Importância dos cuidados pós-operatórios

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Importância dos cuidados pós-operatórios

É muito importante ter uma cirurgia bem realizada, porém é necessário cautela no período do pos operatorio que é a parte da recuperação do paciente.

Depois de todo e qualquer procedimento cirúrgico, é extremamente necessário ao paciente que receba todos os cuidados necessários.

Isso é preciso porque cada organismo e cada tipo de cirurgia possui cuidados distintos. No entanto, a única coincidência é que o corpo fica mais frágil e o sistema imunológico enfraquece, aumentando o risco de contrair alguma infecção.

E nesse processo de recuperação é necessário ter uma enfermeira (o) capacitado e habilitado para auxiliar na recuperação do paciente, pois esse profissional ficará responsável para a execução de algumas tarefas como:

  • Auxiliar na alimentação;
  • Auxiliar na higiene;
  • Auxiliar nas necessidades fisiológicas;
  • Auxiliar nos horários dos remédios;

Os medicamentos podem ser variados devido o tipo de cirurgia e devem ser prescritos e tomados nas horas certas. O tempo de descanso também precisa ser realizado à  risca para a recuperação do paciente.

Também é preciso checar todos os sinais vitais, eles precisam ser monitorados constantemente e com bastante atenção, pois pode apresentar reações adversas e complicações no pos cirurgico. Uma alimentação bem balanceada e adequada pode ajudar no processo, pois fornece os nutrientes necessários.

Ao passar por um processo cirúrgico, o corpo fica estressado e sua vulnerabilidade aumenta, por isso, é necessário tomar as medidas corretas, pois os resultados serão mais satisfatórios e sem nenhuma complicação.

Os pacientes precisam seguir rigorosamente as recomendações do médico, pois é fundamental realizar cada passo dos cuidados pos operatorio, assim, reduz as chances de desenvolver queloides, infecções, trombose, entre outros problemas.

Outra recomendação é dar o apoio ao paciente, como é um momento delicado, é sempre importante deixar familiares e amigos por perto, mas é essencial que o enfermeiro fique de prontidão para caso o paciente precise de auxílio.

A parte emocional do paciente pode ser afetada e será preciso muita paciência, calma e organização. Ou seja, é um serviço que requer cuidado para ter uma recuperação tranquila.

Fique por dentro do pré-operatório

Os cuidados do pré operatório começa com o paciente dá início na internação até a hora da cirurgia.

Tem como objetivo levar o paciente em sua melhor condição para sala de cirurgia, garantindo riscos menores de complicações durante a cirurgia. É válido lembrar que cada paciente deve ser tratado e observado de modo diferente.

Dependendo da cirurgia que será feita, o preparo do pré-operatório se inicia alguns dias antes da cirurgia ou minutos antes.

Comumente as cirurgias que precisam de um preparo rápido são as de caráter de emergência, pois elas devem ser feitas sem nenhuma perda de tempo porque o risco de vida da pessoa/ paciente está em jogo.

Um dos cuidados especiais do pré-operatório é o preparo psicológico, pois tem o intuito de garantir a confiança e tranquilidade mental do paciente.

Uma internação pode ser uma reclusão do paciente, porque ele fica afastado dos familiares e, isso, resulta em ansiedade e temores.

O trabalho, o cotidiano do paciente é colocado na pausa e o desconhecimento do tratamento no qual será submetido pode gerar estresse, insegurança, medo e outras emoções.

Quando esses sentimentos não são detectados causam vômitos, náuseas, dor de cabeça, não ajudando na recuperação pós-cirúrgicas, causando complicações respiratórias, agitação e outros problemas.

É de extrema importância que a equipe de enfermagem fique atenta aos sintomas e tente tranquilizar o paciente da melhor maneira possível e tomando as medidas cabíveis.

Ou seja, a equipe de enfermagem assim como outros profissionais devem estar preparados para atender as necessidades psicológicas, dando ao paciente ouvido, compreensão, amparo e conforto.

Veja como funciona o preparo físico no pré-operatório

O preparo físico no pré-operatório é realizado em três passos: preparo inicial; véspera da cirurgia e dia da cirurgia.

No preparo inicial é o momento onde o paciente é submetido aos exames laboratoriais, ou exames pré-operatórios, no qual vão viabilizar a cirurgia ou não. Um indicador de que o paciente está apto à cirurgia.

Algumas funções dos enfermeiros são: preparação do paciente, explicando os procedimentos a serem realizados; coleta e encaminhamento dos materiais para exames; manutenção do jejum (se necessário); aplicação de medicamentos, soro e sangue; realização de controles; sinais vitais, entre outros.

A segunda etapa é o preparo físico na véspera da cirurgia que tem o intuito de tirar toda fonte de infecção por meio de limpeza e desinfecção visando o mínimo de esgotamento do paciente.

Depois é checado a lista de cirurgia: quais os pacientes que vão ser operados; qual cirurgia, horário, se tem pedido de sangue, entre outros preparos de rotina ou especiais.

Também realizam exame de sangue, observam se o paciente apresenta algum sintoma como, por exemplo, febre, tosse, entre outros e preparam a pele para receber a cirurgia.

Esse preparo de pele é feito por uma tricotomia na região que será aplicada a cirurgia, ou seja, banho completo com a cabeça inclusa e troca de roupa.

A equipe de enfermagem também corta as unhas, remoção de esmalte, barbeiam os homens, dão uma janta leve, lavagem gástrica ou intestinal (sob prescrição médica), jejum, entre outros procedimentos.

No dia da cirurgia, há outro preparo físico, o jejum precisa ser mantido, checar se os procedimentos do dia anterior foram feitos, remoção de maquiagem, próteses e jóias que serão guardados e armazenados dentro do regulamento do hospital.

Além disso são realizados outros procedimentos como pressão, temperatura, anestesia e todo o preparatório para passar o paciente para maca e ao centro cirúrgico.

Toda essa supervisão é necessária para evitar problemas durante e pós cirurgia, além disso, qualquer procedimento que não for realizado deve ser imediatamente comunicado ao centro cirúrgico.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *