Atividades físicas aliviam as dores

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Atividades físicas aliviam as dores

Muitas pessoas sofrem com dores na coluna, que podem ser ocasionadas por vários motivos (inclusive falta de exercícios) como má postura, hérnia de disco, artrose, trauma, problema muscular ou em algum nervo.

Seja qual for o motivo, a dor na coluna traz muito desconforto e afeta a qualidade de vida e bem-estar. Mas, existem ações que podem acabar reduzindo essas dores, trazendo mais alívio e alegria para o seu dia a dia. Confira!

A prática de exercício física pode te ajudar com as dores

Quem tem dor nas costas sabe o quanto parece difícil se movimentar ou encontrar uma posição agradável. Mas existem exercícios que possuem menor impacto corporal e acabam sendo muito benéficos ao praticante.

Estamos falando de hidroginástica para coluna. A hidroginástica é a prática de exercícios na água, com movimentos dos braços, pernas e quadril.

É importante que você tenha o diagnóstico do seu problema de coluna ao procurar uma academia para que seu exercício possa ser direcionado e acompanhado pelo professor. Os benefícios de praticar essa atividade são inúmeros, confira:

  • Alívio das dores musculares e nas costas;
  • Ajuda a tornear os braços e os glúteos;
  • Melhora a circulação do sangue e sua respiração;
  • Contribui para o aumento da flexibilidade;
  • Permite criar novas amizades, já que as aulas são em grupos;
  • Aumenta sua resistência e força;
  • Contribui para queima calórica e, consequentemente, redução de peso.

Para que seja eficiente, esse exercício deve ser praticado cerca de 3 vezes por semana, mas seguindo recomendações e acompanhamento médico.

Pilates: conhecimento e relaxamento

Além da hidroginástica, outro exercício que pode ajudar na redução das dores de coluna são os exercicios de pilates. O pilates é uma atividade que visa a obter uma melhora muscular, aumentando a flexibilidade, trabalhando a respiração e ainda funcionando como uma terapia.

Uma das vantagens da prática de pilates é que, além de proporcionar o aumento da força ao aluno, ele melhora a postura corporal, respeitando a curvatura natural da coluna.

Além disso, o pilates proporciona mais conhecimento sobre seu corpo, sua elasticidade e flexibilidade, aumentando o prazer em suas atividades cotidianas, como durante as relações sexuais.

Ou seja, esse é um exercício completo, com alivio de tensão, autoconhecimento, relaxamento e alívio das dores. Como essa é uma área que tem crescido muito, existem academias e instituições que oferecem o Curso de pilates.

Ele serve tanto para quem deseja aprender como são os exercícios para praticar em casa, como para quem deseja ensinar.

Além do pilates, outro exercício muito bom é a aula de alongamento. Muitas pessoas começam seu dia estressadas, passam horas em frentes ao computador, depois horas no trânsito e não se alongam.

Isso aumenta as dores de coluna, contrai os músculos, e causa muita tensão. Por isso, existem as aulas de alongamento. Por meio delas, o aluno consegue aumentar sua flexibilidade e dar uma “destravada”. Além disso, alongar aumenta o relaxamento e também ajuda na melhora da postura.

Benefícios da dança

Muitas pessoas acreditam que, por causa das dores na coluna, elas não podem dançar. Mas, cada caso é um caso e a depender da orientação médica, a prática de dança é permitida. Os benefícios da aula dança são inúmeros:

  • Alivia o estresse;
  • Diminui a tensão nos músculos;
  • Ativa a circulação do sangue;
  • Proporciona queima calórica;
  • Reduz a ansiedade;
  • Deixa o paciente mais flexível.

Ou seja, dançar é muito positivo para saúde e traz uma sensação de bem-estar e alegria. Outra vantagem é que, as aulas são em grupo, então você consegue estabelecer novas amizades.

Além disso, há várias modalidades de dança, uma delas é o forró. O ritmo é bem animado e contagiante, proporcionando um momento de alegria e ao mesmo tempo, praticando um exercício que faz bem à saúde.

Além de ajudar a reduzir o peso e fortalecer a musculatura, na Aula de forró, é possível se divertir e diminuir consideravelmente o nível de estresse. Isso melhora até o comportamento e a forma como a pessoa irá se relacionar com as outras pessoas durante o dia a dia.

Independentemente se será hidroginástica, dança ou pilares (ou de repente as 3 atividades), o importante é vencer o sedentarismo, exercitar-se e buscar, na atividade física, um escape para o estresse do cotidiano e das tensões e dores no corpo.

 

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