Equipamentos de laboratório que você não conhece

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Equipamentos de laboratório que você não conhece

Diariamente fazemos diversas coisas ou passamos por lugares, como hospitais e laboratório de exames para que nossas necessidades sejam atendidas e possamos saber como anda nossa saúde.

Mas por trás de todos esses exames, existe um universo de maquinários e ferramentas usados para gerar todos os tipos de resultados e reações para que podemos no final, entender o que está escrito no papel dos resultados.

Mas, você sabe que tipo de produtos e materiais são utilizados por essa área da saúde para descobrir doenças, infecções e todos os outros tipos de enfermidade que podemos ter? Pois quem não é desse segmento, muitas vezes não faz ideia de como tudo isso é produzido.

Mas caso você tenha curiosidade ou queira tirar alguma dúvida, acompanhe este artigo, pois falaremos sobre alguns equipamentos de laboratório que são usados diariamente por especialistas da área. Acompanhe o texto e saiba mais.

Itens utilizados em laboratórios que você nunca ouviu falar

Micrótomo – Esse aparelho produz cortes microscópicos em diversas espessuras. Pode variar entre 1 a 10 UM (micrômetros). Esses tipos de cortes são feitos em amostras de material e tecidos biológicos, e são trabalhados em blocos de parafina para poderem ser analisados por um microscópio.

Hoje existem dois tipos de micrótomos, o cilíndrico e o rotativo, e falaremos um pouco mais sobre eles a seguir.

micrótomo manual cilíndrico é produzido por aço inox e possui uma lâmina feita de vidro, com um clipe em seu interior para poder fixar o material e inseri-lo mais facilmente no produto.

Com isso, uma base é rodada até aumentar gradualmente no cilindro para maior visualização. Quando movemos a faca após ter dado o zoom na máquina, as incisões são feitas em películas finas em até 10 UM.

Já o rotativo possui uma navalha fixa em uma máquina, um porta-objeto móvel. Essa máquina manual possui um volante e um local para aplicar uma navalha e a parafina com os tecidos para que sejam cortados.

Com ela é mais fácil posicionar os objetos e deixá-los da melhor maneira para o corte. Assim todo o material entrará totalmente em contato com a navalha e deixará os cortes homogêneos.

Os dois podem ser utilizados e sua grande diferença é que o rotativo possui uma parte mecânica mais precisa que a cilíndrica e possui cortes mais precisos, mas o uso de cada um vai com necessidade do especialista.

Criostato preço (a consultar) –  Esse dispositivo é utilizado para manter a continuação de baixas temperaturas criogênicas de todas as amostras que foram montadas dentro dele mesmo.

Diversos métodos de refrigeração podem ser usados para esse aparelho, mas todos devem usar banho de fluido criogênico.

Ou seja, é uma câmera frigorífica que faz com que os produtos biológicos fiquem em temperaturas necessárias para sua sobrevivência.

Essa máquina proporciona:

  • Mais tempo de duração de materiais biológicos
  • Refrigeração e proteção
  • Mais espaço de armazenamento
  • É totalmente inteligente

Ela trabalha com um painel de controle que é programado da melhor forma e preferência de cada funcionário e muito confiável em sua função.

Becker de vidro – É um recipiente muito usado em laboratórios, com uma única e essencial função: trabalhar com líquidos e fluídos.

Ou seja, todos os experimentos, reações e soluções são utilizados neste material e preparados para uso. A maioria é feita de vidro, plástico e metal, e devem ser resistentes ao calor para que não estourem ou se degradem.

Mas o mais usado é o copo Becker preço (a consultar), pois é resistente, possui diversas capacidades e ajuda na melhor visualização da mistura que está sendo desenvolvida pelo químico, físico ou outro profissional da área.

Esse produto possui um bico na superfície de sua borda que indica que é um recipiente usado aberto para suas soluções. Mas quando necessita ser fechado é possível aplicar um plástico ou tampa flexível.

Pipeta – É um material que mede e transfere volumes líquidos para locais selecionados, tanto para o becker quanto para outros recipientes quando necessário.

Itens biomédicos

Esses são somente alguns materiais usados diariamente em laboratórios por químicos, físicos, biomédicos, entre outros.

Eles com todo seu conhecimento, usam de todos esses aparatos para que os resultados saiam rapidamente e cada paciente possa se cuidar da forma mais correta possível após seu diagnóstico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *