Os cuidados ideais com idosos

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Os cuidados ideais com idosos

Cuidar de idosos é um trabalho que exige esforço mas também é muito gratificante, os profissionais dessa área relatam o carinho e afeto que criam pelos senhores e senhoras.

E assim como qualquer pessoa jovem eles possuem necessidades que vão desde as biológicas até as de beleza, iremos abordar aqui nesse artigo algumas questões dos cuidados ideais com idosos, desde a entrada em um creche até os cuidados da higiene e de beleza.

Creche para idosos

É possível observar claramente o aumento da expectativa de vida no mundo, mas principalmente em relação aos brasileiros. Sendo assim, é preciso criar métodos para atender as necessidades dessa nova terceira idade.

creche de idosos é uma substituição para as casas de repouso, em que os idosos ficavam por tempo integral, diferentemente deles as creches funcionam de forma similar as creches de crianças, onde as pessoas vão por um certo período (normalmente o da manhã), e depois retornam para os seus lares.

Essas creches foram criadas para suprir vários problemas que os idosos tem, como a solidão que é um deles, com os parentes passando a maior parte do dia fora, trabalhando e fazendo suas atividades, eles acabavam passando um grande período do dia sozinhos, isso foi solucionado com a base de convivência dentro da creche.

Outro problema solucionado por esse método é o risco de acidentes, certos idosos não podem circular por grandes áreas sem acompanhamento porque isso pode gerar graves acidentes, em creches existe o cuidador de idosos que funciona como uma espécie de monitor e fica todo o tempo acompanhando as atividades a fim de evitar qualquer tipo de acidente.

As creches são meios para os idosos se conhecerem, realizarem atividades, se exercitarem – afinal o corpo não é mais o mesmo – e ter companhia e monitoramento por um período do dia em que passariam sozinhos geralmente.

Cuidados com higiene e beleza

Certos cuidados devem ser entregues para esses idosos para se criar certa auto estima, como por exemplo o uso de peruca para trazer uma certa “juventude” de volta, e essa é uma coisa muito querida pelos idosos, afinal podem olhar para o espelho e ter um “gostinho” do passado.

Muitas idosas gostam também de se maquiar, passar batom e se divertem fazendo isso juntas. Algumas tem até os modelos de perucas favoritas, como a peruca front lace loira, um tipo muito específico e que traz consigo muito beleza.

Saindo um pouco do ramo da beleza, vamos falar da higiene.

Uma das principais preocupações com os idosos é o tratamento dental, que precisa de bastante atenção principalmente pela maioria deles fazer uso de dentaduras e/ou implantes, que precisam do dobro de atenção para sua fixação e processo de limpeza.

O que é mais procurado nesse ramo é o clareamento dental adesivo pois garantem a posição fixa da dentadura e que não saia ou caia atoa.

Os idosos sofrem particularmente com problema de sensibilidade – que tem histórico de piorar conforme a idade – que deve ser tratado regularmente com procedimentos de limpeza e com alguma pasta específica de combate a sensibilidade.

Fora esses 2 procedimentos os idosos procuram muito o clareamento das suas próteses e/ou dentaduras.

Cuidado com saúde

Esse é um ponto crucial quando falamos de cuidados com idosos. Eles normalmente tomam remédios com horários controlados e precisam ser lembrados, e em alguns casos é preciso dar o medicamento sob supervisão.

Devido ao avanço da idade vão surgindo várias complicações que precisam ser tratadas de alguma forma, o não acompanhamento de certos tratamentos tendem a piorar a situação, fazendo com que a doença piore com o passar do tempo.

Por isso é imprescindível um controle minucioso de cada medicamento.

O mais recomendado é que sempre tenha alguém próximo para acompanhar o medicamento, principalmente porque os problemas de memória são muito comuns e eles podem acabar tomando o mesmo medicamente mais de uma vez fora do período, o que também oferece um risco grave dependendo do remédio. Fora isso é preciso dar certa atenção em alguns quesitos, como:

  • Dieta:

  • Atividade física:

  • Estrutura física;

  • Estrutura mental;

 

É importante se atentar a tudo isso para ter diagnósticos mais precisos para as consultas, que devem ser feitas regularmente.

Como vimos, os idosos precisam de várias atenções muito específicas, mas é possível analisar e responder a essas necessidades de forma eficaz.

É preciso entender se o idoso possui condições de realizar as atividades em uma creche ou se ele tem a necessidade de alguém presente de forma mais próxima para acompanhar mais de perto as atividades, medicamentos e higiene.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *