Itens relevantes para asilos

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Itens relevantes para asilos

A tendência global do envelhecimento da população chegou ao Brasil: em 2015, havia cerca de 24 milhões de brasileiros com mais de 60 anos.

A projeção para o ano 2050 é que chegue a 64 milhões. Tudo isso é possível graças ao avanço da tecnologia médica, que tem prolongado a expectativa de vida das pessoas, fazendo com que a população, de modo geral, possa envelhecer.

Isso, junto à queda na taxa de natalidade, tem tornado as famílias menores, mas encarregadas de cuidar de parentes idosos por mais tempo.

Por conta disso, boa parte delas recorre aos asilos, locais onde não apenas há a companhia de outras pessoas de idade, como, também, profissionais da área de saúde prontos para suprir suas necessidades.

Como tais estabelecimentos ficam encarregados do bem-estar de seus moradores durante boa parte do tempo, é de se imaginar que sua administração seja complexa.

Além de contar com empregados qualificados e de confiança, é preciso que haja certos produtos adequados para realizar as tarefas cotidianas no local. Confira alguns deles a seguir:

 

  1. Cama hospitalar

Boa parte das famílias opta por enviar seus entes queridos de idade a asilos quando seu estado de saúde de deteriora de uma forma tal que é preciso contar com ajuda profissional 24 horas por dia.

Deste modo, investir na compra ou aluguel de cama hospitalar é algo de primeira necessidade para estes estabelecimentos.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma mobília desenvolvida especialmente para facilitar a realização de procedimentos médicos, mas sem abrir mão do conforto do paciente. Disponível em diversos modelos, podem ser adquiridos tipos como:

  • Cama Fawler com ou sem grades;

  • Cama Fawler com ou sem elevação;

  • Cama motorizada;

  • Cama para acompanhante, a ser usada pelos visitantes.

 

  1. Cadeira de rodas

À medida que a idade chega, é natural que idosos apresentem dificuldade para se locomover. Por conta disso, a cadeira de rodas também faz parte do rol de itens essenciais para asilos.

Assim como no caso da cama hospitalar, há diversos modelos disponíveis no mercado. Entre todos, um dos mais recomendados é a cadeira de rodas eletrica: além de ser empurrada, ela também pode ser movida pelo próprio usuário, por meio de um controle que fica estrategicamente posicionado no braço da cadeira.

Em compensação, seu uso fica inviabilizado para pacientes que têm os movimentos severamente comprometidos.

Este item, entretanto, apresenta uma desvantagem considerável: o custo. Afinal, o cadeira de rodas motorizada preço tende a ser mais alto que o de um modelo regular, que só pode ser empurrado.

Contudo, como asilos costumam precisar de uma quantidade considerável de itens do tipo, é possível negociar o valor junto ao fornecedor, obtendo uma boa economia para o estabelecimento.

 

  1. Armários para material hospitalar

Da mesma maneira que hospitais, asilos costumam demandar uma grande quantidade de material para procedimentos hospitalares e materiais de higiene, como a fralda para adulto.

Para que a rotina de trabalho possa transcorrer sem maiores problemas, é essencial que todos esses objetos fiquem bem organizados: assim, os profissionais poderão encontrá-los com facilidade quando precisarem deles.

A melhor maneira de mantê-los em ordem é guardá-los em móveis adequados para tal, como os armários e os carrinhos projetados para manter material hospitalar.

Além de terem uma estrutura que favorece a organização, tais peças costumam ser fabricadas com materiais que garantem a higiene, como o aço inox: como ele tem uma superfície lisa e livre de ranhuras, ele é menos propenso à acumulação de bactérias.

 

  1. Itens de higiene pessoal

Além de manter os moradores saudáveis, os profissionais que atuam em asilos também costumam ajudá-los com a sua higiene pessoal. Por conta disso, é preciso providenciar itens como fralda geriatrica, sabonetes, shampoos, lâminas de barbear, etc.

Novamente, é possível cortar custos com isso, mas sem abrir mão da qualidade dos produtos usados no estabelecimento: basta comprá-los em grande quantidade, de preferência junto ao fabricante. Assim, ele tem um maior ganho de escala, permitindo que ele pratique um valor mais em conta.

Do mesmo modo, é importante levar em consideração que o organismo dos idosos tem um funcionamento diferenciado.

Por conta disso, recomenda-se preferir produtos neutros, hipoalergênicos e elaborados para peles sensíveis: assim, o risco de que haja reações é muito menor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *