Dicas para melhorar sua alimentação

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Dicas para melhorar sua alimentação

Uma alimentação saudável faz toda a diferença na vida de alguém. O ditado “você é o que você come” é muito verdadeiro, pois, realmente, a alimentação influencia uma pessoa como um todo.

Fatores como o humor e a disposição podem mudar dependendo dos hábitos alimentares de alguém, por exemplo. Tendo isso em vista, este artigo revela dicas preciosas para que você se alimente melhor.

A gordura não é inimiga

Ao contrário do que muitos pensam, a gordura é necessária e faz bem e isso inclui a gordura saturada. Parar de consumir alimentos ricos em gordura é, muitas vezes, o primeiro passo quando se deseja uma reeducação alimentar.

Mas isso é um erro, o seu corpo precisa de gordura para realizar funções básicas e elas são inegável fonte de energia.

A gordura insaturada é inegavelmente saudável e deve estar presente em todos as dietas, com consumo diário. São os óleos vegetais (como o óleo de oliva ou de gergelim), frutas como o abacate e as oleaginosas. Alimentos ricos em gordura e que fazem bem.

Na verdade, uma ótima forma de melhorar a alimentação é substituindo a farinha de trigo, tapioca ou de aveia por uma farinha de oleaginosa. Pode ser a farinha de castanha de caju, a farinha de amêndoas, a farinha de amendoim.

Além disso, sobretudo para quem pratica exercício, consumir um mix de oleaginosas pode render um melhor treino. Esses grãos têm poder anti-inflamatório e são excelentes fontes de energia, deixando mais disposto.

De fato, a crença popular está certa ao condenar as gorduras trans. Presentes em muitos produtos industrializados, como biscoito recheado e sorvete e também nas frituras, é uma inimiga dos bons hábitos alimentares.

No entanto, o senso comum não está tão correto em condenar as gorduras saturadas.

Um ótimo exemplo disso é o leite. É comum que alguém comece a comprar o leite desnatado em prol de cuidar melhor da saúde. Da mesma maneira, substitui-se a banha de porco pelo óleo de soja, corta-se a gordura da carne fora e não se usa mais manteiga.

Diversas pesquisas recentes, porém, apontam para resultados negativos provenientes dessas atitudes. Na verdade, entende-se que o consumo de leite integral é mais positivo.

A razão é simples. A gordura animal não deve ser evitada, ela é uma gordura muito mais saudável e o seu corpo precisa dela. O problema está na gordura processada, presente em produtos industrializados.

A obesidade é causada muito mais pelo açúcar e pelos carboidratos do que pela gordura. Dessa forma, muito mais positivo do que cortar a gordura da dieta é reduzir ao máximo o consumo de industrializados.

Os benefícios da banana

banana é uma das frutas mais populares no Brasil e o seu preço baixo é um verdadeiro atrativo. Afinal, é possível ser saudável e economizar ao mesmo tempo, basta fazer escolhas estratégicas. Nesse sentido, a banana é um verdadeiro destaque.

Confira os benefícios da fruta:

  • Rica em fibras;
  • Rica em potássio;
  • Rica em vitamina B;
  • Maior sensação de saciedade;
  • Fonte de energia;
  • Produz excelente biomassa;
  • Produz excelente farinha.

A farinha e a biomassa são produzidas com a banana verde e são um verdadeiro destaque para a reeducação alimentar.

Isso porque o amido presente na biomassa e na farinha é indigerível e facilmente eliminado pelo bolo fecal, gerando uma melhor digestão e ajudando a reduzir os níveis de colesterol.

Além disso, consumir biomassa e farinha verde nutre a flora intestinal e aumenta a quantidade de bactérias benéficas no corpo.

Muitas pessoas evitam a banana por ser uma fruta rica em açúcar e carboidratos. Entretanto, mais uma vez, é preferível consumir açúcar e carboidrato naturais do que os processados.

Além disso, não é um alimento constituído apenas por esses elementos, mas muito nutritivo.

A simples compra de um cacho de banana  já garante um maior consumo de fibras, uma fonte de energia saudável, um sistema nervoso mais calmo graças à vitamina B e se consegue emagrecer por conta da sensação de saciedade.

No final, ter uma alimentação saudável se trata de equilíbrio e de sempre priorizar o natural. Sempre fuja das dietas que proíbem o consumo de todo um grupo de alimentos, pois, certamente, terão efeitos colaterais negativos.

A dica é consumir de tudo um pouco e evitar os produtos de rápido preparo ou que já vem prontos, evitar as frituras e o açúcar processado.

 

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