Ômega 3 potencializa os efeitos do exercício físico?

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Ômega 3 potencializa os efeitos do exercício físico?

Não é novidade para ninguém que o exercício físico é o melhor remédio para cuidar da saúde. Uma necessidade em nossa sociedade, além de conseguir incentivar a prática regular de exercício, é também conseguir com que as pessoas se alimentem de uma forma mais saudável. 

É nesse ponto que o ômega 3 é um dos nutrientes de maior destaque atualmente. Pois essa gordura apresenta dois pontos muito importantes: o primeiro são seus diversos benefícios à saúde e o segundo é por se tratar de um nutriente não consumido em quantidades adequadas pela população em geral. 

Apesar do ômega 3 estar presente em muitos alimentos, a suplementação é amplamente recomendada.

Veja esse vídeo da nutricionista e mestre em ciências, Dra. Priscila Gontijo para saber mais sobre o nutriente e os seus benefícios: Ômega 3 | O que é, para que serve e benefícios

Agora que você já sabe mais sobre o ômega 3, veja quais são os benefícios de suplementar ômega 3 e realizar exercícios físicos para mulheres.

Suplementação de ômega 3 e exercício para emagrecimento 

A prevalência de sobrepeso e obesidade é uma realidade mundial. E, como já apresentado, o benefício anti-inflamatório da suplementação de ômega 3 é relacionado a perda de peso de forma indireta. 

Agora, quando é realizado a suplementação de ômega 3 associados ao exercício físico em mulheres com sobrepeso, os ganhos são incontestáveis. 

Um estudo recente de 2016, avaliou o efeito da suplementação de ômega 3 em 50 mulheres com sobrepeso. Essas mulheres foram divididas em dois grupos, um grupo suplementou ômega 3 diariamente por 8 semanas mais a prática de exercícios, enquanto o outro grupo realizou os mesmos exercícios sem a suplementação. 

A suplementação com cerca de 3g de ômega 3 ajudou as mulheres que realizaram o exercício a emagrecer mais do que aquelas que só fizeram o exercício. 

Como resultados essas mulheres que suplementaram ômega 3 conseguiram uma redução da circunferência abdominal e da cintura. Além de terem melhorado seu desempenho no exercício. 

Então, de acordo com esses resultados, o suplemento de ômega 3 associado a exercícios em mulheres com sobrepeso, também é uma estratégia relativamente simples, barata e com muitos outros benefícios à saúde. Sendo amplamente recomendado por profissionais da área da saúde para um bom estado de saúde. 

Benefícios do ômega 3 e exercício para mulheres mais velhas

Para as mulheres, a questão de saúde costuma ter um peso além do saudável ou não saudável. Pois, infelizmente, os padrões estéticos e de juventude eterna ainda são cobrados pela sociedade. 

Apesar de muitas vezes ser algo imposto, também é uma questão de auto estima e bem estar que pode fazer toda a diferença para a saúde. Se sentir bem ao realizar procedimentos estéticos e conseguir a aparência desejada é um ganho inestimável para a auto estima e bem estar.  

E não é novidade para ninguém que o exercício é o melhor remédio para a saúde do organismo. Tanto para a estética do corpo, metabolismo e também para a auto estima.

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores testou a suplementação de ômega 3 e a realização de exercícios aeróbicos. Nesse estudo mulheres com faixa etária de 60 anos suplementaram 2g de EPA + 1g de DHA por 12 semanas. 

Além da suplementação, realizaram exercícios regulares em bicicleta por 30min diários. Nesse estudo, o objetivo era observar se as mulheres iriam conseguir driblar os efeitos do envelhecimento, e a resposta foi SIM. 

O ômega 3 associado ao exercício aumentou o gasto energético durante o exercício e também em repouso, auxiliando no emagrecimento e na redução da gordura corporal das mulheres. Além de melhorar os parâmetros sanguíneos, como a redução de 29% dos triglicerídeos quando comparadas ao grupo de mulheres que não recebeu o ômega 3. 

O ômega 3, portanto, se mostrou eficiente em melhorar a saúde e aparência em mulheres mais velhas, o qual já sabemos que para esse público também é capaz de aliviar alguns sintomas da menopausa. Além de ser ainda mais relevante quando associado a exercícios físicos. 

Suplementação de ômega 3 para diminuir as dores nas articulações

É comum encontrar na população como todo, uma grande prevalência de artrite reumatóide. Que é uma doença nas articulações de caráter inflamatório. 

As dores que envolvem a artrite reumatóide são um grande limitante para a prática de exercícios e também uma das maiores causas de afastamento do trabalho. 

Pesquisadores recomendam algumas condutas nutricionais que denominam ser um estilo de vida ideal que consiste em 3 pontos: 

1- Dieta mediterrânea: esse tipo de dieta é caracterizada como uma dieta com baixo teor de gordura e sódio, rico em frutas, vegetais e também grãos integrais e sementes, além de evitar o consumo de alimentos industrializados.

2- Exercícios físicos: Exercícios aeróbicos leves, ou com a supervisão de um profissional da área da saúde qualificado como educador físico ou fisioterapeuta são extremamente positivo para melhorar o panorama de dores. Portanto, vença o medo e inicie o quanto antes sua rotina de exercícios, que é garantia de melhora das dores. 

3- Suplementação de ômega 3: uso de suplementos ajuda a equilibrar a dieta e diminuir a inflamação corporal em diversos tecidos, inclusive na região das articulações.

Cuidados para escolher um ômega 3 de qualidade 

Claro que não é qualquer ômega 3 que irá promover resultado. É necessário um ômega 3 de qualidade e confiável. Veja, a seguir, um vídeo sobre como escolher um ômega 3 de qualidade: Como verificar a segurança dos suplementos de ômega 3?

Uma boa marca de suplemento de ômega 3 deve apresentar laudos técnicos comprovando a livre contaminação por metais pesados, além da comprovação da concentração de EPA e DHA (tipos de ômega 3) descritos no rótulo. 

E ainda é fundamental a concentração mínima de 1000mg de EPA + DHA em duas cápsulas. 

Qual a melhor marca de ômega 3 no mercado?

Tendo como base um comparativo das melhores marcas do mercado que considerou os critérios sobre a qualidade e segurança dos suplementos de ômega 3, o ômega 3 Vhita é considerado o melhor suplemento de 2018 e 2019. 

O ômega 3 Vhita apresenta todos os pré requisitos de qualidade, e também é uma empresa 100% transparente. Pesquisamos sobre a empresa Vhita no “Reclame aqui” e a marca não possui nenhuma reclamação nos últimos 6 meses.

Enquanto todas as outras empresas analisadas apresentam algum tipo de reclamação nesse mesmo período.

Não descuide da sua saúde. Sempre que buscar por um suplemento alimentar, seja para melhora da saúde ou estética, busque por um suplemento que comprove a qualidade e também apresente comprovações científicas de seus resultados.

Texto desenvolvido em parceria com as nutricionistas do Blog Vhita. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *