Escolhendo o melhor modelo de cadeira de rodas

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Escolhendo o melhor modelo de cadeira de rodas

Escolher uma cadeira de rodas não é algo muito simples. Nela, o usuário permanecerá por boa parte de seu dia, onde irá aos lugares em que deseja e é nela que enfrentará a rotina do dia-a-dia, o que inclui os percalços causados pela falta de acessibilidade que é comum nas cidades brasileiras.

Uma cadeira de real qualidade, precisa oferecer ao operador o maior conforto possível, além da facilidade em seu controle e resistência aos naturais problemas diários.

Neste texto, iremos abordar um pouco mais sobre os aspectos que necessitam ser considerados antes de ser feita a escolha da cadeira de rodas ideal.

Recomendo que continue sua leitura e venha descobrir como fazer a melhor escolha tanto para assegurar o conforto como a segurança durante o dia a dia.

Escolhendo a melhor cadeira de rodas

Como já mencionado acima, uma cadeira de rodas não é simplesmente um acessório, é um item de alta importância. Para aqueles que a usam durante o dia inteiro, a cadeira se torna um tipo de extensão do corpo.

Dito isso, é necessário que se invista um tempo considerável nas etapas de escolha da cadeira. A cadeira escolhida, caso não seja a adequada, pode causar desconforto ao usuário ou mesmo apresentar desempenho inseguro causando danos ao corpo daquele que a utiliza como problemas posturais, escaras, dores diversas e etc.

Deve-se encarar esta escolha como um investimento e não como um dispendioso gasto. Ela necessita ter componentes de qualidade, como um assento confortável, aros de alta resistência e também que possua Pneu para cadeira de rodas da mais alta performance.

Vale mencionar aqui, que existe a opção do Aluguel cadeira de rodas, que é muito indicado para aquelas pessoas que estão em uma situação temporária de limitação motora. Um ótimo serviço a ser considerado por oferecer as melhores marcas, das mais altas qualidades ao cliente que opte por esse serviço.

Vamos ver agora, alguns modelos existentes de cadeiras de rodas para ajudá-lo a escolher a melhor, tanto para a compra como o para Aluguel de cadeira de rodas.

Cadeira monobloco e dobrável em X

Quando falamos os nomes acima, nos referimos aos tipos de fechamento que elas possuem.

As opções que são dobráveis em x, tem como função e objetivo, reduzir as dimensões laterais do item, para que se possa facilitar o transporte ou então na acomodação nos períodos em que ela não se encontra em uso.

Já a chamada monobloco é a que possui seu fechamento em formato de L (pelo rebatimento do encosto sobre o assento), fazendo com que a altura da mesma seja devidamente diminuída.

Mesmo que o item central que diferencia os modelos seja o fechamento, há algumas particularidades em cada, relacionados ao custo-benefício.

É muito indicado que se pense com atenção no conceito funcional do modelo e o grau de mobilidade que o usuário apresenta. Podemos dizer que, quanto mais alto a avaliação de funcionalidade, maior será sua demanda.

De modo superficial, o peso que a cadeira apresenta é um fator importante. Precisamos frisar que as cadeiras monoblocos tendem a ser mais leves que as com dobragem em X, mas podem haver variações.

Cadeira motorizada

Muitos dos que apresentam deficiências motoras, optam pela utilização da cadeira de rodas motorizada, devido aos referentes graus de comprometimento de controle de mobilidade.

Esse item é essencial para dar ao usuário uma maior independência locomotiva, já que com o motor a cadeira pode se locomover onde o usuário quiser ser que necessariamente alguém o ajude ou mesmo que necessite utilizar de sua força e energia para poder empurrar a cadeira.

Basicamente, são constituídas dos componentes:

  • Motor;

  • Transmissão;

  • Freios;

  • Controle.

Para além dos modelos de cadeiras, vale citar alguns aspectos adicionais. Vamos ver alguns abaixo.

Almofada

Almofada de água e outras opções existentes no mercado, são itens para aqueles usuários de cadeiras de rodas que buscam por um conforto maior que o assento original oferece. Afinal, passar boa parte do dia não é algo tão simples.

Dentre as opções existentes, temos a já citada almofada de água, almofadas de gel e as de espuma, essa que com o passar do tempo necessitará da troca do enchimento para almofada.

Além do conforto, a almofada auxilia no bem-estar do cadeirante, ao evitar possíveis danos que podem ser causados pela posição constante e material com que são feitos os assentos das cadeiras.

Acima de tudo, esse é um momento importante e deve ser considerado com seriedade, afinal, é o tipo de equipamento que passará junto do usuário por um bom período do seu dia-a-dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *