Conheça e compare: pilates, musculação e artes marciais

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Conheça e compare: pilates, musculação e artes marciais

A prática de atividades físicas é fundamental para a qualidade de vida e uma rotina balanceada. Seja com um curso de pilates, musculação ou artes marciais, as atividades contribuem para a manutenção da saúde do organismo e a prevenção de doenças físicas e psicológicas.

É recomendável que pessoas de todas as idades mantenham uma rotina ativa de exercícios físicos, de acordo com suas capacidades e gostos pessoais.

Pessoas sedentárias, que não praticam nenhum tipo de atividade física, podem apresentar uma série de problemas de saúde. Dentre eles é possível citar a obesidade, depressão e até mesmo risco de morte por doenças cardiovasculares.

O ideal é praticar uma atividade que movimente grandes grupos musculares por pelo menos 30 minutos todos os dias. Isso até pode ser feito por meio de tarefas simples do dia a dia, como levar o cachorro para passear.

Entretanto, são muitas as possibilidades de atividades, com inúmeros benefícios para a saúde. Conheça  mais sobre o pilates, a musculação e as artes marciais, atividades bastante populares em todas as idades nos tópicos abaixo.

Pilates

O pilates é uma atividade que busca o controle dos músculos do corpo. O resultado é o fortalecimento da musculatura e a melhora na flexibilidade.

A aula de pilates tem capacidade para melhorar o contorno corporal, agregando mais força e ajudando o praticante a ajustar a postura e fortalecer a musculatura do centro do corpo, o core.

Trata-se de um exercício que estimula o corpo de uma maneira geral em cada exercício, sempre buscando aumentar a mobilidade, flexilidade e força. Por isso, dentre os benefícios do pilates é possível citar:

  • Melhora na postura do praticante;
  • Aumenta o tônus muscular;
  • Promove a flexibilidade do praticante;
  • Ajuda a aliviar as tensões do dia a dia;
  • Ajuda na prática de outras atividades físicas;
  • Melhora a mobilidade das articulações.

O pilates envolve, principalmente, exercícios de respiração e de movimentos com o peso do corpo. Assim, os aparelhos de pilates geralmente contam com a resistência de molas, mas o uso de bolas e outros acessórios também é bastante comum.

Musculação

A matrícula em uma academia é uma solução bastante eficaz e prática para muitas pessoas. Além de contribuir para o ganho de massa muscular, a musculação pode ajudar a combater sintomas de depressão, melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e até aumentar a disposição no dia a dia.

A atividade deve ser praticada de maneira regular e acompanhada de cuidados. O ideal é ter um profissional para guiar os exercícios, como estação de musculação com leg, ou para os braços, por exemplo.

Além disso, é importante ter uma alimentação adequada, dormir bem, beber bastante água e, entre os treinos, dar um tempo para o organismo descansar e se recuperar.

Contudo, a prática regular de musculação garante os seguintes benefícios:

  • Melhora da postura corporal;
  • Diminuição da quantidade de gordura corporal;
  • Tonificação dos músculos do corpo;
  • Auxílio no combate a problemas emocionais;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Diminuição do risco de doenças como o diabetes;
  • Melhora no condicionamento cardiorrespiratório.

Outra vantagem de se matricular nas academias atualmente é que elas oferecem uma variedade de aulas, além dos aparelhos de musculação. A maioria das academias hoje oferece aula de spinning, alongamento e até yoga.

Artes marciais

As artes marciais podem proporcionar diversos benefícios para corpo e mente, independentemente da modalidade.

Boxe, muay thai, kung fu, jiu jitsu, judô e outras lutas podem até parecer atividades brutas em um primeiro contato. Entretanto, os professores experientes nas técnicas costumam ter objetivos e limites diferentes com cada aluno, dependendo das suas ambições no esporte.

Dentre as principais vantagens de escolher uma academia de artes marciais para praticar atividades físicas, é possível citar:

  • Aumento da flexibilidade do corpo;
  • Desenvolvimento da coordenação motora;
  • Fortalecimento de diversos grupos musculares ao mesmo tempo;
  • Alívio do estresse, de raiva e frustrações;
  • Melhora a agilidade, reflexos e percepção dos sentidos;
  • Ensina autocontrole e desenvolve autoestima;
  • Aumenta a capacidade de defesa;
  • Auxilia na perda de peso e tonificação muscular;
  • Ensina a desenvolver disciplina e autocuidado;
  • Contribui para a prevenção de doenças.

Embora muitos adultos tenham um pouco de resistência em começar as práticas, pessoas de todas as idades, sexo e condições físicas podem aprender as artes marciais.

Similarmente às atividades descritas anteriormente, a musculação e o pilates, os benefícios podem ser sentidos à partir da prática consistente e regular.

Uma recomendação importante antes de inciar qualquer atividade física é a realização de uma avaliação física. Em muitos casos, os exames médicos podem indicar a atividade mais adequada para a condição de cada pessoa, ou ainda, estabelecer contraindicações.

 

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