagens fazendo esse tipo de exercício.

Essa modalidade se chama step pois consiste em subir ou descer de um degrau (ou step no inglês) ao mesmo tempo que realiza diversos outros movimentos com os braços, podendo ser com ou sem alteres. A aula de step pode varia sua intensidade sempre de acordo com o desenvolvimento do aluno, já que o step tem ajustes que podem deixá-lo mais alto.

O ritmo e a intensidade da atividade também podem sofrer modificações e se tornarem mais complexos. O objetivo é sempre fazer com que haja uma perda calórica significativa na execução do exercícios.

Os preparadores físicos dão a dica de sempre usar o step atrelado a outra modalidade como exercícios funcionais, musculação (como em estação de musculação com leg press) e uma dieta equilibrada.

Assim, será possível melhorar e intensificar os resultados da atividade física que são a perda de volume de massa e o ganho muscular.

Tanto o pilates como o step são atividades físicas que vem ganhando espaço cada vez maior no mundo fitness e atraindo pessoas para o desenvolvimento de uma vida mais saudável e equilibrada.

 

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