Entenda o papel da argamassa baritada no mundo da saúde

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Entenda o papel da argamassa baritada no mundo da saúde

Quando uma pessoa sofre um acidente ou uma queda é possível que ela tenha fraturas, ou seja, ossos quebrados.

Para obter um diagnóstico mais preciso sobre o local e a intensidade dessas fraturas, ou mesmo para descartar essa possibilidade é necessário que o paciente se submeta a um exame de Raio-X.

Existem riscos à exposição exagerada à radiação, no entanto, é possível aumentar a proteção ao local com o uso de recursos na própria construção da sala em que o procedimento será realizado, como o uso da Argamassa baritada.

Entenda melhor sobre a radiação e os recursos usados para evitar seus efeitos colaterais:

Usos da radiação

O raio-x é é uma forma de radiação com alta capacidade de penetração, o que garante a possibilidade de visualização através do corpo, permitindo alcançar detalhes dos ossos, no caso da radiografia convencional.

Esse recurso é extremamente útil para detecção da gravidade de fraturas. O raio-x pode ser feito nas seguintes áreas do corpo:

  • Cabeça;

  • Peito;

  • Costas;

  • Pés;

  • Pernas;

  • Braços;

  • Mãos.

O raio-x também é utilizado em tomografias computadorizadas e mamografias, o que possibilita a produção de imagens para detecção de outros problemas, como massas cancerígenas.

No geral, as doses de radiação aplicadas não são consideradas prejudiciais à saúde. Para cada necessidade existe uma dose recomendada de radiação.

Além do uso para exames diagnósticos, a radiação também é utilizada no tratamento de doenças como o câncer. Esse tratamento é a radioterapia, que emite quantidades muito maiores  de radiação que os exames comuns.

As salas onde esse tratamento é realizado costumam receber revestimento de Massa baritada para uma proteção mais efetiva das pessoas que circulam pelas proximidades.

Proteção contra radiação

A proteção das pessoas no contato com a radiação, sejam elas pacientes ou funcionários deve ser feita de maneira adequada para evitar os problemas que uma exposição exagerada podem causar.

A longa permanência de forma desprotegida em ambientes com radiação pode causar danos como a infertilidade nos homens e o estímulo à formação de células cancerígenas.

No entanto, com as práticas de proteção ditadas pelas normas de segurança do trabalho os profissionais que atuam na operação desses aparelhos encontram-se muito mais protegidos.

Como a exposição dos pacientes costuma ser de curta duração e em pequenas dose, não há muitos riscos implicados, principalmente nos exames de diagnósticos.

Mesmo assim, o uso de equipamentos de proteção também é recomendado.

Para a proteção das paredes onde são realizados os procedimentos a seguir, as recomendações de espessura da argamassa aplicada são:

  • Mamografia: 1 cm;
  • Densitometria óssea: 1,5 cm;

  • Radiologia clínica: 2 cm;

  • Tomografia: 2 cm.

Para conferir sobre a recomendação para outros procedimentos, basta buscar por “argamassa baritada espessura”, que as informações poderão ser encontradas com facilidade.

Para a proteção dos técnicos que operam as máquinas de raio-x, as normas determinam que o painel de operação deve estar localizado em uma posição isolada por uma barreira fixa e por Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que podem ser:

  • Coletes;

  • Luvas;

  • Óculos de proteção;

  • Protetores de gônadas;

  • Aventais.

Esses equipamentos também poder ser estendidos aos pacientes. A recomendação é que não haja acompanhantes na sala, durante a execução do exame para evitar exposição desnecessária.

A proteção da sala com argamassa baritada quartzolit garante que os raios primários e secundários não ultrapassem os limites da sala onde estão sendo utilizados, se dissipando no ambiente.

O material pode ser usado nas paredes, teto, chão e para chumbar a porta de acesso à sala.

As paredes aptas ao recebimento deste material são aquelas feitas em alvenaria, gesso e drywall. Preocupações com a argamassa baritada rendimento dependem da espessura da aplicação.

Esse material pode ser usado como substituto ao chumbo em projetos de blindagem, o que gera uma redução de custo, mas isso depende do projeto.

O material pode ser aplicado por profissionais de construção civil. Nas paredes de alvenaria, para aplicação, é necessário que as paredes estejam chapiscadas ou rebocadas.

Para aplicação no drywall, é preciso fazer ranhuras na superfície. Já o gesso, recebe o material de forma direta, desde que a parede não possua acabamentos.

A proteção de profissionais e pacientes diante da necessidade de uso da radiação é de suma importância e vai desde o uso de equipamentos até a aplicação de argamassa.

Para saber o custo estimado deste último recurso, uma rápida pesquisa por “Argamassa baritada preço” poderá fornecer uma ideia do gasto aproximado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *