Como cuidar da saúde na melhor idade

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Como cuidar da saúde na melhor idade

A saúde é, reconhecidamente, o maior bem que possuímos. Podemos ter uma vida financeira próspera e estabilizada, ter feito viagens incríveis ou ter um ótimo casamento, porém, se não houver saúde e qualidade de vida para usufruir de todos os outros bens, não há muito a ser feito a não ser se cuidar ao máximo para manter uma vida normal.

O ideal para se obter uma vida saudável é iniciar uma série de cuidados o mais cedo possível.

Sempre que houver a opção, escolher o alimento mais saudável: saladas, verduras e legumes livre de agrotóxicos, fazer Aula de ginástica, comer proteína, diminuir a quantidade de carboidratos (mas não eliminá-los totalmente) além de evitar: massas, frituras, açúcares artificiais e gorduras.

Porém, se você já não é mais tão jovem, não fez as escolhas mais saudáveis ao longo desse período e agora está vendo resultados negativos para o seu corpo, não se preocupe, nunca é tarde para começar viver uma vida mais saudável, regrada e ainda alcançar bons resultados!

Não existe uma hora exata para começar a praticar exercícios, mas sabemos que quanto mais cedo melhor, mesmo assim, ainda que na melhor idade, é possível alterar sua rotina de exercícios e cuidados diários, por exemplo, contratando um Personal trainer para idosos.

Veja algumas vantagens de contratar um serviço de um personal:

  • Planejamento de exercícios de acordo com sua necessidade;
  • Atendimento personalizado;
  • Disciplina para realização da rotina de exercícios;
  • Metas de evolução estabelecidas.

Benefícios de realizar exercícios físicos

É comum a perda de massa quando estamos envelhecendo, mas isso traz uma série de dificuldades para o corpo que podem ser evitadas se a prática de exercícios for regular. Os exercícios também regulam a pressão arterial, evitando assim o uso de remédios para manter a pressão estável.

De acordo com os médicos, uma rotina que inclui exercício físico é fundamental para alcançar uma velhice muito mais saudável e ativa. Atividades físicas trazem uma série de benefícios físicos e emocionais ao corpo, ajudam na manutenção da massa muscular e estrutura óssea e trazem outros benefícios.

Além do exercício físico e boa alimentação, existem outros repositores e suplementos alimentares que ajudam no desenvolvimento ou manutenção da massa muscular como whey protein para engordar.

Esse tipo de suplemento ajuda principalmente na construção e desenvolvimento da massa muscular, trazendo muitos benefícios ao corpo e ao ganho de massa magra.

Porém, é recomendada a orientação de um profissional antes de adquirir e utilizar o produto, pois esse tipo de suplementação precisa ser supervisionada para que não ocorra uma sobrecarga no corpo, trazendo doenças ou falhas no funcionamento dos rins, por exemplo.

Aparelhos para exercícios em casa

Embora não seja o mais recomendado, pois é importante o acompanhamento pessoal de um profissional da saúde, algumas pessoas optam por comprar aparelhos de ginásticas para usá-los em casa.

Os mais comuns são as esteiras para caminhadas e corridas. Porém, é necessário estar atento aos níveis dos batimentos cardíacos registrados no aparelho durante o uso, pois há um limite de segurança para a saúde em cada faixa etária.

Outro aparelho que oferece uma boa gama de possibilidades de exercícios físicos é a estação de musculação. Amplamente utilizada em academias, a estação contém inúmeras formas de utilização que contemplam vários grupos musculares diferentes.

A ideia principal de uso desse aparelho é o desenvolvimento dos grupos musculares da parte superior do corpo.

Possuindo uma possibilidade variada de cargas a serem utilizadas, a frequência de uso vai depender da capacidade do aluno, o quanto esse aluno suporta de peso sem prejudicar a musculatura e a estrutura óssea, além do objetivo a ser alcançado com a utilização; tudo deve ser feito sob a supervisão de um instrutor.

Cuidar da saúde precisa ser prioridade para qualquer pessoa. Sem saúde, não conseguiremos chegar longe.

Seja nos planos, projetos ou metas que estabelecemos para as nossas vidas. A saúde é fundamental antes de qualquer outro aspecto, pois ela é um dos principais aspectos que nos mantém vivos. O corpo é uma máquina programada para funcionar de forma inteligente, saudável e dinâmica.

Cada órgão e sistema possui uma função específica que trabalha para que o corpo funcione simultaneamente, mas esse sistema precisa ser cuidado para que funcione bem e mantenha afastado doenças de todo o tipo.

Escolha um boa alimentação e exercícios que te ajudem a ter mais saúde e qualidade de vida, aumentando sua longevidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *