Equipamentos indispensáveis nas clínicas médicas e hospitais

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Equipamentos indispensáveis nas clínicas médicas e hospitais

Quando estamos falando do segmento da saúde é importante se atentar para uma série de detalhes relacionados com a utilização dos equipamentos que fazem parte do cotidiano da realização de diagnósticos e exames diversos. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre os itens que são aplicados nesse contexto.

No artigo que você acompanha adiante, confira mais informações sobre alguns dos utensílios mais fundamentais para o fornecimento de diagnósticos precisos e também para o auxílio na realização de exames.

Parapodium

O chamado parapodium é um dos equipamentos mais importantes quando o assunto é saúde e bem-estar, especialmente para as crianças.

Isso porque ele é de uso infantil e serve para a manutenção da postura correta das crianças. Além disso, serve também para a garantia de que a postura seja mantida de forma simétrica, o que garante a integridade dos tecidos.

Crianças que possuem patologias neurológicas, por exemplo, necessitam e muito da ajuda fornecida por esse equipamento, pois a manutenção da postura é muito importante e pode ser difícil nesses casos. Por isso, são variadas as vantagens provenientes do uso do parapodium, entre elas o fato de que ele proporciona uma imagem corporal muito mais precisa.

Além disso, podemos destacar também:

  • Auxílio no sistema respiratório;
  • Auxílio no sistema circulatório;
  • Auxílio no sistema digestivo;
  • Desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Captação de cálcio pelo tecido ósseo;
  • Formação do acetábulo.

O parapodium preço pode variar de acordo com uma série de fatores. Vale lembrar que a relação custo-benefício de excelência é sempre a mais indicada, mas é importante se manter atento quando estamos falando de itens utilizados para a recuperação e o tratamento das pessoas, pois qualquer negligência ou falta de qualidade pode gerar consequência graves.

Monitores

Outro equipamentos de extrema importância é o monitor multiparamétrico, que mostra, de modo simultâneo, a frequência dos batimentos cardíacos com:

  • Traçado do eletrocardiograma;
  • Capnografia;
  • Saturação de O2;
  • Pressão arterial;
  • Temperatura do corpo;
  • Frequência respiratória.

Sendo assim, estamos falando de um aparelho altamente complexo e que consegue auxiliar de forma extremamente resolutiva no contexto diário dos profissionais da saúde. O monitor pode ser configurado pela equipe médica de acordo com as demandas da intervenção e é ideal para os enfermeiros e demais profissionais da área que conhecem seu manejo.

Além disso, o monitor cardíaco hospitalar também é indispensável, pois ele age apontando a frequência dos batimentos de modo a medi-los e controlá-los durante a prática de uma atividade física. Assim, é possível ter conhecimento preciso e quantitativo do esforço empreendido no exercício realizado.

Inaladores

Quem nunca precisou de inaladores para recuperar-se, não é mesmo?! Ideal para momentos em que a sinusite ou demais doenças que afetam as vias respiratórias e as tornam entupidas, dentre outras situações, o inalador é um dispositivo extremamente tradicional e que está presente não só nos hospitais e nas clínicas médicas como também nas residências.

Seu uso tem como finalidade, em muitos casos, realizar a administração de medicamento que devem ser enviados através dos pulmões para o seu organismo, garantindo benefícios para quem faz tratamento de asma, por exemplo, ou de patologias como a doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida como DPOC.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre os inaladores e os nebulizadores, Por isso, vale a pena esclarecer que todo nebulizador é um tipo de aparelho destinado à inalação de medicamento ou do simples vapor, que já pode realizar uma grande transformação nas vias respiratórias por meio de sua aspiração quando ainda bem quente.

Já os inaladores podem se dividir em diferentes grupos, sendo um deles o dos nebulizadores.

Esfigmomanômetro

Com um nome complexo, o esfigmomanômetro é um aparelho de pressão muito comum que consiste em um sistema de compressão da artéria braquial.

Muitas pessoas já foram submetidas a esse aparelho. São aqueles itens que circuncidam nossos braços enquanto os médicos, com o auxílio do estetoscópio, realizam a ausculta para a verificação da pressão.

O mais importante quando estamos falando da aplicação de itens no segmento da saúde é a garantir de aparelhos devidamente limpos e esterilizados, evitando contaminações diversas.

Além disso, é importante também se atentar para o uso de materiais descartáveis e que ajudam de forma direta na promoção de mais conforto a paciente em diversas situações, como é o caso do algodão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *