Alternativas interessantes para praticar atividade física

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Alternativas interessantes para praticar atividade física

Manter-se em movimento é o segredo para a longevidade. A atividade física promove grande saúde para nosso corpo e mente, e nos ajudam a prevenir doenças motoras e outras, como as cardiovasculares e a obesidade.

Para a realização dessas atividades, muitos optam pelas academias tradicionais, onde vão levantar pesos, caminhar na esteira, andar na bicicleta.

No entanto, muitos não se agradam com a ideia de permanecer em um ambiente fechado, cheio de pessoas, restrito a fazer as atividades em aparelhos. Isso muitas vezes soa enfadonho, claustrofóbico e nada convidativo para alguns.

Bom, neste texto abordaremos algumas alternativas para aqueles que não desejam se submeter a ambientes de academia, e buscam por algo que lhe ofereça melhor liberdade e prazer. Continue o texto e entenda melhor quais atividades são essas.

Corrida

É fácil notar que o número daqueles que praticam a corrida vem, exponencialmente, aumentando com o tempo. E não é em vão.

A atividade de correr, fortalece os músculos presentes nas pernas e melhora tanto a capacidade respiratória, quanto a cardiovascular, além disso contribui de maneira eficaz para a queima de gordura de forma muito significativa.

A corrida também auxilia na estimulação da liberação de hormônios ligados à sensação do bem-estar, o que ajuda a combater os sintomas do estresse, ansiedade ou, até mesmo, a depressão.

No entanto, antes de começar a atividade, é necessário ficar atento às tecnicas para correr de modo a evitar desgastes e lesões.

Muitos dos problemas em iniciantes, no começo do hábito de correr, estão relacionados com: muitos quilômetros, muito cedo.

Basicamente, se você começou a correr agora, não é indicado que logo se faça uma maratona. Muitas dessas lesões provêm de buscar correr longas distâncias sem que haja o devido treino e prática para tal.

É ideal que se tenha os tênis certos e adequados para percorrer essas distâncias e que se busque evoluir aos poucos, aumentando gradativamente a quilometragem realizada, até que seu corpo se acostume com a ideia e se adeque a isso.

Dança

A dança tem seu charme. Além de ser uma belíssima expressão corporal e artística, também é um ótimo método de se praticar exercícios físicos.

Todos os estilos de dança trazem diversos benefícios a seus praticantes, como, por exemplo:

  • Aprimoramento da coordenação motora;

  • Melhora cardiorrespiratória;

  • Aumento da circulação sanguínea;

  • Libera endorfina.

Além dos benefícios para o corpo como exercício físico, a dança também pode ser uma ótima forma de terapia.

Ao praticá-la em uma academia de dança ou em outro local, estimula-se a socialização com colegas de turma, o que auxilia no combate à timidez e depressão, além do aumento da auto estima e disposição para que se possa enfrentar o dia a dia.

Qualquer um pode se beneficiar da dança, em qualquer faixa etária. Mas é necessário que se tome cuidado com as articulações e possíveis exageros no esforço.

Para um melhor desempenho, é indicado que se procure um médico para que se faça uma avaliação das condições físicas, além disso, o acompanhamento de uma nutricionista também é muito adequado para que se obtenha os melhores benefícios.

Circo

Outra forma de se executar atividades físicas sem necessitar que se frequente a academia, é o circo. Além de ser uma forma formidável de arte, as atividades circenses também promovem uma gigantesca movimentação corporal.

O malabarismo e movimentos acrobáticos não se limitam mais aos artistas e profissionais: a lona se tornou uma forma muito positiva e desconstruída de poder alcançar a boa forma e uma boa saúde mental.

O benefício de se praticar o circo, é sua função lúdica, onde muitas atividades são realizadas como se fossem um verdadeiro teatro, com coreografias específicas e atuações próprias, tudo isso ajuda que se mantenha o foco e o interesse pela atividade física.

Muito indicado àqueles que querem ficar longe da academia, para todas as idades e de todos os tipos corporais. Mas como toda a atividade física, é preciso realizar exames para que se possa praticá-las com o devido vigor e saúde.

Há uma infinidade grande de tipos de atividades que são alternativas à tradicional opção da academia, que fazem tão bem ou, até mais, do que ela, já que essas atividades aqui citadas promovem alta saúde mental, por serem estimulantes, lúdicas e divertidas.

 

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