Conheça o perigo das dietas sem orientação médica

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Conheça o perigo das dietas sem orientação médica

A perda de peso e a definição do corpo são alguns dos objetivos mais buscados para quem deseja um corpo mais saudável. Para isso, muitas pessoas utilizam caminhos seguros e outros que podem oferecer determinados riscos, a fim de obter os resultados de forma rápida.

Porém, não priorizar as necessidades do próprio corpo e respeitar seus limites, pode oferecer riscos e problemas de saúde a curto e longo prazo, como:

  • Perda de peso em excesso;

  • Efeito sanfona;

  • Mal-estar constante;

  • Contribuição para o surgimento de outras doenças;

  • Entre outros.

Agora, entenda como dietas e outras formas de perder peso podem ser arriscados para quem deseja perder peso ou obter outros resultados.

Quais são os riscos?

Existem diversos tipos de dietas encontradas na internet, além das opções que pessoas próximas e conhecidas indicam.

Porém, as dietas são realizadas sempre com um objetivo, por isso é importante que todo o processo seja acompanhado por um profissional qualificado.

Conheça agora os efeitos negativos que uma dieta realizada para emagrecer rapido sem supervisão segura e usando métodos incorretos pode causar.

Problemas com a definição de nutrientes

Um dos objetivos da dieta é manter todos os nutrientes e vitaminas equilibrados, a fim de evitar diversos problemas de saúde que podem afetar órgãos e sistemas diferentes.

Realizar uma dieta sem a supervisão médica ou que corte muitos alimentos do cardapio para emagrecer, pode gerar distúrbios gástricos, que podem contribuir com o aumento de peso após a realização da dieta, gerando o efeito “sanfona”.

Em razão disso, é realizado um acompanhamento com um nutricionista capacitado, que possa adequar a dieta de acordo com as necessidades do paciente, pois é possível que ocorram alterações metabólicas durante a dieta.

Efeito sanfona

Sendo um dos piores efeitos colaterais mais temidos, o efeito sanfona ocorre quando uma perda de peso acontece, mas o peso é adquirido novamente em pouco tempo. Isso ocorre devido a o interrompimento do uso de medicações e da dieta.

Muitas vezes, as pessoas buscar por nutricionistas para realizar dietas, a fim de reduzir medidas e perder o excesso de gordura, porém, a procura por um profissional na área da nutrição deve ser feita a fim de obter uma reeducação nutricional.

O que promove benefícios a longo prazo, permitindo que a perda de peso seja feita de maneira saudável e sem efeitos colaterais. Por isso, ao iniciar uma dieta, ela deve ser levada a sério.

Excesso de gordura

Ao ingerir proteínas e gordura em excesso, durante as dietas incorretas, existem diversos problemas que podem afetar o organismo. Em muitas dessas dietas, as proteínas são muito presentes.

Porém, o excesso de proteínas pode sobrecarregar o funcionamento dos rins e o fígado, o que pode alterar o funcionamento do intestino e contribuir com o surgimento do câncer.

Por isso, muitas vezes as pessoas podem acreditar que realizar o consumo de determinados alimentos ricos em proteínas e gordura, podem manter o funcionamento do organismo de forma saudável e segura, oferecendo assistência para todas as necessidades de vitaminas e oferecendo mais energia durante as atividades.

Porém, o consumo destes elementos pode gerar danos a curto e longo prazo, desde a falta até o excesso de determinadas substâncias no organismo.

Os temidos carboidratos

Muitas pessoas acreditam que apenas cortando a gordura e o carboidrato, será possível realizar um emagrecimento saudável, rápido e correto. Porém, cortar totalmente o carboidrato das refeições diárias pode reduzir a quantidade de serotonina.

A serotonina é uma substância responsável pela regulagem do apetite e a saciedade, portanto, sem esse equilíbrio é possível obter o aumento da ansiedade e da ingestão compulsória dos alimentos.

Optando pelo melhor caminho

Como visto, o acompanhamento medico é essencial para pessoas que desejam realizar dietas por diversas necessidades, sendo a perda de peso um dos dos resultados mais buscados.

Por isso, investir nos serviços de um profissional qualificado, que possa orientar e acompanhar durante todo o procedimentos é essencial.

Além disso, é preciso levar em conta que realizar uma dieta pode exigir a realização de diversas exames, a fim de obter todas as informações importantes antes de realizar a dieta, além de obter um acompanhamento sobre a evolução do processo.

Por isso, realize pesquisas sobre os profissionais disponíveis no mercado e as formas de pagamento. A fim de utilizar recursos, equipamentos e itens de qualidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *