Confira os cuidados essenciais para a terceira idade

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Confira os cuidados essenciais para a terceira idade

Quando falamos de cuidados com a terceira idade, não damos a devida importância merecida por essa parcela da nossa população, que já fez tanto para o nosso desenvolvimento, como sociedade.

Devemos pensar nessa tarefa como um agradecimento a tudo o que eles já fizeram para nós, uma maneira de retribuir por tudo o que eles já trabalharam.

Como escolher uma casa de repouso?

Quando temos alguém já de certa idade no nosso âmbito familiar, precisamos fazer questão que ele tenha tudo o que pode precisar, para fazer com que se sinta confortável.

E isso inclui fazer investimento em um equipamento específico, para as suas necessidades. Pode ser que haja a necessidade de cuidados ininterruptos com o idoso.

Então, nesses casos, antes de considerar definitivamente a escolha de um lar, é importante sempre considerar a escolha do idoso, já que para ele essa pode não ser sempre a melhor opção.

Se a opção de morar e ser cuidado em um lar for bem aceita pelo idoso, é importante que faça uma boa pesquisa dos lares de terceira idade disponíveis na sua região.

É essencial escolher uma casa de repouso na Lapa que possa agregar no convívio do idoso, por isso, visite vários e peça referências a conhecidos e hóspedes dos locais.

Uma vez instalado no lar, é importante que visite frequentemente o idoso, planejando também saídas ou fins de semana passados em família, para que ele ainda possa desfrutar desse tempo com seus entes queridos.

Os lares podem variar muito, não só em termos de preço, mas também no que respeita às condições oferecidas e o ambiente em geral.

Se o idoso não aceitar ir para uma casa de cuidados, há sempre a opção de contratar um cuidador de idosos, para que ele possa estar sempre disponível, conforme seja necessário.

Quais são os cuidados necessários para a saúde do idoso?

É sempre importante contratar alguém de extrema confiança e profissionalismo, para cuidar dos nossos familiares. Então quando for procurar um candidato, é importante atentar-se às indicações e as experiências pelas quais esse cuidador passou.

Para ter certeza de que estará apto a fazer um bom trabalho. Há também cuidados simples, que podem ser administrados sem necessidade de recorrer a um retiro.

Ou ainda de um cuidador, apenas nos atentarmos às necessidades que os nossos parentes podem ter no momento. Há algumas coisas, que podemos cuidar nós mesmos, para garantir-lhes uma melhor qualidade de vida:

  • O primeiro e mais simples passo, é o de cuidar bem da alimentação, para garantir que eles estejam bem nutridos não só comendo nas quantidades certas, mas também se atentando aos nutrientes e composições dos alimentos, que por eles são ingeridos;
  • Garantir que façam sempre alguma atividade física, para que os músculos não atrofiem e mantenham um estilo de vida ativo e não se tornarem sedentários, além de ajudar a prevenir transtornos psicológicos como a depressão;
  • Em caso de deficiencia auditiva, há diversos modelos de aparelhos que podem ser escolhidos para cada tipo de debilitação. Dos mais variados tamanhos e modelos, desde os menores e mais discretos que costumam ser para um grau mais leve de perda de audição, até o aparelho auditivo Phonak, mais tecnológicos e desenvolvidos para quem tem um grau maior de deficiência;
  • Deve-se também garantir que o idoso ainda mantenha hobbies e uma vida social ativa, já que a falta desses estímulos pode ser extremamente prejudicial. Além disso, é sempre bom manter formas de lazer junto com a família, já que em certos casos, pode ocorrer um isolamento do idoso por parte do resto dos parentes;
  • Em caso de deficiência motora por motivo de doença ou enfraquecimento muscular, é indicada a cadeira de rodas motorizada, pois é melhor economizar forças para outras tarefas. Além disso, assim o idoso pode ter mais autonomia ao invés de ficar dependendo de terceiros, para se movimentar em certo espaço, já que por ser uma cadeira grande, ainda há grandes dificuldades quando há a necessidade de se deslocar em um carro, por exemplo;
  • Uma cadeira de banho também é uma ótima escolha, para trazer um nível maior de conforto para quem já não consegue banhar-se sozinho. Há diversos modelos no mercado, cada um que se adapte melhor a determinada situação. Além de serem disponíveis modelos usados são uma boa maneira de economizar um pouco.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *