As academias de ginástica e as diferentes modalidades de aulas

Seu portal de Saúde e Bem Estar

As academias de ginástica e as diferentes modalidades de aulas

A prática constante de exercícios físicos auxilia na manutenção de uma vida saudável, oferecendo maior qualidade de vida. Os benefícios colhidos pela prática de uma atividade física são vários, sendo o mais evidente o controle do peso corporal.

O excesso de peso e de gordura pode ser limitante, além de ser prejudicial para o funcionamento adequado do corpo humano.

Doenças como obesidade, pressão alta, diabetes, gordura no fígado e muitas outras são causadas por uma alimentação ruim e pela falta de exercícios. Para perder peso de forma saudável e adequada, é indicado procurar auxílio médico.

Um especialista indica quais são os passos a seguir, solicita exames de rotina e diagnostica os possíveis problemas de saúde que o paciente possa apresentar.

Assim, sugere que o paciente inicie uma atividade física do seu agrado, estimulando uma vida mais ativa e menos sedentária.

Nesse sentido, é cada vez mais comum encontrar academias que disponibilizam uma grade horária com diferentes tipos de aulas, para que o cliente seja estimulado a praticá-las, escolhendo a que for do seu agrado.

Com a frequência constante, o aluno acaba por se adaptar, criando uma rotina mais saudável.

Academias e aulas opcionais

Como mencionado, as academias costumam criar diversos tipos de aulas, de modo que o aluno se interesse por uma delas e inicie o processo de treinamento, se adaptando e criando o hábito de frequentar o espaço.

Assim, existem vários tipos de aulas, tais como:

  • Aula de step;
  • Aula de zumba;
  • Aula de pilates;
  • Aula de alongamento;
  • Aula de musculação;
  • Entre outros tipos de aulas.

A aula de step é uma modalidade de exercício que usa um tipo de banqueta extensa, com a altura aproximada de um degrau, para praticar diferentes tipos de movimentos.

Além da banqueta, são incluídos equipamentos, tal como os halteres, conhecidos como pesinhos, que incrementam a prática da atividade. O objetivo principal desse tipo de aula é oferecer maior resistência muscular, enquanto auxilia no processo de emagrecimento.

Na aula de zumba são aplicados exercícios de dança, com vários ritmos diferentes, de modo a tornar a aula mais dinâmica e divertida. Por ser realizada sem o uso de aparelho de ginástica, é procurada pelo público que não gosta muito de treinamentos de musculação.

O instrutor de zumba apresenta os passos da dança para os alunos e a aula acontece com diferentes músicas, estimulando sua prática. É um tipo de atividade com alto gasto calórico e, por isso, é indicada para quem busca perder peso.

Nas aulas de pilates, existem duas divisões principais: prática em estúdio ou prática em solo. O estúdio geralmente comporta os mais diversos equipamentos, que tornam possíveis diferentes tipos de exercícios.

Na outra modalidade são utilizados acessórios para pilates solo, tais como colchonetes, bola suíça, fitas de elástico e outros equipamentos.

O pilates solo também oferece grande diversidade de exercícios e normalmente é aplicado para aulas em grupo.

O pilates não é um tipo de exercício indicado para quem quer apenas perder peso, mesmo que isso aconteça de forma natural; ele desenvolve maior domínio corporal e auxilia na redução de dores na coluna e também de outras partes do corpo.

O alongamento é outro tipo de modalidade oferecido nas academias. As aulas são indicadas para iniciar qualquer treinamento, já que os exercicios de alongamento promovem o aquecimento dos músculos, prevenindo lesões durante a prática das atividades físicas.

Nas aulas de musculação são oferecidos treinamentos que auxiliam o aluno a atingir sua meta, seja ela de perder peso, seja de ganhar massa muscular.

Assim, são disponibilizados diversos tipos de equipamentos, em que são realizados os exercícios direcionados para trabalhar cada grupo muscular. Estação de musculação movement w2 ou outros equipamentos podem ser ajustados de acordo com o nível do aluno.

Outras modalidades esportivas

Além das aulas com exercícios aeróbicos e musculares, ainda é possível realizar outras modalidades esportivas, que são encontradas em clubes e academias mais especializadas, tais como aulas de natação ou artes marciais.

Essas modalidades podem ser praticadas tanto por crianças quanto por adultos, abrangendo as mais diversas faixas etárias.

Existem, inclusive, aulas de natação e hidroginástica direcionadas para idosos, estimulando que pessoas de mais idade também pratiquem atividades físicas.

Em suma, vale lembrar que o hábito de realizar atividade física e de consumir uma alimentação balanceada devem ser presentes na rotina de todas as pessoas, independentemente da idade, proporcionando uma vida mais saudável e melhor qualidade de vida.

Não se esqueça de que é necessário conciliar todos esses aspectos se quiser ter mais qualidade de vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *