Personal trainer e suas vantagens

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Personal trainer e suas vantagens

O personal trainer corresponde a um profissional indispensável para um acompanhamento exclusivo das pessoas no que diz respeito a prática de exercícios, alcance de metas, conhecimentos sobre saúde e limitações, entre outras possibilidades.

Por essa razão, é indispensável que o personal trainer apresente uma boa desenvoltura, motivação e atendimento personalizado.

Dessa forma, o profissional exerce muito além do incentivo, ao contrário do que muitos podem pensar. Para seguir a carreira, é necessário cursar educação física, pois ter o registro junto ao conselho de educação física é primordial para exercer a atividade.

Afinal, toda a grade do curso é crucial para a capacitação das pessoas que almejam atuar nessa área, sendo algumas das disciplinas:

  • Anatomia;
  • Biofísica;
  • Nutrição esportiva;
  • Fisiologia do exercício;
  • Motricidade.

Assim, é possível observar que se trata de um profissional adequadamente preparado para prestar suporte em diferentes aspectos, levando soluções para os mais diferentes perfis de clientes.

Além disso, há profissionais que visam um conhecimento mais abrangente, com estudos em áreas como comunicação, sociologia, psicologia para o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Essa é uma forma de alinhar conhecimentos distintos e agregar ao segmento praticado, enriquecendo, assim, o atendimento para o cliente e promovendo resultados mais satisfatórios.

Afinal, dessa maneira, o personal apresenta diferentes perspectivas, pode empregar técnicas e ciências mais modernas, além de introduzir processos inovadores e agradáveis para atender a realidade de cada pessoa que procura por este serviço.

Isso se deve ao fato de que a atividade física está ligada muitas vezes com outros fatores, principalmente com o emocional, gerenciamento e disciplina.

As vantagens de contratar um professor particular

Quando se trata do meio fitness, pessoas que treinam com um professor particular contam com uma frequência de prática e regularidade diferenciadas quando comparadas com pessoas que treinam sozinhas.

Essa distinção pode estar associada a dois fatores. O primeiro, está ligado ao fato de que com a aula particular, é possível ter uma maior compreensão do funcionamento do corpo, das reações e, de fato, o aprendizado é adquirido de uma forma mais rica.

O segundo fator está relacionado com o fato de que a realização dos exercícios pode ser tornar ainda mais prazerosa dessa forma, potencializado a questão da regularidade, já que as pessoas se movimentam mais, de uma forma correta e com motivação.

Além disso, é uma oportunidade de treinar de forma mais segura, uma vez que há suporte exclusivo caso ocorra algum erro ou principalmente, falha devido ao cansaço.

Dessa maneira, afastamentos, acidentes e interrupções são evitados, enquanto a saúde e os limites são respeitados, o que é essencial para os treinos e progressos.

A importância do treino personalizado

De acordo com as informações citadas anteriormente, é possível observar que por meio de um personal, o treino estruturado atende de forma objetiva e clara o quadro de cada pessoa. No entanto, é interessante se aprofundar em torno das vantagens de um treino personalizado.

O quadro geral do aluno passa a ser conhecido, como a rotina, objetivos, hábitos alimentares, limitações, entre outras questões importantes, que normalmente em outros cenários seria difícil de serem detectadas devido a falta de proximidade.

Essa é uma característica importante para obter resultados mais efetivos e para que de fato o treino seja algo personalizado.

O mesmo se refere aos feedbacks e observação do progresso, uma vez que, por mais que o profissional atenda diferentes clientes, são casos distintos e cada pessoa que faz o treino tem um modelo de acompanhamento.

Dessa forma noções de evolução, necessidades de mudanças e formas de reagir a todos os recursos apresentados também são verificados de forma individual.

A personalização também permite que pessoas que possuem algum tipo de condição impeditiva, possam usufruir de exercícios físicos da maneira mais adequada, trabalhando o corpo de acordo com as suas possibilidades.

Além disso, o personal é o profissional mais indicado para reavaliação e ajustes frequentes, principalmente porque os treinos sempre sofrem alterações, para que não se torne algo monótono, como também para atender ao progresso das pessoas.

Dessa forma, é um profissional que pode agregar na prática de exercícios. Mas, para isso é preciso procurar por um bom profissional, que seja de confiança, tenha experiência e propostas atrativas.

Ainda mais, conhecer trabalhos anteriores e em curso também pode ser interessante para ter mais segurança no profissional a ser contratado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *