Auxilio nos processos de limpeza de ferimento

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Auxilio nos processos de limpeza de ferimento

Todo mundo já se feriu em algum momento da vida, seja gravemente ou ferimentos “simples”. Neste sentido, uma das coisas mais importantes que deve ser feita logo após o acidente é o tratamento da ferida.

Dessa forma, é necessário destacar a usabilidade de alguns produtos importantes, a fim de estancar, tratar e cuidar da região que está ferida. Desse modo, o paciente tende a melhorar mais rapidamente e a cicatrização também ocorre de forma mais rápida, independente do tamanho da ferida.

Para ter uma ideia, pequenos cortes na pele, se não tratados com medicamentos como o hemostático em pó, podem implicar em problemas futuros devido às bactérias e demais agentes nocivos ao organismo.

Dessa maneira, criamos este conteúdo com 3 produtos muito usados em processos de limpeza de ferimento. Veja logo abaixo:

1. Pó hemostático

Assim como mencionado acima, o medicamento merece destaque como um dos produtos mais usados no processo de limpeza de ferimentos simples. É um pó utilizado no tratamento de cicatrizes, pois tem como principal objetivo estancar o sangue do paciente ferido.

Ele é usado em salões de beleza, especialmente durante os procedimentos de manicure e pedicure. Pode, também, ser usado em barbearias para estancar ferimentos em barbas, cabelo e bigode.

Dessa forma, o pó hemostático manicure serve para ser aplicado em menores casos de ferimento, agindo como um adstringente hemostático. Ou seja, ele tem a mesma ação de um lápis, mas é vendido em formato de pó. O medicamento vêm acompanhado de uma espátula de aplicação bem pequena que auxilia na aplicação do produto.

Veja algumas vantagens do produto:

  • Evita o desperdício, por conta do pó;

  • Rápida aplicação;

  • Não incomoda as pessoas;

  • Mais higiênico;

  • Interrompe os sangramentos.

O produto forma um coágulo artificial na pele afetada, impedindo o sangramento e a sensação de ardor. Para isso, basta aplicar uma pequena quantidade no local e o ferimento estará limpo e estancado.

2. Caixa para descartar resíduos cortantes

O nome é longo, mas é conhecido como caixa perfuro cortante. O principal intuito deste produto consiste na acoplagem de materiais cortantes, que são potenciais itens de risco para infectar outras pessoas.

Geralmente, este tipo de caixa é usado em barbearias locais onde são utilizados objetos como lâminas.

Os resíduos infectantes apresentam elevados riscos de acidentes. Por conta disso, a caixa perfuro cortante tamanhos são comercializadas em diferentes tipos de modelos.

Elas são resistentes a punção já que ficam seladas. Com uma única abertura na parte de cima, por onde entram os resíduos, não é possível que seja feita posterior retirada desses objetos ou que ofereçam risco de infecção.

Caracterizam-se como itens infectantes os seguintes objetos:

  • Agulhas ampolas de vidro;

  • Lâminas de barbear;

  • Lancetas;

  • Pontas diamantadas;

  • Lâminas de bisturi;

  • Espátulas e outros similares.

Em suma, esse tipo de caixa pode ser adquirida em lojas e locais especializados.

Além de favorecer a limpeza de possíveis ferimentos, o produto evita o pior: a contaminação por meio das lâminas e itens comumente utilizados em salões, barbearias e demais estabelecimentos.

3. Swab

swab estéril em tubo é um item muito utilizado em laboratórios, mas também é fundamental no tratamento de feridas.

Em suma, o item é destinado às feridas com drenagem purulenta, pois coleta amostra da região afetada, para a monitorização microbiológica.

Em laboratórios de microbiologia, são realizados diferentes tipos de atividades que dependem do isolamento de microrganismos, que serão analisados, pesquisados e estudados.

Para que isso seja possível, são necessários alguns materiais e equipamentos específicos, como é o caso do Swab preço, muito buscado por esses meios.

A nomenclatura significa cotonete, quando traduzida para o português. E, de fato, o swab é muito parecido com um cotonete. Ele é um instrumento que serve para coletar amostras clínicas, podendo ser encontrado em diferentes tamanhos e modelos.

Quando mencionada à composição do produto, os swabs estéreis apresentam as seguintes características:

  • Haste em plástico ou madeira;

  • Algodão especial com alta capacidade de absorção;

  • Tampa com lacre;

  • Versão com tubo sem meio;

  • Fabricação em polipropileno (PP);

  • Superfície voltada para identificar o paciente.

Depois de coletada, a amostra precisa ser colocada em um tubo de cultura isolado, que evita contaminações e comprometimento do material colhido. Posteriormente, o material deve ser transportado com muita rapidez para um laboratório de análises, onde o swab precisa ser corretamente descartado.

Esses são os três principais itens para o tratamento e limpeza de feridas, desde as pequenas até as mais complicadas. Deste modo, o paciente não sofrerá com nenhum tipo de contaminação, o que assegura a saúde e qualidade de vida do mesmo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *