Conheça 8 benefícios do yoga que vão te incentivar a praticá-lo

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Conheça 8 benefícios do yoga que vão te incentivar a praticá-lo

De origem sânscrita, língua antiga presente na Índia, o termo yoga significa controlar, unir. De fato, a prática une corpo e mente, reconectando o ser humano à sua essência. Muitas vezes, quem a escolhe como atividade física busca ganho de flexibilidade, tonificação do corpo e alívio do estresse e da tensão.

Os benefícios do yoga são muitos e vão muito além disso, assim, separamos 8 tópicos principais para te convencer a começar nessa jornada de bem-estar físico e mental.

Mais do que um exercício físico ou de relaxamento, o yoga carrega consigo uma filosofia que nasceu há milênios na Índia e foi elaborada para ajudar os seres humanos a superarem o sofrimento e encontrar unidade e alegria em seus corpos e almas.

  1. Yoga para fortalecimento do corpo

A prática das posturas do yoga (chamadas asanas) fortalecem os músculos. Este fortalecimento é importante pois nos protege de doenças como artrite e dor nas costas, além de prevenir as queda em idosos. Por essas razões, o yoga na melhor idade é excelente e muito recomendado.

Ao trabalhar exercícios de alinhamento corporal, a prática possibilita uma reeducação de nossa estrutura interna, prevenindo problemas de saúde mais graves como hérnias de disco, escoliose, fibromialgia, musculatura contraída, lordose, entre outras.

  1. Yoga melhora a flexibilidade

Ao fortalecer os músculos por meio do yoga, você balanceia esse ganho com o aumento da flexibilidade. Com ela você desenvolve sua agilidade e equilíbrio. Diferentemente da musculação, o yoga propõe um trabalho mais suave, que respeita seu corpo e o fortalece por mais tempo. Se você praticar um yoga dinâmico, irá até mesmo exercitar a parte cardiovascular.

  1. Benefícios do yoga para a respiração

Aqui você pode até pensar que a prática não é tão vantajosa assim, afinal respirar é algo que você faz naturalmente. Certo, nós respiramos todos os dias (ufa, ainda bem!), mas fazemos isso de modo inconsciente e, muitas vezes, incorreto.

Quando estamos estressados, nossa respiração fica irregular e deixamos de preencher nossos pulmões como deveríamos. Consequência disso é que nosso sangue recebe menos oxigênio, influenciando nossa forma e vitalidade.

No yoga, o domínio da respiração é fundamental. Para melhorar suas capacidades respiratórias, os praticantes aumentam a duração de suas inspirações e expirações, fortalecendo coração e pulmões.

Ao nos tornarmos mais conscientes de nossa respiração, aprendemos a, por exemplo, respirar calmamente nos momentos de ansiedade e pressão e descobrimos a grande diferença que isso pode fazer.

  1. Yoga para redução do estresse

Tanto as posturas da prática (asanas), quanto a respiração (pranayama) e também a meditação (dhyãna) são formas de acalmar nossa mente e reduzir o estresse. O momento de ir a uma aula de yoga ou da prática individual é um momento só seu, fora das preocupações da vida cotidiana.

Esses pequenos períodos de desconexão nos ajudam a relaxar e a criar instantes de serenidade em nosso cotidiano.

Ao fim de uma aula, nos encontramos em um estado difícil de descrever e que é bem diferente de quando terminamos a prática de um esporte, por exemplo.

  1. Yoga para ganho de confiança em você

A prática do yoga ajuda a desenvolver muitas qualidades e uma delas é a confiança em si. Aquela história de que a grama do vizinho é sempre mais verde te diz alguma coisa? Pois é,  vivemos nos comparando com os outros e isso nos leva quase sempre ao caminho da nossa própria desvalorização, o que nos impede de realizar muitas coisas.

Ao se juntar ao seu tapete de yoga, você vai explorar tudo o que o seu corpo e sua mente te permitirem. Você partirá de uma dada situação, com sua força, flexibilidade, seus medos e irá, logo em seguida, progredir em cada uma dessas esferas.

No início sentirá dificuldade para realizar ou se manter em certas posturas. Com o tempo, no entanto, se sentirá cada vez mais à vontade, cada vez mais confiante e capaz de fazer uma série de posturas diferentes.

Conseguir realizar uma postura que parecia impossível no começo te ajuda a fortalecer a autoconfiança e sentir-se mais forte para os desafios da vida.

  1. Yoga mostra como estar mais presente

Você já teve alguma vez a sensação de estar em algum lugar fisicamente, mas não estar verdadeiramente presente? De atravessar o dia no piloto automático, sem a consciência de suas ações, de seus pensamentos e suas sensações?

Isso acontece frequentemente. Vamos para lá e para cá passando de uma atividade a outra e nossa mente se perde nesta corrida e se distancia. A prática do yoga nos ajuda a reencontrar os momentos de plena consciência.

Em nosso tapete, estamos no aqui e agora, inteiramente presentes e concentrados. Tudo aquilo que está fora dele e o tempo que passa perdem a importância. E quando a prática termina e voltamos para a vida de todo dia, estamos renovados, mais abertos para  encontrar a solução para nossos medos e bloqueios.

  1. Yoga melhora (muito) a sua concentração

Quando você pratica uma postura como a árvore (vrkasana) –  aquela em que a pessoa de pé apoia-se apenas em uma das pernas enquanto os braços estão elevados com as palmas juntas acima da cabeça – você deve estar presente 100% no momento em que a faz. Se seus pensamentos escapam, você perde a estabilidade e não consegue se manter na postura.

E no dia-a-dia, quando você precisar dessa concentração, poderá sempre usar o que aprendeu na aula de yoga. No transporte público ou no trabalho, experimente fazer uma pausa quando precisar e feche os olhos, reconecte-se com seu interior e observe seus pensamentos, deixando-os passar sem tentar controlá-los. Quando se sentir melhor, reabra lentamente os olhos.

Esse é um dos benefícios que tornam o yoga também muito recomendada para as crianças. Hoje os jovens estão muito hiperativos e por meio das práticas de asanas, respiração e meditação, as energias que estavam armazenadas se equilibram, aumentando a concentração, o poder criativo e diminuindo a ansiedade e o estresse.

  1. Portas abertas para a cultura indiana com sua filosofia e espiritualidade

A prática vai muito além das posturas e respiração, ela está alicerçada no estudo de um grande sábio que sistematizou o Yoga e descreveu oito estágios que têm como principais objetivos: atingir o autodomínio, a paz e a comunhão com o seu eu interior.

Como você viu, os benefícios do yoga são muitos. Para que você colha todos os frutos da prática, é preciso que ela seja feita com regularidade e, a princípio, guiada por um especialista. Vista sua roupa confortável e não deixei nenhum frio tirar essa motivação!

Namastê!

Texto produzido por Essência Yoga e Massoterapia.

 

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