A importância da prática de exercícios para idosos

Seu portal de Saúde e Bem Estar

A importância da prática de exercícios para idosos

A prática de exercícios físicos é benéfica para todas as idades, os jovens em geral buscam realizar atividades físicas para conseguir um corpo bonito, manter o peso ideal e fortalecer os músculos.

Por isso, as academias procuram empresas de venda de aparelhos de academia para comprar os itens mais modernos e eficientes para atender as necessidades de seus alunos, então, entre esses equipamentos é possível encontrar esteiras, aparelhos de musculação, bicicletas ergométricas e muitos outros.

Já para os idosos, o exercício físico é essencial para melhorar a resistência física e, assim, alcançar maior autonomia para realizar tarefas do dia a dia.

Pensando nisso, alguns profissionais passaram a se especializar nas pessoas com mais de 60 anos para que elas também possam se exercitar e ter maior qualidade de vida.

Vale dizer que o copo dos idosos é diferente dos jovens, então os limites são diferentes, mas isso não impede que eles pratiquem as atividades, só significa que o tipo de treinamento vai ser diferenciado para respeitar suas capacidades.

Dessa forma, um personal trainer para idosos, profissional formado em educação física que tem conhecimentos específicos e vai trabalhar individualmente cada pessoa para conhecer mais sobre ela e assim poder elaborar um tipo de treinamento personalizado.

Por causa da idade, é muito comum que os idosos tenham problemas na coluna, isso também se deve pelo fato de muitos não terem se preocupado com a postura na juventude, então com o passar dos anos surgem dores e outros desconfortos.

Contudo, há uma maneira de corrigir e minimizar os danos, para isso, existe o alongamento para coluna, ele é feito com o auxílio do personal trainer.

Os alongamentos melhoram a resistência e fortalecem os ossos e músculos, assim os idosos vão ter maior comodidade e praticidade, o que vai ajudar, inclusive, na movimentação e a evitar acidentes.

Como funcionam as aulas de pilates para idosos

pilates para idosos é uma aula que tem como objetivo fornecer melhor qualidade de vida para as pessoas, ele é feito de duas formas, a primeira com aparelhos que podem ou não ser pesados, que vão auxiliar no fortalecimento do corpo, e a segunda dispensa qualquer equipamento, é chamada de pilares de solo, porque é feita no chão e o próprio corpo serve como ferramenta, já que são feitos exercícios simples.

O pilates para idosos pode ser feito individualmente ou em grupo e precisa ser pensado levando em conta a faixa etária atendida, então os exercícios precisam ser voltados a esse público.

Ademais, assim como todas as outras atividades físicas, é muito benéfico e proporciona a melhoria de diversos aspectos, incluindo:

  •  Aumento da flexibilidade;
  •  Melhora da coordenação motora;
  •  Mudanças na circulação sanguínea e respiração;
  •  Controle da pressão arterial.

Prevenir problemas de saúde no local de trabalho

As pessoas em geral têm uma vida agitada e bem corrida e por isso não se atentam muito à saúde, mas essa falta de atenção pode causar diversos problemas em longo prazo.

Portanto, é importante salientar que algumas medidas podem ser tomadas ainda na juventude para evitar problemas graves de saúde no futuro.

O local de trabalho é um dos ambientes que as pessoas passam mais tempo e com isso o estresse pode ser grande, sem contar que boa parte dos trabalhos são repetitivos ou exigem levantamento de peso, ações que podem gerar dores nas costas, tendinite, dores nos ombros e muitas outras doenças.

Então, para evitar tais problemas, algumas empresas oferecem ginastica laboral.

Essa modalidade é feita no ambiente de trabalho e leva cerca de 15 minutos, consiste na prática de alongamentos e exercícios que ajudam a prevenir uma série de lesões.

Os locais que contam com esse tipo de atividade conseguem melhorar a disposição dos funcionários e evitar que eles sofram com problemas de saúde que podem, inclusive, prejudicar seu desempenho no trabalho, e os profissionais só têm a ganhar com a realização dos exercícios.

Concluindo, a prática de exercícios só tem vantagens a oferecer para seus praticantes, por isso, é importante encontrar uma academia ideal que tenha como objetivo satisfazer as necessidades de seus alunos, seja com a aquisição de aparelhos de boa qualidade, contratação de funcionários competentes ou oferecendo cursos diferenciados e eficientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *