Os benefícios da prática de atividades físicas

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Os benefícios da prática de atividades físicas

É comprovado! Praticar atividades físicas faz muito bem ao nosso organismo como um todo. Desde os nossos músculos e ossos até o nosso sistema nervoso.

Estamos cercados de notícias que dizem que fazer exercícios regularmente melhora o estresse, emagrece, diminui a ansiedade, controla o colesterol e auxilia na melhora do sono.

E não importa se esses exercícios são feitos por meio de aparelho de ginástica ou sem nenhum material: todos são bem vindos.

Por sinal, o ditado “corpo são, mente sã” faz todo o sentido, já que esse tipo de atividade diminui o nervosismo do dia a dia.

É que, enquanto praticamos exercícios físicos, nosso corpo libera endorfina, que é o hormônio do bem-estar.

Além disso, a endorfina também funciona como analgésico natural contra dores e desconfortos. Por isso, trouxemos alguns exercícios para detalharmos suas vantagens.

1. Os benefícios de fazer pilates

Uma das maiores tendências dentro do mundo dos exercícios físicos é o pilates. Ele explodiu faz pouco tempo e une exercícios de alongamento com fortalecimento muscular.

Normalmente, é feito em aparelhos específicos, mas pode ser realizado em qualquer local, desde que haja um profissional de acompanhamento.

Além disso, o pilates também ajuda a emagrecer, que é o objetivo de muitas pessoas que procuram atividades físicas.

Outra vantagem proporcionada pelo pilates é o melhoramento da postura. Por conta dos exercícios de alongamento, problemas na coluna e no pescoço causados pela má postura são tratados. Em consequência disso, o corpo sente os benefícios até mesmo na hora de dormir.

Com a musculatura mais relaxada, dores e desconfortos diminuem e o dia a dia fica melhor. Aliás, essa atividade pode ser feita por qualquer tipo de pessoa. Assim, existe desde curso de pilates para gestantes até aulas para pessoas idosas.

2. Por que fazer dança?

Ah, a dança! Considerada como um dos exercícios mais prazerosos para se praticar, a dança é uma das opções mais fáceis.

Isso porque, no Brasil, não é difícil achar aulas dessa modalidade. Quase todos os tipos são fáceis de encontrar, desde danças da salão até danças contemporâneas.

Além do bem-estar que essa atividade proporciona, a dança também auxilia na coordenação e na postura, além de ajudar no emagrecimento.

O fortalecimento da musculatura, principalmente das coxas, abdômen, glúteos e braços, também é uma realidade para quem escolhe esse exercício. Mas não é só no corpo que a dança atua.

A liberação de endorfina por meio da dança melhora o humor das pessoas. Assim, existem diversos estilos de dança para quem quer escolher essa opção:

  • Aula de tango;
  • Zumba;
  • Ballet;
  • FitDance;
  • Dança do ventre;
  • Danças de salão;
  • Entre outras.

3. Hidroginástica emagrece mesmo!

Sabe aquela ideia de que hidroginástica é um exercício leve e que não leva ao emagrecimento? Isso é um mito. A hidroginástica é um exercício que traz muitos benefícios para quem a pratica.

Por ser uma atividade aeróbica, trabalha muito com repetições e de forma ritmizada. Assim, atua diretamente no fortalecimento dos músculos e no emagrecimento.

Fazer hidroginástica para emagrecer é incrível, mas essa atividade tem ainda outras diversas vantagens, como melhoramento de doenças nas articulações (como artrite) e aumento da resistência da musculatura.

Além disso, contribui com a flexibilidade e da disposição diária, relaxamento e melhoramento da resistência física. Sendo assim, ela pode ser feita por pessoas de qualquer idade.

4. As artes marciais são muito boas para o organismo

Além das danças, alongamentos e academia, artes marciais também entram no hall de exercícios físicos que trazem muitos benefícios para o organismo.

Inclusive, existem tantas modalidades nesse meio que é possível escolher a que mais combina com quem vai praticar. Fazer luta melhora a flexibilidade corporal e a coordenação motora, assim como a dança.

Porém, uma diferença que as artes marciais trazem é o aumento da agilidade. Com ela, os sentidos ficam mais atentos e o corpo responde mais rápido aos comandos.

Além disso, a luta trabalha a noção de autocontrole e disciplina, o que pode ser ótimo para o dia a dia. É por isso que é um exercício muito indicado para adolescentes e crianças.

Com todos esses benefícios expostos, fica fácil decidir que tipo de exercício escolher. Mas é importante lembrar, sempre, de ter acompanhamento profissional e, caso o intuito seja o emagrecimento, combinar isso com uma dieta bem feita e planejada é o ideal.

 

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