Tipos de exercícios que podem fazer toda diferença na sua vida

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Tipos de exercícios que podem fazer toda diferença na sua vida

A prática de exercícios oferece diversos benefícios à nossa saúde. Manter-se em movimento e cuidar de nosso corpo é importante para que possamos viver bem e sem problemas graves com nossa saúde.

É possível iniciar a prática de exercícios através de atividades como:

  • Andar de bicicleta;
  • Pular corda;
  • Fazer caminhadas;
  • Alongamentos;
  • Danças;
  • Lutas.

Além de nos deixar mais dispostos, a prática de exercícios nos ajuda a respirar melhor, dormir melhor, ficar de bom humor, o corpo demora mais a ficar cansado e nós conseguimos aproveitar melhor nosso dia.

Todas as pessoas podem praticar atividades e exercícios. Médicos e outros profissionais sempre recomendam que crianças, jovens, adultos e idosos movimentem-se.

Muitas coisas que fazemos em nosso cotidiano vão nos deixando mais fracos, cansados e indispostos com o passar do tempo.

Fumar e beber também prejudicam nossa saúde e nosso corpo começa a não responder bem quando corremos, pulamos ou andamos por muito tempo.

É importante que grávidas também façam exercícios durante a gravidez, a fim de deixar o corpo mais preparado para possíveis dores e deformações que o corpo sofre durante o período de gestação.

Para isso, existem exercícios como caminhadas, hidroginástica e o treino funcional para gestantes.

Praticar exercícios durante a gravidez traz diversos benefícios

A prática de exercícios para grávidas durante o período de gestação auxilia na volta ao peso anterior, alivia dores nas costas, previne e controla doenças como diabetes e hipertensão, diminui o inchaço, melhora a circulação e evita a depressão pós-parto, que pode ser desencadeada devido a inúmeros fatores, podendo ser um deles, a autoestima.

Pensando nisso, o treino funcional para grávidas se baseia nos movimentos naturais que fazemos no dia a dia, como: pular, girar, agachar, empurrar e correr.

As gestantes que fazem os exercícios funcionais adquirem flexibilidade, equilíbrio, agilidade, resistência e condicionamento.

Geralmente, os treinos funcionais são feitos com muita intensidade para que o metabolismo acelere e a gordura seja queimada com mais facilidade, entretanto, quando feito com gestantes, o cuidado deve ser maior a fim de não prejudicar o corpo causando lesões ou dores.

Esses exercícios trazem riscos ao bebê?

Estes exercícios não trazem riscos à gestante e ao bebê, no entanto, é importante que a grávida fale com um obstetra antes de iniciá-los.

É recomendado que eles durem até 40 minutos, tanto para as gestantes que estão iniciando a prática, quanto para as mamães que já praticavam anteriormente.

Além disso, também há a yoga e o pilates para gestantes. O pilates é um tipo de atividade física muito indicada para grávidas por trazer saúde, equilíbrio e conforto.

A prática auxilia na postura, fortalece o cinturão abdominal, reduz dores em geral, qualidade do sono, fortalece os músculos pélvicos, aumenta a resistência física, flexibilidade, respiração, humor e rápida recuperação pós-natal.

A maioria das grávidas sofrem com diversas dores durante a gestação e o parto.

A prática do pilates auxiliará a gestante até mesmo após o parto, pois por ter preparado o corpo, a recuperação pode ser muito mais rápida e agradável tanto ao bebê, quanto a mãe.

Por isso, também é recomendável continuar com a prática mesmo após o período de gestação, para que os resultados sejam significativos.

Mas, é possível frequentar academia?

Também é possível frequentar a academia durante o período de gestação. A prática só não pode ser exagerada e pesada para que não haja lesões durante a gravidez.

Por isso, o uso do aparelho de musculação deve ser diminuído e caso os exercícios sejam mantidos, é importante que alguém esteja por perto para auxiliar com o peso e com a execução correta do exercício.

Caso a gestante não queira frequentar a academia, também é possível comprar algum aparelho e fazer exercícios em casa.

Não é difícil encontrar lojas que façam a venda de aparelhos de academia, pois basta procurar por preços e locais na internet e adquirir o aparelho que seja de sua preferência.

Quais outros procedimentos podem melhorar a vida das gestantes?

Também há a Carboxiterapia nas coxas, é um processo de carboxiterapia que consiste em aplicar injeções de gás sob a pele para remover marcas de celulite, estrias, gordura localizada e também serve para acabar com a flacidez.

O gás age melhorando a oxigenação e a circulação celular dos tecidos. Desta forma, quando aplicada nas coxas, ela ajuda a remover as marcas de estria que, normalmente, as grávidas adquirem durante a gestação.

É comum ter estrias, pois a pele estica e em seguida volta ao normal, fazendo com que as marcas apareçam no corpo. Entretanto, muitas mulheres não gostam das marcas e fazem o tratamento de carboxiterapia para removê-las.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *