Alternativas para realizar atividade física

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Alternativas para realizar atividade física

Atividades físicas são essenciais para a saúde e o bem-estar. Elas auxiliam de forma contundente e incisiva no combate e prevenção à doenças cardiovasculares, problemas motores e mecânicos e até mesmo na saúde mental, ajudando a combater o estresse e a ansiedade, por exemplo.

Então podemos concluir que tornou-se imprescindível realizar atividade físicas.

Existe uma infinidade de maneiras de as realizar e a escolha mais popular que temos atualmente é a academia. Hoje, as academias já oferecem uma série de serviços e uma gama de atividades.

Para aqueles que não tem paciência ou desejo de ficar horas numa esteira ou pedalando numa bicicleta ergométrica, separamos neste artigo algumas alternativas interessantes para você que deseja iniciar nesse mundo das atividades físicas, mas que não gostaria de seguir os métodos mais tradicionais.

Pilates

Inicialmente chamado de contrologia, a técnica do pilates é um tipo específico de atividade física, na qual o intuito é buscar o controle dos músculos do corpo e fortalecer a sua musculatura, além de oferecer maior flexibilidade.

Já tem sido considerada, por muitos médicos, como uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.

Sua técnica é um tanto mais próxima a um exercício de força e é muito reconhecida por ajudar no contorno corporal. Além de trazer mais força ao praticante, ela ajuda na correção da postura e melhora a musculatura central do corpo, o que também chamam de core.

Profissionais da área afirmam que o pilates é um método que estimula o corpo de maneira total durante cada exercício, buscando o aumento de mobilidade, flexibilidade e força muscular. Para que isso ocorra, a técnica faz uso da respiração e de movimentos que se utilizam do peso corporal ou no auxílio das molas em seus aparelhos.

É interessante ressaltar que o pilates para gestantes também é algo aconselhável. Com o devido cuidado, a prática do pilates ajuda a fortalecer e tonificar os músculos da mulher, os preparando para a hora do nascimento do bebê.

Crossfit

crossfit é um tipo de prática de condicionamento físico, que é constituída com base em três pilares básicos: os movimentos funcionais, os constantes e variados e os de alta intensidade.

Mesmo que a priori haja um receio em determinadas condições do exercício, qualquer um pode realizar esta prática, pois sua intensidade é devidamente adaptada conforme as necessidades de cada praticante.

Como todo esporte e atividade física, é necessário que se consulte um médico para averiguar as devidas situações do corpo.

Em síntese, o treino crossfit une em suas práticas, os exercícios de levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e as atividades auxiliares ao condicionamento metabólico, como o ciclismo, a corrida, o agachamento ou remo.

Além disso, existem exercícios que são realizados apenas com o corpo do praticante, ou ainda aqueles que são praticados com cordas, bolas, pneus ou elásticos.

De maneira geral o exercício ajuda nos seguintes aspectos:

  • Resistência física;
  • Resistência cardiorrespiratória;
  • Equilíbrio;
  • Potência,
  • Velocidade;
  • Força muscular.

Yoga

yoga se tornou muito popular nos últimos anos e quase todos já ouviram falar dela.

No entanto, ainda sim existem muitas pessoas que ainda não tem a real compreensão do que ele realmente é. Então vamos pincelar a definição dessa prática.

A palavra se origina da língua sânscrita que é derivada da raiz yuj, na qual tem o significado de “controlar”, “jungir”, “unir” e “integrar”.

Em resumo, pode-se simplificar como sendo uma filosofia que entende a unidade geral de quem nós somos, integrando corpo, mente e espírito num só.

Mas a prática vai além disso. A yoga é um estado de espírito, é autoconhecimento. Um estilo de vida que tem como objetivo conduzir a pessoa a um âmbito de paz e serenidade, o colocando em contato consigo próprio.

A yoga promove a meditação e o condicionamento físico, dois itens que auxiliam e promovem benefícios como o aumento da flexibilidade, controle do estresse e ansiedade, melhora do sono, ajuda em relação a problemas respiratórios e muitos outros.

Buscar por exercícios e atividades físicas é algo ideal e que deve ser colocado em nossas agendas. A preocupação com o corpo deve ser real e tratada com a máxima importância. Além dos auxílios à problemas físicos e motores, essas atividades também tem uma eficiência gigantesca em promover o nosso melhor estado mental.

Vale lembrar: corpo e mente funcionam de forma una, ou seja, quando um vai bem o outro também vai. E seu oposto também se vale dessa premissa.

 

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