Entenda um pouco mais sobre os tratamentos dentários

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Entenda um pouco mais sobre os tratamentos dentários

Para uma efetiva saúde bucal, é muito importante que tenhamos conhecimento a respeito dos diversos tipos e necessidades dos tratamentos dentários.

Quanto mais postergamos os nossos problemas ou mesmo os tratamentos de rotina, mais teremos complicações futuras que podem vir a se tornar questões mais complexas.
Dentre os diferentes diagnósticos feitos pela odontologia, é comum que seja diagnosticado o bruxismo, por exemplo.

O bruxismo pode provocar desgaste dos dentes

Trata-se, portanto, de uma desordem funcional que ocorre principalmente nas horas de sono. Essa prática pode provocar diversos sintomas, como por exemplo:

  • o Intenso desgaste dos dentes;
  • o Distúrbios de articulação;
  • o Dores de cabeça;
  • o Aumento da sensibilidade dentária.

O tratamento de bruxismo envolve antes de tudo reconhecer as suas causas no dia-a-dia, que pode ser por uma tensão psicológica, por exemplo. Após o diagnóstico, utiliza-se uma placa chamada interoclusal, uma placa dentaria para bruxismo que reduz as atividades dos músculos, protegendo dos desgastes nos dentes.

Além disso, são conhecidos remédios caseiros para o bruxismo como as técnicas de relaxamento e meditação e uma respiração profunda antes de dormir, fazendo com que o corpo e a mente fiquem calmos para um sono mais tranquilo após um dia corrido de muitas tarefas e responsabilidades.

Recomenda-se também não ingerir alimentos estimulantes antes do sono, como por exemplo os que possuem cafeína, energéticos ou chá preto.

Para um acompanhamento do desenvolvimento dessa desordem funcional, o raio x digital auxilia para uma avaliação da extensão do problema e dos possíveis tratamentos. Aqui, o cr digitalizador de imagens radiográficas é um grande facilitador, pois ao digitalizar as imagens feitas por uma radiografia, tem-se a segurança de que as imagens serão resguardadas já que é de suma importância que elas possam ser vistas pelo profissional para o acompanhamento de eventual progressão ou regressão do problema.

Além do bruxismo existem outros tratamentos importantes

A raspagem dental, por exemplo, pode prevenir muitos malefícios, principalmente quando tratamos de inflamações. Elas podem ocorrer quando existe uma quantidade de tártaro muito concentrada nos dentes, produzindo sensações muito desagradáveis como dores, dificuldades de comer, etc.

Assim como a raspagem, é necessária uma limpeza periódica, que é responsável por higienizar individualmente cada dente e inclusive a parte interna gengiva, tornando por ser muito mais completa do que a que fazemos sozinhos em nosso cotidiano.

Ela pode, além da limpeza bucal, prevenir doenças periodontais e bucais, isto é, as conhecidas gengivites e cáries, dentre outras.

O tão conhecido uso do aparelho ordotontico também entra na lista dos importantíssimos tratamentos pois, além do viés da aparência, também possui tarefas funcionais que não podem ser abdicadas.

Existem diversos tipos de aparelhos aos quais destaca-se o aparelho autoligado. Ele caracteriza-se por possuir baixa fricção entre os arcos e braquetes, facilitando a movimentação ao longo de todo o tratamento. É, portanto, um aparelho fixo e indicado para diversos casos de má oclusão dentária, possuindo vantagens relacionadas ao incômodo que o aparelho pode proporcionar ao paciente.

Dando a devida atenção para os tratamentos dentários, minimizam-se os problemas relacionados aos nossos dentes, que tanto nos transtornam.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *