Guia: Tudo o que você precisa entender sobre o ultrassom

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Guia: Tudo o que você precisa entender sobre o ultrassom

A Ultrassonografia, popularmente conhecida como ultrassom, consiste em um processo realizado por um aparelho chamado de transdutor que, através da captação de ondas sonoras, encosta na pele de uma pessoa e reproduz imagens internas.

Na década de 1880, cientistas franceses da família Curie descobriram o efeito piezelétrico.

Que consiste na aplicação de uma determinada pressão mecânica sobre a superfície de cristais que geram um potencial elétrico, produzindo um som, resultando no ultrassom.

Depois da Segunda Guerra Mundial, com o aprimoramento do estudo do ultrassom, ele foi sendo usado para diversas aplicações, como, por exemplo, para fins militares, determinando a distância pelo som.

Para metalurgia, construindo aparelhos para a medicina; e para fins industriais, feito pelo físico Sergei Sokolov, que sugeriu que através do pulso ultrassônico.

Indo ao encontro de um objeto e retornando em forma de eco, era possível detectar falhas, pois possibilita determinar diversas características.

O transdutor é considerado a câmera da máquina de ultrassom

Por esse motivo existem diversos tipos oferecidos pelo mercado. Um deles é o piezoelétrico, que permite ampla faixa de frequências e opera em dezenas de MHz de frequência.

Outro modelo é o magnetostritivo, através da cerâmica e das cristas aplicadas, possibilita melhor qualidade de resolução.

Já o capacitivo, permite a alteração das ondas enviadas e ainda o tipo eletromagnético que emite as ondas eletromagnéticas.

Há, ainda, inúmeros modelos de transdutores devido sua grande funcionalidade usada para vários tipos de exames. Esses modelos estão citados abaixo:

  • Transdutor Convexo – caracterizado por ter sua estrutura curvada;
  • Transdutor endocavitário – indicado para a realização de exames internos;
  • Transdutor linear – caracterizado por possuir estrutura reta;
  • Transdutor cardio setor – caracterizado por ser extremamente sensível a movimentos, é usado em exames cardíacos, que tendem a ser mais sensível;
  • Transdutor 4D – transmite imagens de alta definição com outra dimensão, podendo ser usado para qualquer procedimento que necessite do Ultrassom 4d, ou seja, mais detalhes e especificidade;
  • Transdutor Doppler – sem imagens, geralmente é usado por veterinários, e produz apenas som e mede o fluxo sanguíneo.

É muito comum a pesquisa por Transdutor de ultrassom preço

Mas antes é preciso ficar atento se ele é compatível com o modelo de aparelho de Ultrassom, ou se ele tiver diversos modelos, é imprescindível que se faça uma busca para encontrar o melhor custo-benefício.

Os semi-novos possuem um valor de três mil a seis mil reais, variando de acordo com o modelo e marca, entretanto é necessário ficar atento se está em boas condições de uso.

Já os novos tendem a ser mais caros, porém as empresas oferecem consultoria com negociações.

A Ponta de ultrassom, por sua vez, possui o objetivo de ser usada no tratamento odontológico de raspagem.

Esse método consiste em remover o tártaro localizado nos dentes e na gengiva, que não eliminados apenas com a escovação, fio de dental e enxaguante bucal.

Ele evita que haja a proliferação de doenças, como, por exemplo, a gengivite; mantém a saúde dos tecidos ao redor dos dentes e interrompe o sangramento das gengivas.

O custo desse aparelho costuma ser entre noventa a cem reais

A entidade que determina os exames que deve ser usado o Aparelho de ultrassom é a Associação Médica Brasileira e os departamentos de especialidade médicas.

Um dos exames é o de articulações, como joelhos, ombro, quadril, cotovelo, usado geralmente para verificar se o paciente quebrou ou apenas deslocou.

Os casos mais comuns do uso da realização da ultrassonografia são para exames obstétricos.

Nos primeiros meses eles são feitos com o intuito de diagnosticar doenças gestacionais, já nos meses seguintes é para verificar doenças no bebê, ou malformações.

O Ultrassom com doppler possui a intenção de avaliar o fluxo sanguíneo e a quantidade de liquido amniótico.

Na gravidez esse modelo de ultrassonografia é realizado no terceiro trimestre, ou seja, a partir do sexto mês de gestação.

Outros exames são feitos com o uso do ultrassom, entre eles estão, o vascular, o transretal, transesofágico, de tireóide, de pele, oftalmológico, das mamas, das glândulas salivares e entre outros.

Portanto, o ultrassom possui diversas funcionalidades, tanto para a medicina, na realização de exames, que identificam ou previne as doenças; como para a indústria, que, através do eco, determina diversas características de um objeto.

Para a realização desses processos também são necessários alguns equipamentos, como o transdutor e a ponta de ultrassom, que possuem diversas finalidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *