Peças essenciais em uma cadeira de rodas

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Peças essenciais em uma cadeira de rodas

Se encontrar numa cadeira de rodas não é uma tarefa muito fácil. Além das dificuldades diárias pessoais, os portadores de alguma deficiência que necessitam do uso cadeira de rodas, também enfrentam uma série de obstáculos relacionados a acessibilidade nas cidades, comércios e espaços públicos em geral.

Dito isso, deve-se ter em mente que é necessário que a cadeira de rodas esteja em perfeitas condições de uso, e equipada com os itens que ofereçam ao usuário o devido conforto que ele merece para enfrentar o dia a dia.

 Neste texto, abordaremos quais os itens e Peças para cadeira de rodas que se mostram altamente essenciais e como elas oferecem uma melhor estada do cadeirante no rotina comum.

Continue sua leitura e veja como oferecer à você ou aquela pessoa próxima que se utiliza da cadeira de rodas uma melhor qualidade de vida.

Cadeira de rodas motorizadas

 Muitas das pessoas portadoras de deficiências físicas, optam por utilizar a cadeira motorizada, pelo alto grau de comprometimento da mobilidade.

Este item é ótimo para que o usuário obtenha a tão esperada independência, já que o item possui um motor e com isso faz com que a cadeira se locomova sem que a pessoa necessite da ajuda de terceiros ou mesmo que gaste sua força e energia empurrando o equipamento.

Uma cadeira de rodas eletrica, basicamente se constitui de três itens essenciais: motor, freio e transmissão. São inúmeros aspecto e funções que estão ligados a estes elementos citados e é devido a isso que o usuário necessita ter um conhecimento mínimo quanto ao funcionamento dela, para poder analisar e verificar seu desempenho.

Como qualquer veículo, a Cadeira de rodas motorizada necessita que seus componentes sejam trocados de tempos em tempos, principalmente os ligado ao freio.

Esses representam a segurança do usuário e, por isso, deve-se verificar se o seu funcionamento se encontra em perfeitas condições.

Almofada

É comum que o assento original da cadeira de rodas não seja confortável, principalmente tendo em mente que o usuário pode passar longos períodos sentados nela.

Dito isso, o assento para cadeira de rodas é um importante item para oferecer ao usuário conforto, estabilidade e também auxilia no bom alinhamento postural. Em síntese, são as vantagens dela:

  • Alívio da pressão na região dos glúteos;

  • Diminuição das chances do aparecimento de úlceras de pressão;

  • Correção da postura;

  • Conforto para se passar longos períodos sentado.

Para situar você leitor, as acima citadas úlceras de pressão, são feridas que aparecem na pele daqueles que ficam por um longo período sentado ou mesmo deitado numa única posição.

Elas aparecem pela falta de irritação de sangue em algumas partes que ficam pressionadas de maneira constante. As chamadas escaras (feridas) vão de grau 1, que são definidas como vermelhidão na pele, até mesmo o grau 4, quando já ocorre na pessoa a necrose de músculos e também tendões.

Os mais experientes têm a devida noção desse perigo, porém aqueles em estágio de aprendizados e adaptação acabam por desconhecer e negligenciar essa necessidade de se ter constantes cuidados com esses aspectos.

Existem alguns tipos diferentes deste item. Veremos quais são.

Almofada de gel

A almofada de gel para cadeira de rodas possui uma ótima estabilidade e além disso, também têm boa dissipação do calor e também da umidade. Este tipo, possui uma variedade de ajustes, que podem ser regulados conforme a necessidade do usuário.

Seu preenchimento em gel faz com que, ao sentar-se sobre o item, o gel se ajuste a anatomia do usuário, fazendo com que o gel preencha as regiões de menor contato com a pele e a almofada, e ao mesmo tempo disso, faz com que se reduza o volume de gel naquelas áreas onde há mais pressão.

Almofadas de espuma

Estas possuem um design mais anatômico, e tem gomos em sua superfície, sendo assim, oferecem maior estabilidade para o usuário, principalmente aqueles que tem em alguma medida, algum grau de comprometimento no equilíbrio de tronco.

Almofadas com células de ar

Estas são excelentes para que se possa reduzir a pressão e prevenir escaras. Mas, no entanto, alguns cadeirantes relatam que sentem, em algum nível, uma instabilidade no tronco quando utilizam deste modelo. Normalmente, são o tipo mais caro e devem ser inflados com uma bomba de ar no momento do uso.

Escolher os itens adequados, é essencial para que aquele que necessite do uso da cadeira, possa usufruir do melhor equipamento possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *