Cirurgia gengival: como é realizada e quais as vantagens?

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Cirurgia gengival: como é realizada e quais as vantagens?

Para valorizar a boa aparência, as cirurgias plásticas são procedimentos cada vez mais procurados pela população. seja pelos famosos ou pessoas comuns. Você sabia que existe a possibilidade de realizá-las na gengiva também? Sim!

A técnica Cirurgia gengival tem como objetivo modificar as características do sorriso que possam ser um incômodo para as pessoas, que ao sorrir, mostram muito a gengiva.

Para isso, neste artigo você vai entender para quais pessoas a cirurgia é indicada, como é realizada e como passar de forma tranquila e com os cuidados certos gengivoplastia pos operatorio.
Continue a leitura e conheça mais sobre esse novo tratamento odontológico.

Cirurgia gengival: o que é?

Você pode associar as plásticas somente aos cirurgiões plásticos, não que isso esteja errado.

Mas saiba que não são apenas os médicos que estudaram e estão autorizados a realizarem esse tipo de cirurgia plástica. Cirurgiões dentistas também adquirem o preparo fundamental para tal.

Na Odontologia existe a cirurgia gengival, um tipo de plástica feita nos tecidos de sustentação e estruturação dos dentes.

O objetivo desse método é modificar marcas das gengivas que estejam interferindo na saúde da boca ou na combinação harmoniosa do sorriso.

A partir dela, é possível trabalhar a aparência e o corpulência do tecido gengival, de modo que ele fique mais proporcional e ressalte os dentes.

Embora tenha aplicações terapêuticas, Cirurgia gengival custo garante benefícios estéticos relevantes, por esse motivo, tem sido muito visada nos consultórios odontológicos.

Cuidados após o procedimento

Alguns cuidados são muito importantes após realizar a gengivoplastia, sendo eles:

  • Repouso de pelo menos 24 horas, após o procedimento cirúrgico;
  • Aplicação regular de gelo no local;
  • Evitar atividades físicas;
  • Evitar exposição a fontes de calor.

Uma alimentação restritiva e o uso de escovas especiais podem ser considerados pontos relevantes para a boa recuperação cirúrgica.

Após gengivoplastia recuperação, em uma semana, o paciente pode readquirir os antigos hábitos normais de limpeza oral.

Mas destacando a relevância de prosseguir escovando os dentes com uma escova dental que possua uma maior quantidade de cerdas ultramacias.

Pois a utilização de um modelo com cerdas médias ou duras agride a gengiva, acarretando, assim, o comprometimento dos resultados alcançados, posteriormente à cirurgia.

Como funciona a técnica?

A cirurgia gengival é um procedimento bem simples e rápido, realizado dentro do consultório do dentista. Não é preciso que o paciente seja submetido a uma anestesia geral ou cuidados hospitalares. O paciente recebe alta logo após o término.

A anestesia utilizada é local, a mesma aplicada no paciente para realizar a extração de um dente, como o siso, ou tratamento de canal, a título de exemplo.

A picada da agulha e a sensação de dormência são os únicos incômodos que a pessoa pode sentir, pois essa cirurgia, quando realizada por um bom profissional, cirurgia na gengiva doi nada.

O procedimento é bem rápido, com cerca de 30 minutos a 1 hora de duração, mas esse tempo pode alterar de acordo com a necessidade de cada paciente e da dificuldade do caso.

Somente em situações muito particulares, quando é necessário extrair uma grande quantidade de gengiva, a cirurgia é mais complicada e exige o reposicionamento do osso.

Nos casos mais comuns, o cirurgião extrai o excesso de tecido com o auxílio do bisturi ou laser.

Durante a cirurgia o cirurgião responsável também pode suspender e afastar a gengiva, desenhando o seu contorno para que ela confira a simetria almejada.

Tudo depende do efeito que se deseja alcançar e das particularidades anatômicas de cada gengiva.

Nessa cirurgia, não é necessário dar ponto e a técnica também não implica nos tecidos ou na saúde bucal.

Mas é imprescindível que o procedimento seja feito por um bom cirurgião, qualificado e experiente, para que seja extraída a quantidade exata de gengiva. E, ainda, é fundamental seguir as recomendações do especialista no pós-operatório.

Qual é o valor?

Cirurgia gengival preço depende do profissional e de região para região, mas apesar de ser classificado como um procedimento estético, a maior parte dos planos odontológicos cobrem.

É uma prática comum que essa cirurgia seja cobrada pelo número de dentes que serão trabalhados para que a gengiva seja moldada de acordo com o que o paciente deseja.

Depois de entender melhor sobre esse procedimento, o ideal é consultar os dentistas para que possam realizar uma projeção de como o seu sorriso vai ficar de acordo com as intervenções que devem ser feitas. Agora é sua vez de ter o sorriso mais harmonioso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *