Cuidados com a saúde na terceira idade

Seu portal de Saúde e Bem Estar

Cuidados com a saúde na terceira idade

Os cuidados com a saúde são métodos e ações que todas as pessoas devem fazer, em todos os momentos da vida, para conseguir se manter sempre em forma, com qualidade de vida, bem-estar e disposição para fazer tudo o que deseja.

Com o passar dos anos, o corpo vai mudando, força e elasticidade vão diminuindo e alguns sinais vão aparecendo, mostrando que há alguma coisa de errado e que é preciso buscar algo que mantenha o corpo em boas condições.

Quando chegam na terceira idade, muitas pessoas pensam que não podem fazer mais nada e que já perderam a capacidade de viver momentos e experiências diferentes.

Esse é um pensamento que alguns ainda alimentam, porque, nos últimos anos os idosos têm buscado formas de se manterem ativos e querendo cuidar da saúde para conquistarem a longevidade.

Formas de cuidar da saúde

Visitar o médico geriatra para realizar uma consulta é muito importante, porque, esse profissional irá examinar o paciente e pedir alguns exames de rotina para verificar a saúde do idoso.

Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos e tomar os medicamentos, em casos que a pessoa tenha algum problema como: hipertensão, diabetes, colesterol ou outro problema é uma forma de manter-se bem.

Aliar as dicas médicas com alguns hábitos e coisas relacionadas a saúde física e mental é uma forma de atenção com a sua saúde. Praticar atividade fisica, por exemplo, é uma maneira de manter a saúde em dia.

Antes de iniciar a prática de exercícios e modalidades físicas é muito importante perguntar ao seu médico sobre isso e depois fazer uma avaliação para encontrar um tipo de atividade que seja adequada ao seu corpo, sempre respeitando os limites dele.

Atividades e exercícios físicos são apenas algumas formas de cuidado com a saúde e que nem todos os idosos sentem vontade de realizar, mas, existem outras formas de se cuidar, por exemplo, praticando hidroginástica para idosos.

Essa prática é uma forma de se manter ativos, sem sobrecarregar o corpo, que já possui limitações. Um dos benefícios dessa atividade é que ajuda a cuidar do corpo, saúde mental, além de promover socialização, que é muito importante nesse período da vida, onde as pessoas se sentem sozinhas.

No âmbito medicinal, a hidroginástica para idosos ajuda no sistema cardiovascular, respiratório e muscular, pois, essa modalidade possui exercícios que ajudam na flexibilidade. Essa é uma prática de baixo impacto, o que ajuda a evitar problemas de fraturas e acidentes.

Outro exercício que é muito interessante e que pode promover muitos benefícios é o pilates para idosos. As técnicas e exercícios do pilates são muito conhecidos por muitas pessoas, mas, para o público da terceira idade, a modalidade precisa ser adaptada, considerando as necessidades e limitações do corpo que possuem.

Esse tipo de atividade possui baixo impacto e consegue trabalhar várias áreas do corpo. Os benefícios que o pilates para idoso oferece são:

  • Correção da postura;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Alívio das dores no corpo;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Fortalecimento muscular;
  • Diminuição do estresse;
  • Melhora na mobilidade;
  • Entre outros.

Benefícios dos cuidados com a saúde

Problemas de coluna são recorrentes na vida de muitas pessoas. Com o passar dos anos as dores vão aumentando, o que pode levar à falta de mobilidade.

Esse problema faz com que a fisioterapia para coluna cervical e lombar vire um cuidado constante para o alívio das dores. Nas sessões de fisioterapia, os profissionais da saúde, realizam um tratamento com o uso de alguns aparelhos e exercícios.

Nesse tipo de tratamento, os fisioterapeutas conseguem reunir o alongamento para coluna – exercício essencial para evitar novas lesões -, fortalecimento do músculo e desativação de pontos gatilhos (regiões de alta tensão e dores).

Procurar ajuda de profissionais da educação física e saúde para entender sobre os métodos que podem melhorar a qualidade de vida na terceira idade é muito importante. Os cuidados precisam ser feitos durante toda a vida, para garantir bem-estar e evitar problemas de saúde.

Os idosos ao buscarem formas de cuidar da saúde conseguem evitar problemas de depressão, pois, praticar uma atividade física ajuda o corpo e na socialização, desperta o desejo por novas conquistas, despertando motivação e vontade de planejar coisas para o futuro, além da sensação de se sentir mais jovem e bem disposto.

Portanto, não importa o problema ou limitação, buscar qualidade de vida e bem-estar na terceira idade é importante não só pela saúde, mas por promover a sensação de longevidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *