Conheça os benefícios da casa de repouso

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Conheça os benefícios da casa de repouso

Optar por uma casa de repouso é uma decisão que, geralmente, causa polêmica. Isso porque muitas pessoas acreditam que são lugares onde idosos foram abandonados pela família.

Contudo, uma clínica de repouso pode ser vista também como um lugar de paz e tranquilidade, em que são oferecidas oportunidades, conforto e facilidades que não são proporcionadas em outros lugares.

Independente dos motivos que levam o idoso ou a família, a optarem pelas casas de repouso, é importante analisar os prós e contras dessa decisão.

As vantagens de optar pela hospedagem em uma casa de idosos são diversas, abrangendo segurança, saúde e conforto.

Existem lares que possuem atividades diárias

Estas atividades estimulam os músculos do corpo e a mente e isso pode ser positivo para os idosos mais dependentes.

A Clinica de repouso para idosos possui equipes de enfermeiros, cuidadores e médicos que auxiliam, diariamente, aos hóspedes.

Com esse monitoramento, quando existe a possibilidade de algum problema de saúde, estão disponíveis pessoas capazes de prestar socorro a qualquer hora.

Além disso, existe o monitoramento pessoal, um pequeno aparelho que possui um botão. Caso o hóspede se sinta mal, ele aciona o botão e recebe ajuda em pouco tempo.

É um serviço que serve de ferramenta aos cuidadores, ao hóspede e à casa de idosos. Dessa forma, o aparelho garante um acompanhamento invisível, acionado em casos de emergências.

Outro benefício que os lares providenciam são os cuidadores, profissionais capazes de atender e cuidar da saúde e atividades.

É importante que o acompanhante de idosos tenha breves conhecimentos de enfermagem, nutrição e primeiros socorros. Abaixo estão listadas as funções que um cuidador profissional deve exercer:

  • Ser responsável por dar os remédios, de acordo com a prescrição médica;
  • Auxiliar em tarefas domésticas;
  • Auxiliar durante a higiene pessoal;
  • Preparar e servir as refeições;
  • Manter constante contato com a família do paciente;
  • Quando atuar em clínicas, auxiliar no cuidado de diversos idosos.

Uma tarefa difícil é distrair idosos

Idosos começam a perder algumas capacidades físicas e psicológicas, criando rotinas monótonas e, por isso, é difícil distraí-los.

É importante que os lares e Casa de repouso em São Paulo realizem atividades e jogos que sejam adequados à saúde física e mental.

Essas atividades devem proporcionar ensinamentos e valorizar as capacidades e competências das pessoas, tanto em níveis físicos quanto psicológicos.

São formas muito positivas de manter o idoso ativo e animado. Contudo, as atividades para idosos deverão ser incentivadoras, não obrigatórias.

Podem ser feitos jogos de mesa, como damas, xadrez e dominó, que promovem interações sociais e permitem a criação de novas amizades. Além disso, os jogos de mesa trabalham a capacidade de percepção, agilidade e tempo de reação.

Jogos de cartas também são clássicos, uma excelente forma de incentivar a competição, o espírito de equipe e a superação de desafios. Exige agilidade mental, rapidez de raciocínio e permite desenvolver a capacidade cognitiva.

Outra forma de distração é contar histórias. É uma forma dos hóspedes compartilharem uns com os outros suas experiências de vida.

Essa atividade é ótima para incentivar a memória e permitir relembrar situações. Sessões de leitura também são excelentes para reduzir o estresse e melhorar a memória.

Artesanatos, principalmente, pintura, desenho, escultura, são atividades que ajudam no autoconhecimento e evitam a solidão e a depressão, pois promovem a criatividade, aumentam a autoestima e melhoram a precisão manual.

Palavras cruzadas são ótimos estimulantes de memória e interação, pois desenvolvem o foco e também melhoram a memória, podendo assim retardar ou prevenir doenças como Alzheimer.

A dança também é uma atividade que exercita o corpo e a mente, promove a interação entre pessoas e também é um excelente exercício físico.

A clínica pode oferecer exercícios que desenvolvem a destreza física e a coordenação motora do idoso.
Por esse motivo, caso o idoso venha a apresentar dificuldades para executar tarefas diárias por conta de sua capacidade funcional comprometida, um lar de repouso pode ser uma boa alternativa.

Nesses lares, são oferecidas boas assistências a quem está na terceira idade, além de um ambiente limpo e acessível.

O custo varia de acordo com o nível do atendimento médico e psicológico, se os quartos são individuais ou compartilhados e se há necessidade de uma UTI local.

Existem tipos de Casa de repouso no Ipiranga mais simples, com menores recursos, porém com a mesma qualidade e por preços mais acessíveis.

Contudo, antes de escolher, é preciso que seja verificado se a casa atende às necessidades requisitadas, dentre elas, condições para circular, apoio de cuidadores enfermeiros e médicos, limpeza e segurança adequada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *