Dicas para ter melhores cuidados com a mente

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Dicas para ter melhores cuidados com a mente

A mente, como qualquer outra parte do corpo, exige uma série de cuidados que tornam seu funcionamento mais adequado. Diferente dos demais órgãos, porém, o cérebro é responsável por uma vastidão de comandos e mecanismos a todo momento.

Por isso, existem técnicas, recursos e algumas recomendações de profissionais da saúde voltadas justamente para uma otimização do uso da mente e também do cumprimento das variadas demandas que o mundo coloca a nossa frente dia após dia.

No artigo a seguir, saiba como utilizar alguns recursos e veja como os seus hábitos podem fazer toda a diferença em como seu cérebro capta e assimila as informações, especialmente na vida de pessoas que precisam lidar diariamente com vários conteúdos diferentes. Confira:

  • A importância de dormir;
  • O que fazer na insônia;
  • Práticas estimulantes;
  • Relação entre corpo e mente.

Dormir é importante

Pode ser o maior clichê de todos quando o assunto é saúde, especialmente a saúde do cérebro, mas o bom e velho sono completo é a melhor garantia de que sua mente estará em ótimo estado quando chegar a hora em que você mais precisar dela em ação. Afinal, tudo o que trabalha precisa descansar, certo?

Não seria diferente com o cérebro. Quando você está dormindo, aliás, não é só ele que repousa, mas todo o seu corpo se torna mais lento e várias reações importantes e conexões que são necessárias para encarar o cotidiano corrido, simplesmente se atenuam.

Por isso, é recomendado em média oito horas por noite de sono e se alimentar corretamente, além da hidratação. O período que alguém precisa passar dormindo todas as noites pode variar, pois cada organismo reage de uma forma.

Isso porque sabemos que cada dia exige uma energia maior ou menor, o que pode influenciar no cansaço mental e físico. Para pessoas que enfrentam distúrbio recorrentes, como insônia, por exemplo,  devem procurar uma clinica do sono de qualidade e que forneça uma equipe de profissionais preparados.

Recorrer a uma orientação profissional é essencial para entender as razões pelas quais tal situação prevalece e como é possível amenizar seus efeitos de forma a promover mais qualidade de vida ao paciente.

Estimule seu cérebro

Pode parecer paradoxal, mas para que seu cérebro descanse é necessário que ele seja estimulado da maneira correta.

Isso pode ser visto de duas formas: como o estímulo sendo uma forma de prolongar a longevidade e a qualidade funcional do órgão, o que é possível por meio de jogos de estratégia e palavras cruzadas, ou como o estímulo sendo uma maneira de cansar a mente e fazê-la desligar.

Por isso, muito médicos recomendam que, em caso de insônia, o pior a se fazer é ficar parado esperando o tempo passar. É preciso, portanto, se dedicar a tarefas que fazem uso da massa cinzenta, como o estudo, que também tem benefícios a longo prazo.

Isso porque a coleta e a assimilação de informações por meio de diversas leituras e análises de dados, podem chegar até a diminuir as chances de doenças cognitivas e neurológicas.

Assim como uma perna se torna imobilizada caso não receba estímulo, o cérebro também precisa de atividades que o façam trabalhar.

Ao estudar, a dica é sempre utilizar mesas amplas, iluminação de qualidade e escolher os horários corretos, pois cada tipo de tarefa tem um momento do dia para ser melhor assimilada pela sua mente.

O corpo influencia a mente

Muita gente não sabe, mas praticar atividade física pode gerar uma série de benefícios para a mente, pois é uma forma de alimentar o cérebro com oxigênio e movimentar os músculos e tecidos do corpo, promovendo ainda mais saúde e oxigenação. Os exercicios, portanto, são estimulantes em vários aspectos.

Com a agenda apertada e uma rotina desenfreada, fica difícil visitar a academia, não é mesmo? Ir ao parque para uma volta, nem pensar.

Além de distante, pode ser perigoso em períodos específicos. Existem muitas razões pelas quais as pessoas preferem não se exercitar, mas, muitas vezes, é apenas uma desculpa. Para não cair nessa, proponha a si mesmo realizar exercicios em casa e veja como você se sairá.

O mais importante, seja qual for a forma como você vai estimular sua mente e cuidar para que ela tenha vida longa e sã, é contar sempre com profissionais devidamente capacitados na área e também praticar apenas as tarefas e as demandas que condizem com sua disponibilidade de energia e tempo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *