A importância da infraestrutura hospitalar

Seu portal de Saúde e Bem Estar

A importância da infraestrutura hospitalar

hospitalar

Uma das profissões que prestam serviços mais importantes para a sociedade e para os seres humanos, é a medicina. Do conhecimento desses profissionais, depende a vida humana em seus momentos de maior fragilidade física e carência.

Sem a dedicação absoluta desses profissionais, não seria possível a sobrevivência de muitas vidas que, às vezes, chegam aos hospitais em condições tão frágeis, que se não fora a dedicação absoluta desses profissionais, sua sobrevivência seria improvável.

Ou seja, é evidente que esses profissionais são muito importantes para a sociedade.

Para que os pacientes tenham o atendimento adequado, seja em qualquer circunstância, é necessário que os hospitais, centros de saúde, clínicas ou mesmos consultórios, disponham de infraestrutura necessária para que os pacientes tenham conforto e recebam o  tratamento adequado.

Dentre os equipamentos necessários para atendimentos emergenciais, listamos:

  • Macas;
  • Balão de Oxigênio;
  • Instrumentos cirúrgicos;
  • Equipamentos descartáveis para procedimentos;
  • Armário de medicamentos na farmácia do hospital.

Equipamentos médicos e suas aplicações

A maca ou cama hospitalar, são primordiais para realizar um primeiro atendimento para pacientes, em casos de emergência. As macas precisam ser fáceis de manusear, bem estruturadas e confortáveis.

Os modelos de macas mais simples, estão disponíveis para venda a partir de valores acessíveis. Porém, os orçamentos podem mudar quando feitos, em lojas físicas especializadas em materiais hospitalares.

O balão de oxigênio é primordial para auxiliar os pacientes, tanto durante a realização de procedimentos de emergência, quanto no pós-operatório ou para pacientes que estejam internados nas unidades de terapia intensiva.

O balão de oxigênio faz parte do grupo de produtos hospitalares que são utilizados constantemente em hospitais, mesmo quando os procedimentos não são emergenciais

Os instrumentos cirúrgicos, são os mais importantes para a realização de procedimentos invasivos. Sem eles, não seria possível a realização de cirurgias, pois esses instrumentos foram fabricados para trabalhar o corpo humano milimetricamente, sem falhas.

Pois, em uma cirurgia, qualquer corte feito de forma errada, por de ser fatal para o paciente.

Outro grupo de material indispensável para o atendimento médico, são os equipamentos descartáveis. esse tipo de material hospitalar torna possível que os procedimentos cirúrgicos, bem como qualquer outro procedimento, sejam feitos de forma segura e sem contaminações.

Um contato direto das mãos de um médico ou enfermeiro, na parte interna de um paciente, pode levá-lo `a uma infecção generalizada e, consequentemente, a morte.

Manutenção de aparelhos

Mas, os hospitais também são feitos de grandes aparelhos, bem como outras estruturas para oferecer um mínimo de condições de trabalho para: médicos, enfermeiros e técnicos.

Manutenção de equipamentos médicos hospitalares deve ser feita com regularidade e com empresas de confiança, capazes de prestar um serviço de qualidade e com garantia. Geralmente, o serviço de manutenção de materiais hospitalares, não é barato.

Esses equipamentos costumam ser fabricados com as melhores peças, ferramentas essas que são caras e, em boa parte dos casos, são frágeis, pois, normalmente se tratam de aparelhos eletrônicos, para diagnósticos, como: imagens, análises completas, observações, entre outros.

Em hospitais públicos, a conta da manutenção precisa estar inclusa  no orçamento mensal, enviado pelo Estado ou Governo Federal.

Porém, como estamos falando de hospitais particulares, esses valores deverão ser despendidos dos sócios do empreendimento, por isso, é necessário que haja uma verba separada para esse tipo de emergência.

Manutenção de equipamentos médicos devem ser feitos por uma empresa que tenha experiência no ramo e profissionais capacitados para a realização do serviço.

Verifique a garantia do serviço que a empresa realizará e se os prazos estarão de acordo com a sua necessidade.

Equipamentos de apoio para médicos, enfermeiros e técnicos

Mas, nem só de trabalho vive uma equipe médica. Principalmente os plantonistas, necessitam de algumas estruturas simples para atender necessidades pessoais durante o seu plantão.

Armários para guardar os pertences pessoais enquanto trabalham, é um exemplo de estrutura simples, porém, muito necessária.

Beliches para o descanso da equipe plantonista, entre os turnos, precisam ser instaladas e tratadas de maneira correta, para evitar danos no móvel e impedir o uso, dificultando o período de descanso da equipe.

Não é possível pensar em uma vida sem a presença e o auxílio desses profissionais que trabalham tão arduamente para ajudar o próximo e defender a vida e o bem-estar a todo e qualquer custo, sem fazer acepção de pessoas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *