Os benefícios à saúde trazidos pela prática de exercícios diários

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Os benefícios à saúde trazidos pela prática de exercícios diários

Os benefícios dos exercícios físicos para pessoas com problemas de saúde são vários, proporcionando maior qualidade de vida.

Pessoas com pressão alta, com problemas de obesidade, ou com doenças relacionadas aos sistemas muscular e ósseo podem obter melhorias em seu quadro, auxiliando na perda de peso e no fortalecimento dos músculos.

Por isso, a prática diária de uma atividade é recomendada para todas as pessoas, que colhem mais do que um corpo bonito, alcançando uma vida mais ativa e sadia.

Atualmente, é possível encontrar diversas modalidades esportivas e grande variedade de atividades físicas, não sendo difícil escolher o que mais agrade o praticante. Desse modo, não há desculpas para adiar uma rotina de vida mais saudável.

Quadros de saúde e recomendações médicas

Alguns quadros de saúde são bastante comuns, tais como a pressão alta, a obesidade, os problemas de coluna, a diabetes e outros tipos de diagnóstico.

Uma alimentação regrada, com refeições balanceadas, já promove uma grande melhoria no quadro da pessoa, além de ser um requisito obrigatório em muitas situações.

As pessoas que possuem hipertensão, por exemplo, precisam manter uma alimentação livre de sódio, já que o sal é um dos componentes que causam o aumento da pressão arterial.

A prática de atividades físicas, como a musculação para hipertensos, é recomendada desde que os exercícios sejam feitos com uma carga moderada e de maneira gradativa, sempre contanto com a supervisão de um profissional habilitado.

Geralmente, os exercícios aeróbicos são os preferidos pelos hipertensos, pois possuem uma ação hipotensora, causando a queda da tensão arterial.

Pessoas que possuem problemas no sistema ósseo e muscular, como os quadros de dor constante na coluna e em outras áreas do corpo, podem utilizar exercicios de alongamento para promover o alívio do desconforto.

Outra modalidade muito utilizada para tratar dores musculares é o pilates, método que auxilia no controle e na consciência corporal, com exercícios realizados em equipamentos específicos ou com o uso de acessórios, tais como a bola suíça, os colchonetes, os halteres e de outros tipos.

Profissionais da área de fisioterapia ou de educação física podem obter a formação em pilates posteriormente, atuando em áreas da saúde e de fortalecimento muscular.

A alimentação balanceada em conjunto com uma vida mais ativa promovem melhorias para a vida das pessoas, independentemente do estado de saúde em que se encontram.

Por isso, é importante escolher uma modalidade esportiva agradável, sendo fundamental para uma vida mais saudável.

Modalidades esportivas encontradas em academia

As academias oferecem cada vez mais tipos de aulas, de modo a atrair diferentes tipos de público das mais diversas faixas etárias.

Assim, é comum encontrar na grade horária desses espaços várias modalidades, tais como:

  • Artes marciais;
  • Aulas de musculação;
  • Aulas aeróbicas;
  • Aulas de dança;
  • E outros tipos de aulas.

As artes marciais são um tipo de esporte em que se trabalha, simultaneamente, conteúdos teóricos e práticos, sendo uma atividade de disciplina e que promove vários benefícios.

Com grande variedade de movimentos, esse tipo de atividade proporciona alto gasto calórico, auxiliando no controle do peso corporal e servindo, inclusive, como uma técnica de defesa, muito indicada para mulheres.

As aulas de musculação, realizadas em aparelho de ginástica ou com o uso de acessórios tais como halteres ou tornozeleiras com peso, são importantes para o fortalecimento muscular e para obter ganho de massa muscular, tonificando o corpo como um todo.

As aulas aeróbicas compreendem atividades tais como corrida, caminhada, ou aulas de bicicleta. Essas atividades aumentam a resistência corporal e também promovem grande gasto calórico.

Aulas de dança também são enquadradas na categoria de aeróbicas, já que combinam os movimentos com o alongamento do corpo e melhoram o condicionamento físico.

Aula de zouk, de zumba, de gafiera, de samba ou de outros estilos musicais são facilmente encontradas nas grades horárias de academias ou de escolas especializadas em danças.

Visando atingir um maior número de pessoas, as academias investem na compra de equipamentos para modalidades específicas de atividades esportivas, agradando aos alunos, que podem realizar os diferentes tipos de aulas disponíveis.

Desse modo, é possível estabelecer uma rotina diária com variedade de atividades, tornando-a mais agradável.

Em conjunto com uma alimentação mais saudável e equilibrada, a prática do esporte se torna mais prazerosa, não somente aumentando a qualidade de vida a curto prazo, mas colaborando para uma vivência mais longa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *