Construção e aquisição de equipamentos para hospitais

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Construção e aquisição de equipamentos para hospitais

Não é preciso ser um especialista na área para saber que o sistema de saúde público brasileiro precisa de uma determinada atenção.

Na prática, isso significa que, em boa parte dos casos, uma pessoa que não está se sentindo bem prefere consultar uma clínica popular do que um estabelecimento administrado pelo poder público. Sendo uma boa área para investir, caso você sonhe em ter o seu próprio negócio.

Apesar disso, é preciso ter em mente que o setor da saúde não é para amadores. Em outras palavras, quem decide empreender nessa área deve tomar uma série de precauções, de modo que todos os pacientes que confiarem sua saúde a você fiquem seguros durante todo o atendimento.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns dos cuidados que devem ser tomados ao empreender na área da saúde, de modo a prezar tanto pela segurança de pacientes quanto de funcionários.

  1. Laudo AVCB

Boa parte das pessoas acha que incêndios são ocorrências que só acontecem em edifícios velhos e em mau estado de conservação. Isso, contudo, não é verdade, já que esse acidente também pode acontecer por problemas como:

  • Descarga elétrica (raio);

  • Vazamento de gás;

  • Acidentes envolvendo velas e cigarros;

  • Uso de químicos inflamáveis.

Por esse motivo, é fundamental que o proprietário de todo e qualquer imóvel tome precauções no sentido de evitar que isso aconteça.

No caso de espaços de uso coletivo, como clínicas e hospitais, isso significa obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Trata-se de um documento, emitido pela corporação após uma visita ao local, de que ele cumpre com todas as normas e requisitos necessários para evitar incêndios, e para garantir uma fuga segura, caso eles aconteçam.

Como espaços grandes têm uma série de requisitos para passarem pelo crivo dos Bombeiros, é interessante contratar uma consultoria especializada no assunto.

Por mais que isso faça com que laudo avcb preço fique mais elevado, o retorno do investimento extra vem sob a forma de um trâmite mais tranquilo, sem surpresas ou imprevistos.

  1. Compra de equipamentos de qualidade

Na área da saúde, nada substitui um médico atencioso, que saiba ouvir as queixas de seus pacientes. Em uma consulta ginecologista, por exemplo, a mulher deve sentir que tem abertura para passar detalhes de sua vida íntima ao profissional, já que eles podem lhe causar problemas de saúde.

Ainda assim, graças ao avanço da tecnologia, os profissionais da área contam com cada vez mais aparelhos para auxiliar em seu cotidiano de trabalho.

Como eles permitem um diagnóstico mais preciso, é extremamente interessante que a sua clínica invista neles, por mais que o valor necessário para tal seja alto.

Também vale ressaltar que, por mais que tais itens sejam caros e tendam a ter uma vida útil longa, eles não são indestrutíveis.

Por essa razão, é muito importante manter a manutenção de equipamentos médicos em dia; do contrário, seu funcionamento – e, consequentemente, o atendimento ao público – pode ser prejudicado. Veremos isso detalhadamente a seguir.

  1. Contratação de uma empresa de manutenção para hospitais

De acordo com os especialistas da área, o empresariado brasileiro ainda rejeita fortemente a cultura de prevenção. Na prática, isso significa que eles preferem esperar até que um problema seja extremamente sério ou difícil de ignorar para resolvê-lo.

O problema é que, quando a saúde das pessoas está em jogo, isso é inadmissível. Por esse motivo, é essencial que, ao abrir sua clínica, você contrate uma empresa de conserto de equipamentos hospitalares para realizar manutenções periódicas no maquinário usado no local.

Como as vistorias são feitas independentemente dos itens darem sinais de problemas ou não, elas permitem identificar os defeitos antes que eles se tornem aparentes e afetem o funcionamento do equipamento.

  1. Realização de treinamentos

Por último, é essencial que todos os funcionários que trabalham em sua clínica recebam os treinamentos necessários para execução de suas tarefas.

Afinal, do mesmo modo que o treinamento espaço confinado é imprescindível para quem trabalha na área, os profissionais da saúde também têm que dominar alguns conhecimentos básicos.

Na prática, isso significa que você deve criar maneiras de encorajar seus funcionários a estarem sempre atualizados, já que a área da saúde tem inovações constantes. Deste modo, a atenção aos pacientes será de mais qualidade, o que, por sua vez, tornará a clínica mais visada pelo público.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *