Os benefícios dos exercicios a saúde e boa forma

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Os benefícios dos exercicios a saúde e boa forma

Praticar esportes ou qualquer atividade física é muito importante para a saúde e bem estar do homem. Independentemente da idade, os exercícios contribuem e muito para o desenvolvimento físico e até mesmo o mental de todas as pessoas.

Os benefícios são muitos, dentre eles é possível citar:

  • Fortalecimento dos ossos e músculos;
  • Melhoria do condicionamento cardiorrespiratório;
  • Redução de riscos à doenças;
  • Redução de estresse;
  • Aumento da expectativa de vida;
  • Aumento da autoestima;
  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Melhoria do humor.

Além desses benefícios existem muitos outros. Em relação as doenças é possível citar a diabetes, hipertensão, osteoporose e fibromialgia.

Mesmo tendo tantos benefícios, o Brasil ainda possui um alto índice de pessoas que são sedentárias e que sofrem com o sobre peso ou até mesmo obesidade, que desencadeia diversas outras doenças.

Por isso, é importante conhecer os benefícios e quais são as características de cada atividade ou treino para ter o interesse em se exercitar ou até mesmo realizar de forma correta e evitar assim acidentes.

Funcional para a saúde

O treinamento funcional, tem sido cada vez mais recorrente dentro das academias e demais locais que são praticas atividades físicas.

Isso porque esse treino visa realizar atividade que simplifiquem as tarefas que precisam ser realizadas no dia a dia, ou seja, visa melhorar a capacidade funcional das pessoas para que seja mais simples desenvolver as atividades do cotidiano.

Por isso, vem sendo praticada e atraindo muitos adeptos, melhorando padrões de de movimento, resistência, postura, força e flexibilidade, além de contribuir e muito com a perda de peso.

Como os exercícios tem o objetivo de melhorar o dia a dia de seus praticantes, os exercícios variam de acordo com a idade e características de cada pessoa.

treinamento funcional para idosos terá um ritmo, equipamentos e elementos para auxiliar na sua atividade diferentes das pessoas de outras faixas etárias.

A intensidade também é algo que será dosado uma vez que a terceira idade apresenta características que são diferentes e por isso precisam ser respeitadas para que os exercícios tenham os efeitos corretos.

O mesmo ocorre no treinamento funcional para crianças, cada faixa de criança tem suas características de desenvolvimento e limitações que precisam ser respeitadas para não gerar traumas ou danos à saúde. Mas, respeitando o tipo físico e as características de cada aluno o treino funcional é uma atividade que permite ser praticada por todos.

Benefícios do pilates à saúde

Outra tendencia dentro do universo dos exercícios e atividades físicas é o pilates. Sendo uma atividade que tem como objetivo o controle dos músculos do corpo.

Devido a sua crescente prática entre as pessoas e seus respectivos benefícios, esse exercício tem sido tratamento recomendado por médicos, fisioterapeutas e psicólogos.

O pilates beneficios são muitos, entre eles o fortalecimento dos músculos, alivia as tensões, contribui na prática de outras atividades físicas como corrida e caminhada, melhora a postura e mobilidade articular. Também sendo um exercício bem versátil o pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Assim como o funcional o pilates demanda de conhecimentos e técnicas específicas, por isso, o instrutor não pode ser qualquer profissional e sim por aqueles que possuem o conhecimentos específicos.

Para isso há curso de pilates em São Paulo e demais locais que ensinam não apenas as práticas corretas, mas também a filosofia do pilates que serve como um método de meditação e auto conhecimento para algumas pessoas.

Além dessas duas tendencias, há outros treinos que são desenvolvidos e realizados pelas pessoas com intuitos e objetivos diferentes.

A maioria das pessoas buscam pelo treino para emagrecer, mas há também para definir e tornear os músculos, melhorar o condicionamento, adquirir massa muscular e assim por diante.

O importante é desenvolver o habito de praticar exercícios para aprimorar e sempre melhorar a saúde e bem estar.

Alem disso, os treinos são realizados para melhorar a postura corporal das pessoas e também ajudar para contribuir com melhora das pessoas, por isso há exercícios que são direcionados para determinadas áreas do corpo. Há exercícios para os braços, pernas e exercícios para coluna.

É importante ressaltar que todas as atividades precisam ser realizadas com a supervisão de um profissional para que as atividades sejam realizadas de forma correta sem que ocasione em prejuízos a saúde de seus praticantes.

 

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