Conheça os benefícios da acupuntura

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Conheça os benefícios da acupuntura

Como simples agulhas aplicadas em pontos específicos podem tratar doenças e promover o bem-estar? Os benefícios da acupuntura são muitos. Se você nunca testou essa técnica da medicina chinesa, a gente conta o que ela pode trazer de bom para você começar a ligar os pontos.

Aliás, você sabe como funciona esse método? Por meio da inserção das agulhas, as terminações nervosas da pele e de outros tecidos são estimuladas e enviam mensagens até o cérebro, desencadeando os mais diversos efeitos no corpo, diminuindo dores e inflamações e trazendo mais qualidade de vida. 

  1. Melhora a circulação sanguínea 

Além de ajudar a diminuir o inchaço e regular a circulação, o tratamento atenua as dores, as varizes e a sensação de estar com as pernas pesadas. Como as agulhas são colocadas em pontos específicos, elas desbloqueiam os pontos energéticos e ativam a circulação sanguínea.

  1. Fortalecimento do sistema imunológico

A defesa do nosso organismo é feita por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Quando isso não acontece, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

Estudos indicam que a técnica milenar da acupuntura fortalece o corpo de maneira geral, pois age reequilibrando sua energia, além de impulsionar a função de certas células de defesa. Dessa maneira, fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e constipações. 

  1. Efeito anti-inflamatório e analgésico

As agulhas tem efeito anti-inflamatório, relaxante muscular e analgésico. Por isso, são usadas no auxílio do tratamento de uma série de doenças: respiratórias (como sinusite, rinite, bronquite, asma), neurológicas (como dores de cabeça, no pescoço, tendinite, ombros), gastrointestinais (como gastrite, prisão de ventre e diarreia).

Além de eliminar a dor instantaneamente, a acupuntura ainda trata a causa da dor, proporcionando a cura em muitos casos. Os efeitos do tratamento também ajudam a aliviar dores crônicas, como a ciática, na lombar, no joelho e a artrite.

  1. Alívio de sintomas da menopausa e da TPM

As agulhas da acupuntura ativam a estrutura cerebral e equilibram as funções hormonais,  amenizando os sintomas causados pela menopausa, como os calores repentinos, frutos da falta de estrogênio que o corpo sofre nessa etapa da vida. 

E os benefícios da acupuntura vão além, pois a técnica também dá aquele empurrãozinho na regulação do sono, aumento da libido e controle da ansiedade.

Além das mulheres que estão entrando na menopausa, aquelas que sofrem com a TPM também são beneficiadas, pois a prática reduz o mau humor, o nervosismo, as cólicas, a retenção de líquido, as dores de cabeça e outros sintomas tão conhecidos desse período. 

  1. Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade

A técnica milenar chinesa também funciona para quem deseja melhorar os sintomas da depressão e da ansiedade. As agulhas estimulam a liberação da serotonina e da endorfina, dois hormônios responsáveis pela sensação de alegria e bem-estar. E assim, ela também promove o relaxamento, dispersando a ansiedade, diminuindo a tensão e o estresse por meio do equilíbrio das energias do corpo.

  1. Tratamento da insônia

De acordo com a medicina tradicional chinesa, são várias as causas da insônia, mas fatores emocionais, como preocupações, medos e ansiedades são os principais, afinal o sono depende do estado da mente: se ela estiver tranquila e equilibrada, a pessoa terá um sono reparador e acordará disposta, do contrário, o dia seguinte será de cansaço e falta de energia.

A eficiência da acupuntura nesta questão se dá porque a técnica trata o indivíduo como um conjunto e busca resgatar o equilíbrio energético do organismo, mudando a frequência cerebral e acalmando a energia mental.

Cuidados

Especialistas garantem que a acupuntura não tem contraindicações e é recomendada para todos, até mesmo para crianças, mas é preciso ter alguns cuidados. Ela não é recomendada para os que apresentam alterações na coagulação sanguínea e nem para pessoas que possuem alergia a metais.

É importante ressaltar que a duração do tratamento pode ser diferente em cada caso, dependendo do organismo, da intensidade dos sintomas e do desequilíbrio que o corpo apresenta no momento. Além disso, a acupuntura deve ser sempre realizada por um profissional qualificado e utilizada como prática complementar, não substituta de um tratamento convencional. 

Agora que você conhece todos os benefícios da acupuntura, que tal continuar sabendo um pouco mais sobre outras práticas da medicina tradicional chinesa? Uma delas é a meditação, um conjunto de técnicas que ajudam a treinar a atenção plena no momento presente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido por Essência Yoga, onde você encontra aulas de Yoga, pilates e massoterapia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *