A importância de realizar uma boa manutenção no aparelho auditivo

Seu portal de Saúde e Bem Estar

A importância de realizar uma boa manutenção no aparelho auditivo

Uma das dúvidas que os usuários de aparelhos auditivos possuem, refere-se ao tempo de vida útil da peça. Muitos se questionam:  quanto tempo dura um aparelho auditivo?

A resposta para esta pergunta depende muito da forma como o próprio usuário usa o aparelho. Cuidados básicos com a higiene e com o manuseio, fazem com que o aparelho auditivo dure 5 anos em excelente estado.

Entretanto, na maioria das vezes, o usuário não dá a devida atenção à manutenção de aparelho auditivo, causando assim, danos irreparáveis e a consequente inutilização do equipamento.

É comum que os usuários cometam alguns erros, como esquecer de tirar o aparelho auditivo para tomar banho, deixá-lo cair ou expor o mesmo ao calor do sol, por exemplo, que estragam as próteses.

Por conta disso, é tão importante estar atento aos cuidados com o aparelho. E caso ocorra alguma dessas situações, é importante que você vá atrás de realizar o conserto de aparelho auditivo.

Dicas para cuidar do seu aparelho auditivo

É extremamente importante contar com o conserto do aparelho auditivo, para o bem-estar do usuário. Para evitar danos no aparelho auditivo, é necessário adotar alguns hábitos de limpeza e manutenção preciosos.

Para que somente assim, a vida útil do seu aparelho aumente. No momento de fazer a higiene, é recomendado não utilizar solventes, álcool e outros produtos de limpeza.

Pois, esse tipo de produto danificar bastante o aparelho para surdez. O correto é realizar a limpeza do aparelho auditivo apenas com um pano macio e seco.

Também vale a atenção para estar sempre com as mãos limpas e higienizadas ao manusear o aparelho. Muitos acidentes com aparelhos auditivos, envolvem diretamente as crianças e animais domésticos.

Isso por que o aparelho é programado para emitir um som não percebido pelos humanos, mas perceptível para gatos e cães, o que os atrai.

Já as crianças são curiosas e podem acabar quebrando as peças de aparelho auditivo, sem querer. Outra dica extremamente importante, para proteger o seu aparelho auditivo é mantê-lo o mais longe possível de água.

É recomendado retirá-lo sempre antes de tomar banho, nadar, expor-se a chuva, inclusive, evite deixar o aparelho no banheiro e utilizá-lo com cabelo molhado. A umidade pode ser muito prejudicial ao aparelho!

Os principais modelos de aparelhos auditivos

Separamos uma lista com os modelos de aparelhos auditivos mais comercializados no mercado, especificamos as vantagens de cada um. Confira.

Retroauricular (BTE)

O aparelho auditivo retroauricular, é conhecido como BTE (Behind The Ear), normalmente, utilizado atrás da orelha, configurado com que o som chegue ao conduto auditivo normalmente por meio de um molde.

Feito sob medida, fabricados em acrílico ou silicone. Esse tipo de aparelho é indicado para atender pacientes com todos os tipos de perdas auditivas, desde as perdas mais leves até mesmo, as mais profundas.

O aparelho auditivo retroauricular possui inúmeros benefícios, send confortáveis, resistentes e frequentemente incluem mais recursos. Sua limitação é que podem ser considerados “antiquados”.

Pois, são mais evidentes, porém, são de mais fácil manuseio em comparação aos outros modelos e normalmente possuem uma durabilidade maior.

Microcanal (CIC)

Já o modelo de aparelho auditivo microcanal, é conhecido como CIC (Completely-In-Canal). Sendo um aparelho com tamanho menor, conhecido como um dos mais discretos para os usuários.

É produzido sob medida e ficando inserido no canal auditivo, por conta disso, é bastante recomendado para quem possui restrições estéticas.

Pois, a única parte visível é a ponta do fio de nylon, possibilitando assim, que o paciente remova o aparelho auditivo.

Intracanal (ITC)

Já esse tipo de aparelho, tem como seu diferencial estético o fato de possuir a maior parte da cápsula encaixada dentro do canal auditivo, porém, continuam visíveis na orelha externa.

Além disso, apresenta tamanho maior comparado a os aparelhos com modelo de CIC (microcanal), o que permite a presença de botões para volume e programação.

Estes utilizados de forma opcional. São extremamente indicados para as pessoas com perda auditiva de grau leve a moderada.

Aparelho auditivo oticon

Esse tipo de aparelho é moderno e muito requisitado pelos usuários, pois, é o único do mundo a oferecer conexão com a internet.

Dos diversos benefícios que o aparelho auditivo oticon oferece, é possível destacar a redução do esforço para escutar algo.

Devido a qualidade do sinal, que é muito clara, sem distorções, reduzindo assim, a fadiga auditiva. Recomendado a sua utiliza em shows, eventos esportivos e concertos.

Essa pequena lista, ressalta os aparelhos mais utilizados no mercado. Espero ter ajudado. Qualquer sintoma em seu sistema auditivo, consulte um médico ou especialista!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *