Os procedimentos de estética e o cuidado com a saúde

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Os procedimentos de estética e o cuidado com a saúde

Apesar do grande número de doenças relacionadas à obesidade ou aos problemas com a alimentação, a preocupação com a saúde tem sido cada vez maior entre as pessoas, principalmente na fase adulta, quando é comum que alguns quadros se manifestem.

Pressão alta, diabetes, doenças no fígado ou outros tipos de doenças decorrentes dos péssimos hábitos alimentares e da falta de exercício físico vão ganhando destaque para serem combatidas e, com isso, gerar uma população mais saudável.

A base principal de uma vida sadia é a alimentação balanceada, com produtos adequados e variados, livre de gorduras e de outros tipos de elementos que podem ser os grandes violões do corpo humano. Por isso, um acompanhamento médico, com a realização de exames de rotina, pode ajudar a manter uma vida mais saudável.

Os exercícios físicos, além de serem indicados para manter um peso adequado, são uma ferramenta essencial para ajudar na harmonia corporal. Os procedimentos de estética também podem ser um grande auxílio para manter um corpo mais bonito e torneado.

Soluções estéticas para tratamento de lesões de pele

Uma clínica de estética oferece diferentes tratamentos, no qual – geralmente – são procurados os procedimentos relacionados ao rosto, tal como o peeling para acne, que promove a descamação e o estímulo para formação de uma nova camada de pele.

Também são procurados os procedimentos relacionados ao tratamento de estrias e celulites, tal como a carboxiterapia, em que ocorre injeção de gás carbônico medicinal, melhorando a oxigenação dos tecidos; ou os tratamentos com ultrassom, que estimulam a formação de colágeno, deixando a pele mais firme.

Alguns tratamentos são indicados após a avaliação correta de um profissional da clinica de estetica, de modo que o paciente possa obter melhores resultados.

Além disso, é sempre indicado um acompanhamento médico, ajudando o paciente a se manter saudável, garantindo que os efeitos estéticos permaneçam por mais tempo.

Especialidades médicas e cuidados com a saúde

Um acompanhamento médico periódico é importante para o funcionamento do corpo, já que são realizados exames de diagnóstico e oferecidos tratamentos específicos.

As especialidades médicas mais importantes para quem busca manter a saúde em dia, tanto com a prática de esportes quanto com a alimentação balanceada são:

  • Médico dermatologista;
  • Médico nutricionista;
  • Médico ortopedista;
  • Médico fisioterapeuta;
  • Médico endocrinologista;
  • Médico cardiologista;
  • Entre outras especialidades.

O medico dermatologista é responsável por cuidados com a pele. Assim, tanto para lesões cutâneas quanto para tratamentos estéticos, é necessário que se passe em uma consulta, para obter indicação dos melhores procedimentos, além dos medicamentos corretos para possíveis feridas.

O médico nutricionista é habilitado para conduzir o paciente em uma dieta, indicando os melhores alimentos para alcançar um objetivo, seja ele de emagrecimento ou seja de ganho de massa e aumento muscular.

Por isso, a consulta com o nutricionista é importante, já que uma dieta balanceada garante que nenhuma vitamina fique de fora da alimentação, evitando possíveis doenças.

O médico ortopedista é consultado para solucionar as enfermidades relacionadas ao aparelho locomotor. Assim, em casos de fratura ou de lesões nos ossos, nos músculos, nas articulações ou nos ligamentos, é necessário agendar uma consulta na clinica de ortopedia, para que o médico avalie o quadro e peça os exames de diagnósticos adequados.

Surgindo um problema relacionado ao sistema locomotor, é necessário realizar fisioterapia posteriormente.

Como é comum a imobilização da parte do corpo que foi afetada, muitas vezes ocorre a atrofia dos músculos, o que gera problemas de movimento e locomoção.

Por isso, a fisioterapia é essencial, ajudando na reabilitação do paciente, com exercícios adequados para o alongamento e movimento do corpo sem causar novas lesões.

Além disso, a fisioterapia é indicada para o tratamento de dores musculares, que podem surgir por alguns problemas de saúde. A fisioterapia para coluna é indicada para quem possui problemas de hérnia de disco, por exemplo.

O endocrinologista é responsável pelo diagnóstico de possíveis problemas no funcionamento das glândulas, além de identificar falta ou excesso de hormônios no corpo humano, que podem gerar alguns quadros patológicos.

A grande maioria dos diagnósticos é feita por meio de exames de sangue, que detectam as alterações do funcionamento corporal. Assim, o endocrinologista indica qual o melhor tratamento para solução do problema.

Para os atletas, surgiu uma especificação interessante, em que o endocrinologista esportivo realiza os exames adequados e conduz o paciente a atingir seus objetivos de emagrecimento ou de ganho de massa de acordo com o esporte praticado pelo esportista.

Neste cenário, o acompanhamento médico se torna parte essencial da vida de qualquer pessoa, já que direciona e indica qual o melhor caminho que uma pessoa deve seguir para manter sua saúde em pleno funcionamento, garantindo assim mais qualidade de vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *